Moda e Beleza

Saiba interpretar o teste de porosidade para atender as necessidades do fio

Canva

Atualizado em 16.10.23

Ao montar uma nova rotina capilar, é extremamente importante atender as verdadeiras necessidades do seu cabelo no momento. Entretanto, você consegue analisar os sinais que os fios te dão para montar aquele cronograma capilar perfeito? O teste de porosidade é um dos métodos que ajudam a avaliar a saúde dos seus fios. Para entender mais sobre o assunto, confira o post!

O que é o teste de porosidade?

Segundo a cabeleireira Aline Lima, “o teste de porosidade é um método que avalia a saúde dos fios, no qual é observado como está o nível de porosidade do cabelo”. Essa característica é extremamente importante, pois os fios só conseguem absorver nutrientes de máscaras e óleos capilares graças aos poros.

Basicamente, o teste consiste em “colocar um fio de cabelo em um copo de água e esperar alguns minutos para analisar se ele boia, fica no meio do copo ou afunda completamente”. Dependendo do resultado, você consegue constatar se a porosidade do seu cabelo está baixa, média ou alta. A partir disso, é possível montar um cronograma capilar para atender as verdadeiras necessidades dos seus fios.

O teste de porosidade funciona?

Canva

Publicidade

Como você percebeu, o teste analisa apenas o nível de porosidade dos fios. Apesar de ser uma característica importante, é extremamente necessário lembrar que os fios possuem inúmeras especificações para serem analisadas. Assim, considere que, às vezes, o seu cabelo pode não estar enfrentando um problema de porosidade, mas estar precisando de atenção em outra aspecto.

Além disso, a especialista lembra que “os fios não são totalmente homogêneos em toda a cabeça”. Isso significa que, dependendo da região, você pode detectar maior ou menor nível de porosidade. De qualquer modo, “existem outras formas de avaliar a saúde dos fios. Um(a) bom(a) profissional consegue detectar se o cabelo realmente está poroso e qual o melhor tratamento”.

Passo a passo para fazer o teste de porosidade corretamente

Depois de ficar por dentro das especificações do teste de porosidade, você certamente está com vontade de analisar os seus fios, não é mesmo? Para isso, selecione fios de diferentes regiões da sua cabeça e realize os passos instruídos pela especialista:

  • Passo 1: Lave o seu cabelo para retirar todas as impurezas dos fios e, dessa forma, conseguir um resultado mais correto.
  • Passo 2: Encha um copo com água filtrada e coloque o fio seco dentro.
  • Passo 3: Aguarde pelo menos 10 minutos.
  • Passo 4: Observe se o cabelo está boiando, boia, se está no meio do copo ou completamente afundado.

Repita os passos com os diversos fios retirados de regiões diferentes da sua cabeça. Não se esqueça de anotar os resultados referentes a cada teste feito. Depois, siga para o próximo tópico e descubra o que nível de porosidade pode significar.

Significado dos níveis de porosidade

Agora que você já está com todos os resultados anotados, descubra o que os níveis de porosidade significam e fique por dentro da explicação da cabeleireira. Lembre que, dependendo do resultado, é possível montar um cronograma para resolver um possível problema de porosidade. Acompanhe:

Porosidade baixa

Canva

Se um dos seus testes resultou em um fio boiando, saiba que essa região do seu cabelo está com baixa porosidade. Segundo a especialista, “isso significa que as cutículas estão bem fechadas e, por isso, os fios estão passando por uma dificuldade de absorver água e/ou nutrientes de tratamentos”.

Publicidade

Outro sinal que pode simbolizar porosidade baixa é constatar que o seu cabelo está demorando para secar. Nesse caso, a hidratação é o tratamento mais eficaz, pois é possível abrir um pouco mais os poros para facilitar a absorção de nutrientes.

Porosidade média

Canva

“Isso quer dizer que as cutículas estão abertas na medida certa e os fios conseguem absorver água e tratamentos. Ou seja, o cabelo está saudável”, afirma a cabeleireira. Isso significa que você já pode comemorar se o seu fio ficou no meio do copo, mas lembre-se sempre de não relaxar nos cuidados com o cabelo para manter o nível de porosidade em equilíbrio.

Porosidade alta

Canva

Já se o resultado do teste de porosidade sinalizou um fio afundado, seu cabelo está enfrentando uma porosidade alta. Isso significa que “as cutículas estão muito abertas, resultando em um cabelo que não consegue manter os nutrientes no fio”. Para fechar um pouco os poros, é preciso montar um cronograma focado em reconstrução capilar.

Saber interpretar os sinais do teste de porosidade é extremamente importante para atender as reais necessidades dos fios. E, para proteger seu cabelo de fontes de calor, descubra os benefícios do leave-in, um produto extremamente necessário e que evita dores de cabeça.

Licenciada em Letras - Português/Inglês (UEM) e estudante de Ilustração (EBAC). Viciada em jogos, tecnologia e aquarela. Escrevendo e ilustrando por aí :)