Tudo sobre veganismo

Antes praticado apenas por alguns grupos de pessoas, o veganismo tem se tornado popular até mesmo entre as celebridades

Escrito por

O veganismo é uma filosofia de vida para pessoas que evitam produtos de origem animal, sejam estes alimentos ou não.

Continua após o anúncio

Ultimamente, esta prática tem se tornado muito comum em diversos países, sendo influenciada também por ideologias hindus – as quais pregam o respeito a todas as criaturas vivas, incluindo os animais.

Tipos de Vegans

Existem três tipos de vegans: Os que não utilizam ou não consomem produtos de origem animal, os que rejeitam o fato de que animais são considerados “produtos” e o uso de produtos de origem animal para qualquer propósito e por fim, os vegans que eliminam totalmente produtos de origem animal de sua alimentação.

Alimentação Vegan

As dietas veganas, quando bem planejadas e seguidas corretamente, podem ajudar a prevenir obesidade, doenças cardíacas e renais, câncer, diabetes tipo 2, artrite reumatóide e outras doenças degenerativas. Porém, quando mal estruturadas, estas dietas podem resultar na falta de vitamina B12, ferro, vitamina D, cálcio, iodo e ácidos graxos ômega-3.

Alguns itens que compõem uma alimentação vegan são o tofu, o tempê e o seitan. Na preparação de alimentos veganos, os ingredientes de origem animal podem e devem ser substituídos por produtos de origem vegetal.

O leite vegetal também pode ser usado, sendo que sua forma mais popular é o leite de soja. Existem também os queijos vegetais e ovos podem ser substituídos por puré de maçã. As carnes de origem vegetal incluem carne de soja e glúten.

Celebridades Vegan

Algumas celebridades já aderiram às alimentação vegana, entre elas estão Michelle Obama, Natalie Portman, Ellen DeGeneres e Zooey Deschanel. Em sua recente visita ao Brasil, a primeira dama estadunidense pediu cardápio vegano, porém ela se considera vegetariana.

Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação