Vestido de alcinha: como usar a peça mais atemporal de todos os tempos

Confira dicas para compor looks para as mais diversas ocasiões

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Podemos afirmar que há peças em nosso closet que jamais saem de moda, não só por serem atemporais, mas também por serem versáteis e funcionais. Este é o caso do vestido de alcinha, que entra verão, sai verão, ele continua garantindo charme e frescor nos looks femininos, marcando presença nas passarelas e vitrines.

A principal característica desta modelagem são suas alças finas e estreitas, e podem ser confeccionados nos mais diversos estilos e tecidos. Sua principal função é valorizar os ombros, os braços e o colo, e em alguns modelos, as costas também ganham bastante destaque. Ele também pode ser usado nas mais diversas ocasiões, desde que respeite o dress code do evento/ambiente.

De acordo com a consultora de Moda e Estilo, Danyla Borobia, a versatilidade do vestido de alcinha permite que consigamos criar os mais diversos estilos com uma única peça: “Tanto os calçados quanto os acessórios darão o tom do estilo do look, portanto basta eleger qual deseja usar e se jogar!”

Confira a seguir os modelos de vestidos de alcinha que estão mais em evidência no momento, com comentários da profissional para te ajudar a criar looks charmosíssimos, e que podem ser usados em qualquer estação do ano:

Vestido de alcinha básico

Foto: Reprodução / Lisa Olsson / Cara Loren / Janni Delér

Para Danyla, um vestido básico pode ser muito funcional e prático na composição de um look: “A escolha dos acessórios e calçados irão imprimir o estilo desejado, e esse tipo de peça é ótimo para lançar mão da criatividade e colocá-lo para jogo com peças mais inusitadas do guarda-roupas”.

Leia também: 10 ideias de vestidos de madrinha de casamento

Vestido de alcinha estampado

Foto: Reprodução / Thássia Naves / Camila Coelho / Nati Vozza

“Esse modelo é a cara do verão! As listras e o vichy podem ser a grande aposta para criar um look mais atual. Nos pés, sapatos com laços ou babados garantem um look mais feminino e romântico. Para uma composição mais sóbria, uma boa aposta são os sapatos mais pesados. As botinhas de cano curto garantem ares fashionistas ao look”, afirma a consultora.

Vestido de alcinha por cima da camiseta

A moda viralizada nos anos 1990, logo após a popularização da personagem Cher em “As Patricinhas de Beverly Hills” voltou a ser tendência com força total nos últimos anos.

Dica da Danyla: “Esse tipo de composição veio para atualizar e versatilizar os looks e dar um ar mais informal a peça. Para as meninas que curtem menos ousadia, o melhor é optar por cores monocromáticas, ou seja, camiseta e vestido com a mesma cor. Já as ousadas podem se jogar em mix de cores ou estampas. A composição com tênis fica atual, jovial e superconfortável, mas se a ideia é criar um apelo mais fashionista, prefira as botas de cano curto”.

Vestido de alcinha branco

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi / Fashion Vibe / Vivian Chan

Além da composição total white, a profissional sugere dar aquele “up” na proposta com sapatos de tons marcantes, bem coloridos, colocando-os como protagonistas do figurino.

Acessórios (bolsas, brincos, echarpes ou lenços) também funcionam na mesma pegada, podendo ser da mesma cor que o sapato, deixando tudo mais harmônico; ou ter cores (opostas na cartela monocromática), como vermelho e azul, criando um resultado muito moderno e criativo.

Leia também: 12 ideias geniais para dar vida nova às suas roupas velhas

Vestido de alcinha preto

O preto já possui naturalmente uma cara noturna, mas caso a intenção seja tirar esta característica da peça, uma boa aposta é investir em sapatos com estilo natural: “materiais como a corda ou ráfia, modelos anabela, plataforma espadrille são peças que darão um ar mais diurno ao visual. A composição com jaqueta jeans e bolsa na transversal também garante este frescor, de maneira bem atual”, ensina Danyla.

Vestido de alcinha rodado

Foto: Reprodução / Thássia Naves / Luisa Accorsi / Margot and Me

Os vestidos rodados possuem um ar mais romântico e podem ser usados nas mais diversas ocasiões. Para Danyla, os acessórios podem deixar a composição menos caricata:

“Uma boa dica é apostar em sapatos metalizados, com estilo mais pesado ou masculino, como mules, mocassins, loafers, etc. Uma jaqueta de couro também pode trazer um ar mais rebelde e menos menininha. Agora, se a ideia é deixar com cara de princesa, basta usar e abusar de acessórios e sapatos mais românticos, que podem ser em estilo ou em cores mais femininas”, diz.

Vestido alcinha justo

Foto: Reprodução / Thássia Naves / Lalá Noleto / Luisa Accorsi

“Esse vestido tem uma pegada mais sexy, pois mostra todas as curvas. Ele é ótimo para festas e eventos noturnos, para fazer a linha Kardashian. Basta combiná-lo com sandálias de salto com tiras ou amarrações. Mas, se a ideia é usá-los em outros tipos de ocasiões e ambientes, basta inserir uma terceira peça, que pode ser um blazer, jaqueta, colete ou quimono. Aposte também em sapatos com pegada mais masculina, como um mocassim, slip on, oxford ou ainda tênis e botas de cano curto.”, afirma a consultora.

Vestido de alcinha longo

Foto: Reprodução / Nati Vozza / Giovana Ferrarezi / Camila Coelho

Para este tipo de modelagem, é necessário prestar atenção em algumas características para não desvalorizar o corpo. Ele pode ser usado por mulheres com todos os tipos de corpo e estilo, porém é necessário inserir algumas pequenas “táticas” para garantir um resultado bem harmonioso. Dica da Danyla: “Dependendo do modelo do vestido é importante marcar a cintura para não achatar a silhueta, e isso pode ser feito com um cinto ou até mesmo com um lenço. Uma terceira peça que pode ser uma jaqueta, casaco ou blazer para os dias mais frios ou colete, quimonos e camisa mais fresca, usada aberta. No verão também ajudam a alongar e a afinar a silhueta, incluindo nos pés sapatos com salto kitten (kitten heels), slingbacks ou block heels – esses prometem atualização instantânea ao look”.

Leia também: 20 combinações de cores que você pode usar para criar looks bonitos e atuais

Vestido de alcinha para festa

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Nati Vozza / Camila Coelho

Confeccionados com um tecido mais nobre, os vestidos de alcinha para festa possuem um ótimo caimento e, muitas vezes, aplicações de pedrarias, entre outros detalhes mais sofisticados.

Para Danyla, a própria peça já comanda todo o look, pois pode conter uma fenda ou até mesmo um decote profundo na frente ou nas costas. Para completar o visual, basta inserir acessórios glamourosos. Para versatilizar esse vestido no dia a dia uma boa pedida é pensar em sobreposições com calças e camisas ou camisetas, nos pés sapatos com pegada masculina ou esportiva. O bom e velho mix de textura irá garantir atualidade ao look.

Slip dress

Foto: Reprodução / Fashion Vibe / Song of Style / We Wore What

Para quem quer garantir uma pegada ultra sexy à composição, basta investir em um bom e fresquinho slip dress! “Sandálias de tiras e saltos deixarão o look bem feminino e sensual, mas para usar no dia a dia, o melhor é editar a proposta com sapatos de shape masculinos e sobreposições com maxi casacos, jaquetas e blazers, que deixam o visual mais versátil e atual. Evite usar este tipo de peça em ambientes muito formais – o melhor é deixar para desfila-lo em festas, baladas e passeios. Para os dias mais frios, pode-se pensar em sobreposições com blusas de manga longa ou bufantes, que deixarão os looks mais quentinhos e interessantes. As moças mais ousadas podem compor o figurino com calça sequinha e sapato kitten heels – a proposta parecerá que saiu direto de um editorial de moda”, finaliza Danyla.

10 vestidos de alcinha cheios de estilo

Quer garantir uma peça para chamar de sua, sem sair de casa? É só dar uma espiada nestas opções vendidas online! É só escolher o seu modelo favorito:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Vestido justo Karen, na Riachuelo
  2. Vestido de Alças Estampado, na Posthaus
  3. Vestido Guipir Off White, na Amaro
  4. Vestido de alças finas chiffon branco, na Marisa
  5. Vestido longo bordado, na Khelf
  6. Vestido Slip Dress Redley, na Dafiti
  7. Vestido Farm Evasê, na Zattini
  8. Vestido sobreposição, na Riachuelo
  9. Vestido Slip Dress Preto Quintess, na Posthaus
  10. Vestido longo Open Shoulder, na C&A

Difícil será escolher somente um!

Leia também: 20 maneiras de se vestir de forma elegante sem gastar muito

Mais looks com vestido de alcinha para te inspirar

Depois de conhecer as mais diversas propostas de vestidos de alcinhas, é hora de espiar os looks fashionistas e colocar a criatividade para funcionar:

O vestido de alcinha é uma peça chave do closet

Foto: Reprodução / Neon Fox

Afinal pode ser usado de diversas maneiras

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Ele pode ser bem glamouroso, ideal para ocasiões especiais

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi

Ou bem levinho, para refrescar os dias quentes do verão

Foto: Reprodução / Thássia Naves

A modelagem com babados é superversátil e atemporal

Foto: Reprodução / Viva Luxury

… Mas se tiver uma fenda, o visual ganha um ar sofisticado e sensual

Foto: Reprodução / Nati Vozza

Um cintinho amarrado na cintura deixa a composição bem elegante

Foto: Reprodução / Camila Coutinho

Capriche no calçado se quiser obter um resultado mais clássico

Foto: Reprodução / Thássia Naves

O vestido de alcinha de crochê é romântico e bem feminino

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi

Enquanto o slip dress tem a cara da modernidade e conforto

Foto: Reprodução / The Professional Cinderela

Invista em um vestido de alcinha para ocasiões de gala para não ter erro!

Foto: Reprodução / Lalá Noleto

E o modelo clássico poderá te acompanhar em qualquer canto do mundo

Foto: Reprodução / Margo and Me

Viu como é possível criar diversas propostas para um único vestido de alcinha? Aquela peça que você já não usa há um certo tempo com certeza voltou aos seus pensamentos depois deste post. Corre montar vários looks com seu vestido de alcinha!

Dicas pela Web