20 receitas de bacalhau ao forno para servir naquele almoço especial

Escrito por
Em 21.02.20

iStock

O bacalhau é o peixe perfeito para preparar em ocasiões especiais, em que você reúne pessoas queridas e recebe muitos elogios sobre a comida. Veja receitas de bacalhau ao forno para você fazer e surpreender à mesa!

Continua após o anúncio

1. Bacalhoada simples

Que tal preparar uma bacalhoada clássica portuguesa? O melhor de tudo é que a receita é daquelas fáceis, mas que ficam com um visual elaborado. Aprenda os truques e o passo a passo dando play no vídeo!

2. Bacalhau ao forno com natas

O bacalhau com natas é outro prato tradicional e delicioso. Você vai precisar cozinhar e incorporar os ingredientes, montar e levar ao forno. A cremosidade desse prato, finalizado com parmesão ralado, fica simplesmente incrível!

3. Bacalhau ao forno com tomate-cereja

Mais uma receita vapt-vupt, é só montar, assar e servir! Separe bacalhau dessalgado, batatas, pimentão, azeite, cebola, alho, pimenta, louro, alecrim, azeitonas e o tomate-cereja, que dá aquela suculência e completa todo o sabor.

4. Bacalhau cremoso ao forno

Pensou em domingo, pensou em bacalhau, certo? Prepare esse bacalhau incrível no seu próximo almoço. Você vai precisar de poucos ingredientes e o seu prato vai ficar temperadinho, colorido e supercremoso… Tem como resistir?

5. Bacalhau de forno com batatas aos murros

Continua após o anúncio

O visual desse prato impressiona à primeira vista e surpreende no sabor. Você vai cozinhar todos os ingredientes e caprichar na montagem: cubos de bacalhau, batatas aos murros, alho, cebola, azeitonas e muito azeite. Decore com folhas de louro e ramos de alecrim!

6. Bacalhau ao forno com abóbora

Que tal sair do comum e somar a abóbora cabotiá à batata, que costuma ser o acompanhamento oficial do bacalhau? O sabor vai te surpreender! Além disso, a receita leva alho-poró, cebola, creme de leite fresco, noz-moscada, mostarda e pimenta-do-reino.

7. Bacalhau ao forno com mandioquinha, tomate e pimentão

De preparo simples, essa versão é feita com bacalhau em lascas, acompanhado de pimentão amarelo, mandioquinha, tomate e azeitonas pretas. Por ser um prato mais leve, fica bacana para servir junto com arroz e uma salada. Confira o passo a passo.

8. Bacalhau ao forno com requeijão

Aqui, a cremosidade do prato é garantida pela presença do creme de leite e do requeijão. Para completar o sabor, a receita leva alho, cebola roxa, batatas, champignon, tomate e cheiro-verde. Deu água na boca por aí?

9. Bacalhau com creme ao forno

Os passos dessa receita são muito simples: cozinhar as batatas, refogar o bacalhau, preparar o creme, montar e levar ao forno. Lembre-se de caprichar na camada final de queijo para criar aquela casquinha perfeita!

10. Bacalhau com batata e vinho branco ao forno

Continua após o anúncio

Tem como bacalhau com batatas ficar ainda melhor? Tem sim! O vinho branco traz um sabor todo especial para o molho que umedece esse prato. Todo mundo que provar vai te perguntar qual o segredo da receita!

11. Bacalhau gratinado com batatas ao forno

Essa receita é simples, gostosa e cheia de truques. Uma delas é cozinhar as batatas na água da dessalga do bacalhau. Assista ao vídeo e aprenda em poucos minutos a preparar um prato incrível para servir e se deliciar!

12. Bacalhoada com mix de azeitonas

Os amantes de azeitona encontraram a sua receita, pois nessa versão é um ingrediente que não vai faltar! O preparo segue a linha das ideias anteriores, ou seja, é bem simples, apesar de exigir um pouquinho de tempo. Confira o passo a passo e encante seu convidados!

13. Bacalhau ao forno com couve-flor

A couve-flor também é um ótimo acompanhamento para o seu bacalhau! Mas o sabor da receita também é composto por outros ingredientes marcantes, como coentro, palmito, azeitonas, pimentão e leite de coco.

14. Bacalhau com legumes ao forno

Nessa receita, você pode reunir os legumes que você mais gosta ou os que estiverem dando sopa na sua geladeira. O que não pode faltar é o bacalhau, as batatas, ovos de codorna e azeitonas pretas. Veja detalhadamente como fazer.

15. Bacalhau ao forno com batata doce e cebola caramelizada

Continua após o anúncio

Que tal sair do comum no seu almoço de Páscoa, mas sem precisar ficar horas na cozinha? Aqui está a receita perfeita! A batata doce, a cebola caramelizada e os tomates-cereja equilibram muito bem com o salgadinho do bacalhau e o sabor marcante das azeitonas pretas. Experimente!

16. Bacalhau com arroz ao forno

Quem resiste a um arroz temperadinho no domingo? Se tiver bacalhau, batatas e queijo então… Sucesso na certa! Confira no vídeo como fazer esse arroz de forno com bacalhau e faça bonito no seu próximo almoço.

17. Bacalhoada à portuguesa

Nesse vídeo, você aprende a preparar uma bacalhoada à moda portuguesa, com ovo, batatas, pimentão e tudo o que um prato especial merece! Você ainda vai descobrir tudo sobre como o bacalhau é feito, como a sua pele deve ser retirada e como dessalgá-lo.

18. Bacalhau à portuguesa com pimenta-dedo-de-moça

O que faz esse bacalhau ficar com o gostinho de Portugal é o azeite português e os clássicos complementos: batatas, pimentão, azeitonas e ovos. O prato é coberto com papel alumínio e fica pronto em 30 minutos. Faça hoje mesmo!

19. Bacalhau ao forno com leite de coco

Outra receita que é basicamente montar e assar. Anote os ingredientes: batatas, bacalhau, extrato de tomate, tomate seco desidratado, pimentões coloridos, cenoura, cheiro-verde, azeitonas, tomate, além de azeite e leite de coco, responsáveis por deixar o prato molhadinho.

20. Bacalhau à Gomes de Sá no forno

Nessa receita, além de cozidas, as batatas são fritas para ganhar uma crocância. Para a montagem do prato, você também vai preparar um refogado de bacalhau com cebola, louro e alho, e decorar com ovos cozidos, azeitonas pretas, salsinha e azeite no capricho!

Seja na Páscoa ou em qualquer outra ocasião, você precisa provar essas receitas. E para quem ama esse ingrediente especial, temos também mais receitas com bacalhau que valem a pena fazer e experimentar!