Ginecologista explica sobre os sinais do período fértil e como calcular

Escrito por                    
Atualizado em 30.06.22

Envato

Por
Atualizado em 30.06.22

Quando o assunto é saúde da mulher, o período fértil está entre um dos mais abordados dentro do universo feminino. Compreender este momento é muito importante, tanto para mulheres que desejam engravidar quanto para aquelas que desejam evitar uma gravidez. A Dra. Rafaela Tinôco (CRM 52 0114283-6), esclarece as principais dúvidas relacionadas ao tema. Confira!

Publicidade

O que é o período fértil?

Segundo a Dra. Rafaela, o período fértil é “o intervalo de tempo em que a mulher fisiologicamente tem mais chances de engravidar”. A ginecologista também explica que este período tem duração de aproximadamente 6 dias e “é nele que os hormônios femininos se ajustam para que haja a ovulação, a libido da mulher aumenta e o útero se prepara para receber a fecundação”.

O período fértil tem sinais?

Envato

Esse questionamento é muito comum entre as mulheres. Se acordo com a Dra. Rafaela, “os sinais de que do período fértil são discretos, mas existem”. Entre os mais comuns ela destaca:

  • Pequeno aumento na temperatura corporal (cerca de 0,3ºC);
  • Sensação de peso nas mamas;
  • Dor leve na região da pelve e abdome;
  • Dor no lado em que está ovulando;
  • Aumento na libido;
  • Alteração no muco cervical, que adquire um aspecto de clara de ovo.

Agora que você já conhece alguns dos principais sinais que indicam o início do período fértil, entenda como calcular e descobrir este dia em seu ciclo.

Como calcular o período fértil

A ginecologista explica que “o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e acaba no começo da próxima”. Portanto, para saber o tempo do seu ciclo é necessário contar o número de dias entre uma menstruação e a do mês seguinte. “Em geral, o ciclo varia entre 24 e 38 dias”, afirma.

Como calcular o período fértil no ciclo regular

Envato

Para se manter atenta e não falhar neste cálculo, a Dra. Rafaela explica que “após a mulher calcular quantos dias de duração tem o seu ciclo e perceber esse padrão em número de dias, pode considerar o ciclo de regular”.

A especialista afirma que “o próximo passo é sinalizar a metade do ciclo e contar 3 dias antes e depois para o período fértil”. Para que você possa compreender ainda melhor, a Dra. Rafaela exemplifica que “em um ciclo regular de 28 dias, a metade do ciclo ocorrerá no dia 14. Daí se considera 3 dias antes e 3 dias depois para descobrir a semana fértil, que seria entre os dias 11 e 17”.

Publicidade

Como calcular o período fértil no ciclo irregular

Envato

Em casos específicos em que a mulher possui um ciclo irregular, a Dra. afirma que “é preciso ter a análise dos 6 últimos ciclos”. A ginecologista reforça que “mulheres com ciclos muito longos ou muito curtos devem ser avaliadas com critério, pois muitas vezes elas podem não estar ovulando e se a diferença entre eles for de 10 dias ou mais, o ideal é ir ao ginecologista”.

Para te ajudar a compreender o cálculo de um período fértil no ciclo irregular, a doutora exemplifica que “ se a mulher tiver um ciclo mais longo de 32 dias e o mais curto de 24 dias, basta subtrair 18 do ciclo mais curto (24 – 18 = 6) e 11 do ciclo mais longo (32 – 11 = 21) e assim você tem o dia do início e do fim de seu período fértil que seria do 6º ao 21º dia do ciclo”.

Com base nas informações da Dra. Rafaela, agora ficou tranquilo de calcular corretamente quantos dias possui seu ciclo menstrual e descobrir seu período fértil, não é mesmo? Descubra, a seguir, alguns mitos e verdades sobre este tema.

Mitos e verdades sobre o período fértil

Como saber se engravidou no período fértil?

Rafaela Tinôco: Os primeiros sinais e sintomas incluem sangramento de implantação ou cólicas – que podem ocorrer de 5 a 6 dias após o espermatozoide fertilizar o óvulo; sensibilidade mamária e alterações de humor. No entanto, para ter certeza que está grávida, é necessário aguardar o teste de gravidez que pode ser feito, preferencialmente, logo após o atraso da menstruação no ciclo seguinte.

É possível engravidar fora do período fértil?

RT: É possível sim, e o responsável por isso é o tempo de vida do espermatozoide. Em condições saudáveis e desde que encontre uma situação propícia para a sua sobrevivência, o espermatozoide permanece vivo e apto para penetrar um óvulo por até 5 dias no corpo da mulher.

Toda mulher tem período fértil?

RT: Não. Mulheres que utilizam métodos contraceptivos hormonais, que estão na menopausa ou que possuem a síndrome dos ovários policísticos (SOP) não apresentam período fértil. Assim como qualquer outra condição que provoque ciclos anovulatórios.

Publicidade

O uso da tabelinha é um método de contracepção 100% seguro?

RT: Não existe método contraceptivo 100% eficaz, nem mesmo a laqueadura tubária. A tabelinha como método contraceptivo tem um dos maiores índices de falha que chegam a 20%, taxa semelhante à prática do coito interrompido como contracepção. Isso acontece, principalmente, porque muitas mulheres têm o ciclo menstrual irregular. Portanto, mulheres que não desejam engravidar devem associar algum outro método, como o preservativo.

É importante lembrar que este conteúdo não substitui uma visita ao ginecologista. Cuide da sua saúde íntima, pois ela é essencial para levar uma vida saudável. E se você está em busca de algum método de contracepção, conheça melhor sobre o diu de cobre e proteja-se!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.