O que a sua escrita diz sobre você?

A forma como escrevemos palavras e letras pode evidenciar características da nossa personalidade

Escrito por Suzane Werdt

Foto: Thinkstock

Já pensou que não só suas atitudes e palavras falam sobre quem você é realmente? Várias pseudociências existem com a promessa de desvendar sua personalidade através de outros sinais que não apenas a linguagem falada ou corporal. Desde a astrologia, onde seu signo pode prever algumas características, até a grafologia, que é o estudo da personalidade através da forma como se escreve. Suas particularidades mais íntimas podem estar visíveis para quem entende um pouco do assunto.

A grafologia é, inclusive, usada em alguns processos seletivos. Apesar de não ter resultados comprovados cientificamente, muitas empresas aproveitam o que foi escrito por seus candidatos para analisá-los através da caligrafia. A questão aqui não é se a sua letra é bonita ou feia, mas sim o estilo que ela assume em alguns detalhes.

Surpresa? Então que tal um teste para verificar se essa pseudociência tem mesmo o poder de prever algumas de suas características? Pegue uma folha de papel não pautada – como uma folha A4 para impressão – e escreva, com letra manuscrita, o seguinte trecho:

“As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos”. (Carlos Drummond de Andrade)

Mas escreva normalmente, o teste não vai dar certo se você fizer uma letra diferente ou levar mais tempo do que o comum para escrever. Também vale assinar no final do texto. Agora, baseado no que você escreveu, confira algumas análises da grafologia.

Foto: Thinkstock

Inclinação do texto

Textos que parecem se deitar sobre a linha podem transparecer sua forma de lidar com as emoções. Se a inclinação for para a direita, indica que você é uma pessoa aberta e sociável. Já se o caimento é para a esquerda, pode significar rebeldia ou timidez. Se o ângulo do seu texto tende a ser mais retinho, você é uma pessoa prática e está mais tranquila com relação às suas emoções.

Tamanho da letra

O formato de suas letras, inclusive o tamanho, pode falar bastante sobre sua vida prática. Letras grandes denotam grande personalidade e extroversão. Letras pequenas, boa capacidade de concentração, talvez uma pessoa tímida e introspectiva. E se sua letra é de tamanho médio, pode significar que você é bem adaptável ao ambiente.

Letra com laços

A maneira como você desenha os laços das letras, voltinhas como no “l” e no “e”, está relacionada com sua capacidade de comunicação. Laços do “l” fechados podem significar tensão, e abertos, uma pessoa descontraída e com facilidade de se comunicar.

Já a letra “e” escrita por uma pessoa de mente aberta, provavelmente será larga. O “e” fechado indica uma pessoa que não se deixa influenciar por razões emocionais.

Curvas do S

Como o seu “s” se parece? Se ele é pontudo para cima, é possível que você seja uma pessoa interessada em aprender e estar por dentro dos assuntos. Quanto mais pontudo o “s”, mais ambicioso você é.

Já os que fazem o “s” mais redondinho, são pessoas tranquilas que não gostam de se envolver em conflitos e são ótimos para promover acordos. Aqueles que escrevem o “s” como o de forma, esse aqui do texto de computador, são pessoas versáteis e flexíveis como a sua própria escrita.

Assinatura

A assinatura talvez seja o quesito mais expressivo sobre a sua personalidade, de acordo com a grafologia. Quem sublinha a assinatura, muito dificilmente será uma pessoa com baixa autoestima. Esse simples detalhe demonstra uma boa autoconfiança. Assinaturas com muitos traços e outros enfeites podem, pelo contrário, indicar insegurança.

O que conta na escrita

Foto: Thinkstock

Não é apenas o formato de algumas letras que expressam sua forma de ser. A maneira como você escreve uma frase ou um texto completo, o uso da superfície do papel, as margens deixadas, todos os detalhes fornecem traços do seu perfil.

Especialistas recomendam 5 regras para tornar sua escrita mais clara, harmoniosa e fácil de ler. Se seus textos são bagunçados, comece por esses aspectos:

  1. Qualidade do traçado: Será que você escreve fraco ou forte demais? Uma boa maneira de perceber isso é ver como sua escrita aparece em uma xerox. Se existem pontos em que a leitura é dificultada por áreas com o traçado muito leve, tente balancear esse fator para sua escrita ficar melhor. Da mesma maneira, traços fortes demais podem te causar uma lesão no punho ou mesmo rasgar ou marcar o papel. A grafologia indica que escrita forte pode revelar determinação.
  2. Alinhamento: Frases que parecem subir na pauta ou descer, tendo uma linha como referência. Tente ajustar sua escrita para que o espaço entre as palavras e a linha seja o menor e o mais uniforme possível. Em papéis sem marcação, procure se guiar pelo início da folha ou colocar uma pauta por baixo.
  3. Caimento: Diz respeito ao ângulo das letras e palavras. Sabe aquelas caligrafias em que as palavras parecem se deitar para a direita ou para a esquerda? Tente ajustar sua escrita para que o texto esteja em ângulo reto em relação à linha. Mudar a posição do papel à sua frente pode ajudar.
  4. Espaços entre letras e palavras: Muito juntas, as palavras se confundem, muito separadas, a coesão do seu texto pode ficar comprometida. O espaçamento ideal entre letras é o de uma pequena vírgula, enquanto entre palavras deve ser o espaço proporcional a uma letra maiúscula.
  5. Letras mal formadas: Quase todo mundo tem pelo menos uma letra que sai torta ou faltando alguma parte da escrita formal. Como um “o” que não fecha ou o risquinho do “t”. Ao escrever, preste atenção a essas letras defeituosas e marque-as para se lembrar de tomar mais cuidado quando for escrevê-las.

A escrita, assim como qualquer atividade manual, demanda treinamento. Nos dias de hoje, onde a escrita foi reduzida a computadores e teclados, estamos desaprendendo a escrever. Não é raro pegarmos um papel e percebermos a quanto tempo não escrevemos à mão, e que nossa caligrafia tende a piorar quanto mais tempo passamos longe do lápis e do papel.

Assuntos: Bem-Estar

Para você