7 séries musicais que vão te fazer cantar e dançar enquanto assiste

Conheça séries de televisão que têm a música como um de seus principais elementos

Escrito por Mariana Bianchini

Foto: Reprodução / MusicOfGlee

O gênero musical teve origem no teatro, por volta de 1860, ao combinar três elementos principais: enredo, interpretação e, claro, música!

No cinema, o primeiro filme musical surgiu apenas em 1927 e mais alguns anos foram necessários para que o estilo migrasse também para a televisão.

Os musicais dividem opiniões – são adorados por muitos e odiados por outros, mas uma coisa é impossível negar: não dá para ficar parado ao som de uma boa trilha sonora e não dá para não se envolver com a história quando essa trilha está bem amarrada à narrativa.

Se você faz parte do grupo que AMA musicais, confira sete séries de TV que abusam do gênero e se prepare para cantar e dançar enquanto assiste!

1. Glee

Foto: Reprodução / Giphy

A série Glee foi transmitida de 2009 a 2015, tem seis temporadas e conta a história de um grupo de jovens muito diferentes uns dos outros, mas que tinham uma coisa em comum: a música. Esses jovens fazem parte do coral do colégio William McKinley e enfrentam conflitos adolescentes, descobertas pessoais e histórias de amor enquanto participam de competições musicais.

Leia também: 5 séries para aprender inglês de uma forma fácil e divertida

As canções apresentadas na série são, normalmente, versões de músicas já conhecidas e consagradas que tiveram seu uso liberado pelas gravadoras. Porém, a série também deu voz a algumas composições originais.

2. Smash

Foto: Reprodução / Giphy

Smash se desenrola ao redor de um grupo de artistas que decide se unir para criar um novo musical da Broadway inspirado na vida de Marilyn Monroe. Ao mesmo tempo em que desenvolvem a peça, os personagens também precisam lidar com suas complicadas vidas pessoais.

Com apenas duas temporadas, a série combinou algumas versões de músicas conhecidas com uma grande quantidade de temas originais, compostos especialmente para a narrativa e lançados pela Columbia Records.

3. Nashville

Foto: Reprodução / Giphy

A cidade de Nashville também é conhecida como a capital do country e, por isso, dá nome à série, que conta a história de vários cantores – fictícios – da música country e se passa nos conhecidos cenários da cidade. A narrativa tem foco, inicialmente, na rivalidade entre Rayna James, uma artista consagrada, mas que vê sua carreira começar a decair, e Juliette Barnes, a nova sensação do estilo musical.

A série tem cinco temporadas finalizadas e se prepara para lançar a sexta no começo do próximo ano. Além disso, as músicas presentes na série são composições de artistas locais, conhecidos ou não.

Leia também: 10 séries dignas de maratona para incluir na sua vida

4. Empire

Foto: Reprodução / Giphy

Por outro lado, Empire tem o mundo do rap como cenário. A série gira em torno de Lucious Lyon, um rapper e antigo traficante que prosperou na indústria musical e criou a gravadora Empire. Ao descobrir uma grave doença, o personagem tenta decidir qual de seus filhos deve assumir o negócio da família.

As músicas da trilha sonora foram compostas para a série, que está prestes a estrear sua quarta temporada nos Estados Unidos. Essa próxima temporada fará um crossover – um encontro entre personagens, cenários e narrativas – com outra série musical, Star.

5. Star

Foto: Reprodução / Giphy

Star teve sua primeira temporada com doze episódios exibidos entre dezembro de 2016 e março de 2017. A segunda temporada tem previsão de estreia para setembro.

A série acompanha três cantoras supertalentosas explorando a indústria musical e tentando alcançar o sucesso. Os episódios possuem canções originais e performances das personagens imaginando seu futuro como estrelas.

6. Crazy Ex-Girlfriend

Foto: Reprodução / Giphy

Crazy Ex-Girlfriend é uma série americana de comédia e tem Rebecca Bunch como protagonista. Rebecca é uma jovem advogada em Nova Iorque que, ao se reencontrar com Josh, seu antigo namorado, resolve largar tudo e se mudar para a cidade em que ele mora, na Califórnia.

Leia também: 15 séries de TV com mulheres incríveis como protagonistas

A música aparece esporadicamente nesta série. Cada episódio tem duas ou três canções originais, normalmente interpretadas por Rebecca ou por algum personagem com quem ela interage, no formato de fantasias musicais.

7. Galavant

Foto: Reprodução / Giphy

Diferente de todas as outras séries da lista, Galavant é uma série musical e de comédia, mas também é uma série medieval. A história segue as aventuras do personagem que leva o nome da série, um herói tentando reconquistar sua reputação e o amor de sua vida.

Os episódios mostram as histórias de Galavant através de números musicais e a série tem apenas duas temporadas, tendo sido cancelada no ano passado.

As séries musicais são desculpas perfeitas para dançar e cantar bem alto enquanto ninguém está olhando, então, escolha a sua favorita e comece a maratona!

Leia também: 5 séries com histórias de amor para você se apaixonar

Para você