Tipos de cachos: dicas para você entender e amar seu cabelo

Escrito por
Em 31.07.19

Evelin Lira

Se você tem cabelo cacheado sabe que não existe uma fórmula única para para todos os tipos de cachos. Isso faz com que encontrar o produto certo ou a melhor maneira de lidar com seu cabelo seja uma tarefa difícil. O que pode te ajudar? Conhecer seu tipo de cacho vai ser um começo certeiro nessa jornada.

Continua após o anúncio

Então, como identificar seu tipo de cacho? É preciso um pouco de exploração e, como nosso cabelo se transforma com o tempo, também é preciso ter paciência. Continue lendo para saber mais sobre o que torna seu cabelo encaracolado e como determinar seu tipo de cacho. Isso vai permitir que você finalmente entenda e saiba lidar melhor com seu cabelo ondulado ou encaracolado.

Tipos de cachos

O grau de ondulação baseia-se no número de ligações entre a queratina no interior do cabelo. Quanto mais elos de ligação, mais texturizado será o seu cabelo. Por outro lado, quanto menos ligações, mais reto ele vai ser. Assim, os cachos são divididos em 3 categorias e 3 subcategorias:

Dicas de Mulher

  • Ondulado: neste tipo, os cachos se curvam e formam um “S”;
  • Cacheado: aqui, os fios de cabelo se agrupam e enrolam-se em espiral ou em forma de cachos mais soltos;
  • Crespo: é quando cada um dos fios formam boninas bem apertadas ou formam um Z.

Ainda nessa classificação existe a categoria 1 que é a ausência de cacho ou cabelo liso. Mas nada disso é uma regra absoluta que você precisa se encaixar. Essa divisão foi feita para você conhecer melhor as características do seu cacheado e para facilitar na hora de decidir pelo cuidado com o cabelo. Vamos explorar mais cada tipo de cacho? Confira abaixo:

Cabelos tipo 2 – ondulados

O tipo de onda 2 é classificado como cabelo ondulado. Não é excessivamente oleoso ou seco, o que permite muitas opções de estilo tanto encaracolado ou liso. Este tipo de cabelo é muito resiliente, apesar de ser o tipo de cabelo mais propenso ao frizz.

Cabelos ondulados tipo 2A

É o tipo mais perto do liso com leves ondulações. Não é volumoso e tende a ser bem fino.

Cabelos ondulados tipo 2B

Rachel Against

Continua após o anúncio

Aqui as ondas vão se formando ao decorrer do comprimento do cabelo a partir do couro cabeludo. Ainda não tem muito volume e as ondas se desfazem facilmente.

Cabelos ondulados tipo 2C

Dos ondulados, esse tem as ondas mais definidas. Pode ser também um misto de cachos definidos e ondas em formato de S. Pode ter bastante frizz e ser ressecado nas pontas.

Se identificou com algum dos tipos acima? Ainda temos mais duas categorias pela frente. Vamos lá:

Cabelos tipo 3 – cacheados

A curvatura do cabelo cacheado é conhecida como espiral. Conseguimos ver claramente a formação do cacho e o cabelo é bem volumoso. Tem também bastante frizz e é ressecado naturalmente.

Cabelos cacheados tipo 3A

O padrão desse tipo de cacho é bem definido e elástico. São maiores e mais abertos. É bem brilhante e solto.

Cabelos cacheados tipo 3B

O cacho tipo 3B é mais volumoso e mais definido ainda que o tipo 3A. É uma espiral bem definida com largura média.

Cabelos cacheados tipo 3C

Coisas de uma cacheada

Continua após o anúncio

Esse tem bastante definição e são pouco elásticos. O cacho tem a menor largura dessa categoria e é também o fio mais grosso e denso.

Mesmo com as descrições detalhadas ainda pode ser difícil identificar seu tipo de cacho. Alguns cabeleireiros especializados recomendam analisar com o cabelo molhado porque assim a textura está mais evidente.

Cabelos tipo 4 – crespos

Os cabelos crespos ou afro são os mais sensíveis de todos os tipos. Entre as 3 subcategorias pode haver uma grande variedade de textura. A formação do cacho pode ter um padrão de ziguezague ou não ter nenhum padrão.

Cabelos crespos tipo 4A

Esse cabelo é cheio de espirais bem apertadas e o fio tem o formato bem visível de um cacho quando esticado.

Cabelos crespos tipo 4B

Os fios têm formato de Z e um padrão ondulado menos definido. Isso quer dizer que em vez de cachear, o cabelo tem a forma de frizzado.

Cabelos crespos tipo 4C

Esse tipo é bem delicado e os cachinhos não se formam sozinhos, precisam de alguma técnica de modelagem. São também bem secos.

Se você chegou até aqui e ainda não conseguiu definir seu tipo de cacho, não se apavore. Você pode achar muito conteúdo bacana na internet sobre isso e com certeza eles vão te dar uma ajuda. Vale lembrar também que seu cabelo pode mesclar vários tipos.

Continua após o anúncio

Saiba mais sobre tipos de cachos

Agora que você já sabe tudo sobre cabelo cacheado e encaracolado, selecionamos alguns vídeos sobre o tema. Aperte o play!

Analisando os tipos de cachos

A blogueira Luciellen tem o cabelo crespo e fez um vídeo explicando detalhadamente todos os tipos de cachos. Ela fala inclusive que uma mesma pessoa pode ter dois tipos de textura no cabelo.

Afinal, qual é o tipo do meu cabelo?

A youtuber Ana Lídia Lopes fala neste vídeo sobre a dúvida de muitas meninas: qual o tipo do meu cabelo? Será que sou cacheada ou crespa? Não existe uma resposta só!

Sobre o tipo de cacho ondulado

A empresária e blogueira Débora Alcântara conta tudo sobre o tipo de cabelo dela, que é o ondulado.

Sobre o tipo de cacho crespo

Débora Ninja analisa seu próprio cabelo para explicar as diferentes texturas do cacho 4A, B e C.

Viu só que além de identificar seu tipo de cacho predominante você pode também ter mais de uma textura em todo seu cabelo? A tarefa parece não ser fácil mas pode ser bem divertida!

E então? Conseguiu identificar seu tipo de cacho?