Veja 10 prós e contras de ser loira

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ser loira ou adotar este tom nos cabelos

Escrito por Giselle Coutinho

Letícia Spiller. Foto: Reprodução

Existe um dito popular que afirma que toda mulher, se não é, fica loira, ou deseja ser loira, pelo menos uma vez na vida. Se esta declaração pode ser comprovada ou rechaçada não se sabe, mas é fato que o uso de diversas técnicas para clarear a cor dos cabelos é cada vez mais comum; e que muitas loiras naturais exibem com orgulho a tonalidade de seus fios.

Veja a seguir os prós e contras de ser ou estar loira:

1 – Faz sucesso com os homens

Segundo o antropólogo Peter Frost, da Universidade Laval, localizada na cidade de Quebéc, no Canadá, os homens se atraem sexualmente mais por loiras do que por morenas, pois têm um instinto remanescente de que ter uma parceira loira o fará gerar mais descendentes, já que na natureza cabelos em tonalidades mais claras são características de indivíduos mais jovens, ou seja, que tem um longo período de capacidade reprodutiva por viver.

2 – Ilumina a pele e realça o bronzeado

Ter os cabelos loiros ilumina a pele, pois os fios mais claros refletem a luz do ambiente, tornando a cútis mais viçosa. No caso das peles bronzeadas, a aparência saudável é destacada pelo contraste que o tom dourado do cabelo promove.

3 – Disfarça os cabelos brancos

Ter cabelos loiros é uma ótima alternativa para as mulheres mais velhas, pois além de fazer ressaltar os traços mais jovens, as tonalidades mais claras tornam mais fácil a tarefa de esconder os fios brancos, pois estes quando misturados a outros em tons de dourado são menos aparentes.

“Está é uma solução excelente para as mulheres que não têm muito tempo para fazer a manutenção da cobertura dos fios brancos, pois vai reduzir a frequência necessária da ida ao salão e dar um resultado bastante natural.”, explica a cabelereira e maquiadora Suely Andrade.

4 – Dá leveza aos cabelos sem corte

Todo cabelo para manter-se saudável precisa de um bom corte, principalmente os loiros, pois as pontas duplas podem se destacar por conta das nuances serem claras, mas, segundo Suely Andrade, os cabelos longos aparentam leveza quando estão loiros, pois transmitem a sensação de profundidade e, consequentemente, menor aparência de volume para baixo.

5 – Eleva a autoestima

Ser loira eleva a autoestima, pois, como no Brasil e em toda América Latina a maioria das mulheres são morenas, a mulher se sente mais admirada por ser diferente. Além disso, a mulher pode se sentir inspirada por ter aparência similar a de divas como Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Grace Kelly, Lady Di, Madonna, Shakira, Beyoncé, Nicole Kidman e Scarlet Johanson.

6 – Transmite pouca credibilidade no trabalho

Manter o loiro como estilo exige determinação, pois o apelo sensual faz com que muitas vezes mulheres com esta cor de cabelo tenham que fazer esforço extra para provar aos preconceituosos sua competência profissional; ainda existe muita gente que leva a sério a expressão “loira burra”.

7 – Precisa de cuidados especiais no verão

Ser loira exige cuidados cosméticos especiais no verão, independente de o cabelo ser loiro natural ou artificial, pois os danos do sol, do vento, da água do mar ou da piscina são mais aparentes neste cabelo, que por ter pouca queratina é mais suscetível ao ressecamento, frizz e aspecto endurecido.

Fazer hidratações semanais, usar cremes para pentear e produtos com proteção aos raios ultravioleta e enxaguar o cabelo logo após o banho de mar ou de piscina são as melhores iniciativas para manter os cabelos loiros saudáveis.

8 – Torna os acessórios de cabelo menos aparentes

“O cabelo escuro promove mais contraste com relação aos assessórios de cabelo. Quando faço penteados em minhas clientes loiras e selecionamos uma presilha para seus cabelos, sempre temos um pouco de dificuldade, pois a tonalidade clara chama mais atenção para si do que para o item de moda. A solução costuma ser escolher presilhas com cores fortes e brilhos intensos”, explica Suely Andrade.

9 – Exige maquiagem mais sutil

A maquiagem para a mulher loira precisa ser mais sutil, pois seu cabelo já chama muito atenção. Suely Andrade orienta: “Claro que as loiras podem usar tons fortes, como o clássico batom vermelho, mas é preciso não exagerar na maquiagem para que o resultado não comprometa o realce à naturalidade da beleza que os fios loiros trazem.”.

10 – Demanda mais cuidados com a sobrancelha

Mulheres morenas que viraram loiras têm de cuidar para que suas sobrancelhas não contrastem muito com o loiro escolhido para o cabelo, sendo muitas vezes necessário o uso de produtos clareadores. Já as loiras naturais precisam cuidar da sobrancelha reforçando os traços, pois muitas têm sobrancelhas claras que dão pouca expressividade ao olhar.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web
Comentários