
Moda e Beleza
iStock
![]() |
|
O PMMA é uma substância usada em procedimentos estéticos para melhorar a aparência, seja para preenchimento facial, como nos lábios, ou em outras áreas do corpo. Para saber mais sobre ele, a dermatologista e docente do Centro Universitário de João Pessoa, Dra. Ylka Virginia R. Gomes (CRM 5529 – PB), explicou para que o produto serve, quais as suas principais aplicações e se o seu uso oferece riscos. Acompanhe na matéria!
Publicidade
iStock
De acordo com a dermatologista, “o polimetilmetacrilato (PMMA) é uma substância utilizada como preenchedor na forma de microesferas sintéticas e que foi sintetizada pela primeira vez por um químico alemão em 1902. Para uso estético, os primeiros estudos foram iniciados na década de oitenta.” A profissional informou que em 2004, o PMMA foi bastante utilizado para o tratamento reparador de paciente portador de HIV com síndrome lipodistrófica.
Já “para fins estéticos, entretanto, o seu uso indiscriminado mereceu alerta público do Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2006, devido à aplicação inadequada e por profissionais não médicos”, ressaltou. A Dra. Ylka alertou que “a popularização sem regulação da aplicação do PMMA para preenchimentos estéticos e o seu uso em grande volume com técnicas inadequadas evidenciam o PMMA como substância imprópria para essa finalidade.”
A seguir, você confere as principais aplicações do PMMA citadas pela dermatologista e como funcionam. Veja só:
Antes de realizar qualquer procedimento com qualquer substância é importante consultar um profissional habilitado. Isso evita riscos à saúde e aumenta as oportunidades de o procedimento ser bem-sucedido!
iStock
A dermatologista alertou que após a utilização destes materiais preenchedores podem ocorrer reações imediatas, intermediárias e/ou tardias. Sendo os sintomas de reação imediata: “edema, equimose, dor e necrose por obstrução vascular (levando a perda tecidual e até em alguns casos cegueira).”
Nos casos de reações intermediárias podem ocorrer “formação de granulomas- ETIPS (reações inflamatórias por estímulos infecciosos ou mesmo por vacinas levando a edema local reversível).” Já em situações de reações tardias, a profissional informou que pode haver granulomas (um tipo de inflamação), às vezes com necessidade de retirada cirúrgica do material (normalmente deixando cicatrizes inestéticas).
Publicidade
A médica destacou que atualmente a dermatologia e a cirurgia plástica evoluíram bastante. “Existem inúmeras técnicas e produtos que são superiores em resultado e segurança em relação ao PMMA, não sendo mais justificável a sua utilização atualmente.”
Portanto, converse com um profissional e ele indicará a melhor técnica para você. Agora, se você deseja remodelar ou aumentar o bumbum, precisa conhecer a gluteoplastia, o procedimento cirúrgico que proporciona bons resultados nesta região!
Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.