Conheça o shampoo natural, saiba quais comprar e como fazer

Escrito por
Em 06.12.20

iStock

Muitos componentes dos shampoos convencionais podem causar danos à saúde do cabelo e também poluição do planeta. É por isso que o shampoo natural é uma ótima opção. Continue lendo e entenda o que é, conheça produtos para comprar e aprenda a fazer o seu!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é shampoo natural

Entrevistamos Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga que trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Ela nos explica que um shampoo natural é aquele que possui, em sua fórmula, apenas ingredientes naturais. “Sem derivados de petróleo, laurilsulfato de sódio e parabenos”, afirma a cosmetóloga.

Roseli ainda afirma que muitos compostos utilizados na indústria de cosméticos podem fazer mal aos fios. “Esses ativos vão deixar o cabelo maravilhoso por fora e ressecado por dentro”, alerta a cosmetóloga. Portanto, muitos produtos disponíveis no mercado apenas mascaram os cabelos ao invés de tratar.

Dúvida: natural X orgânico

Nem todo shampoo natural é orgânico. Isso porque, para qualquer produto ser considerado orgânico, ele precisa ser elaborado com, pelo menos, 95% de compostos cultivados sem agrotóxicos e não transgênicos.

Muitos produtos industrializados se apropriam do termo “natural” para vender mais de acordo com as demandas atuais. No entanto, é preciso ler a composição para ter certeza de que o shampoo que você está adquirindo é mesmo natural.

Os melhores shampoos naturais avaliados pelas blogueiras

Para saber se um shampoo é mesmo natural, é preciso se atentar à presença de alguns ingredientes. Silicone, parafina e vaselina (que são derivados de petróleo), bem como laurilsulfato de sódio e parabenos, não devem fazer parte de shampoos naturais, recomenda Roseli. Por isso, tenha atenção aos rótulos e confira sugestões bem avaliadas pelas blogueiras a seguir:

1. Shampoo sólido alecrim e manjericão Organoliss – $$

Dicas de Mulher

Esse shampoo é sólido em formato de pastilha. Por não ter uma embalagem de plástico, é uma opção ecológica. Além disso, possui surfactante derivado do coco e extratos de ervas, que não agridem o meio ambiente. É ótimo para cabelos secos ou danificados, pois limpa sem ressecar. O extrato de alecrim auxilia no crescimento dos fios.

“Ele faz uma espuminha bem suave e gostosa e rende muito. […] Tem um cheiro supergostoso, muito verde, muito herbal! O cabelo sai bem perfumado.” – Marieli Mallmann

Continua após o anúncio

2. Shampoo sólido nutritivo B.O.B – $$

Dicas de Mulher

Também é uma opção ecológica, por ser sólido e sem embalagem de plástico. É um shampoo nutritivo com manteiga de cupuaçu, ideal para uma limpeza nutritiva. Além disso, possui argila branca, que atua na reconstrução dos fios. A combinação de gerânio e ylang-ylang garante um ótimo cheirinho.

“Ele limpa de uma maneira muito eficiente, suave e hidratante. Não resseca o cabelo. Achei o rendimento excelente e amei o cheiro, amo essa combinação de gerânio com ylang-ylang.” – Mari Vasconi

3. Shampoo Drama Queen Lola Cosmetics – $$

Dicas de Mulher

A Lola Cosmetics está mudando a fórmula de alguns de seus produtos para composições naturais. Esse shampoo é uma boa opção com fórmula natural, é fácil de encontrar e atua na nutrição dos fios. Possui água de coco e manteiga de karité, ótimas para tratar os fios secos. Além disso, tem proteção térmica.

“Eu senti muito a presença de óleo na composição desse produto. E a sensação que esse shampoo me trouxe na hora de enxaguar o cabelo foi como se eu tivesse passado uma máscara. Maciez instantânea!” – Carol Reis

4. Shampoo argan e linhaça Boni Natural- $$$

Dicas de Mulher

A marca Boni Natural tem uma linha completa de produtos de higiene e beleza naturais. O shampoo é rico em óleos, o que auxilia os cabelos secos, ressecados ou danificados por químicas. Tem um delicioso cheirinho natural.

“Eu tô apaixonada por esse shampoo! Ele é gentil com a pele. Você sente que ele limpa bem o couro cabeludo, mas ele é gentil tanto com o comprimento dos fios como com a pele do couro cabeludo. E isso se dá por conta dos óleos e dos extratos de aloe vera e calêndula, que ajudam bastante na recuperação.” – Mari Vasconi

5. Shampoo castanha do Brasil Arte dos Aromas – $$$

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

O shampoo é rico em castanha do Pará, por isso é altamente nutritivo. Além disso, sua fórmula possui selênio, zinco e outros minerais, o que promove hidratação e efeito de longa duração.

“Eu senti que ele limpou o meu cabelo, mas sem ressecar. Trouxe uma sensação leve e ainda deixou com cheiro bom, isso é incrível!” – Amanda Soares

Essas são algumas sugestões que você encontra para comprar na internet ou em lojas da sua cidade. Outra boa alternativa é procurar produtos artesanais de produção local onde você mora. Certamente, você irá encontrar boas opções também!

Como fazer shampoo natural e ter uma rotina de cuidados mais ecológica

Fazer seu próprio shampoo é uma maneira de ter uma rotina mais saudável, ecológica e econômica. Por isso, selecionamos ótimas receitas para você testar. Confira!

Shampoo natural para crescimento capilar

Esse shampoo é feito apenas com ingredientes vegetais e facilmente encontrados em lojas especializadas. Utiliza-se o óleo essencial de alecrim, para manter o couro cabeludo saudável e favorecer o crescimento, e o de cedro, para evitar a queda. Veja o vídeo e atente-se ao passo a passo completo!

Como lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre

Não é preciso fazer uma receita com diversos compostos para lavar os cabelos com um shampoo natural. Confira o vídeo e aprenda a lavar o cabelo apenas com bicarbonato de sódio e vinagre.

Shampoo natural com ingredientes simples

Esse shampoo é feito apenas com ingredientes simples de serem encontrados em lojas de produtos naturais. São utilizados alecrim, casca de juá, água e goma xantana para o shampoo ficar espesso.

Continua após o anúncio

Shampoo natural de aveia

Essa é uma receita bem simples. Para o preparo, basta ferver aveia e água por alguns minutos e depois utilizar como shampoo. Confira o vídeo para saber as quantidades, como utilizar e como armazenar!

Shampoo sólido para cabelos mistos ou oleosos

O shampoo sólido, além de trazer benefícios para o seu cabelo, também traz vantagens para o planeta, pois gera menos resíduos. Para aprender a fazer, assista ao vídeo, atente-se ao passo a passo e aos detalhes explicados.

O shampoo natural é a melhor opção para você que se preocupa com a saúde dos fios e com a proteção do meio ambiente. Escolha o seu ou produza em casa para conhecer os benefícios melhor e na prática. Aproveite e confira também 10 opções de shampoo vegano!

Assuntos: Cabelos