Saiba por que existe tanta procura pela ninfoplastia no Brasil

Escrito por
Em 16.05.22

Envato

É sabido que nenhuma vagina é igual. Entretanto, muitas mulheres se sentem desconfortáveis com a aparência dos lábios vaginais e até buscam pela ninfoplastia. Assim, a cirurgiã plástica Dra. Tatiana Moura (CRM 100790), do Hospital Albert Sabin de SP, falou sobre o assunto. Confira!

Publicidade

O que é a ninfoplastia

De acordo com a cirurgiã plástica, a ninfoplastia é uma cirurgia que diminui a hipertrofia dos pequenos lábios. Ela explica que “o procedimento pode ser indicado por motivos estéticos ou porque a paciente tem alguma outra queixa”.

Normalmente, “a finalidade da cirurgia é diminuir os pequenos lábios ou corrigir alguma simetria que pode haver nesta região”. Ou seja, trata-se de uma cirurgia estética, em que é feita uma remoção de pele dos lábios vaginais.

Por que existe a procura pela ninfoplastia?

Envato

De acordo com uma pesquisa realizada por Fabíola Rohden, “as cirurgias íntimas podem ser reconhecidas como uma prática que expressa e colabora na manutenção de normas de gênero e sexualidade que fazem das mulheres e dos corpos femininos objetos prioritários de intervenção por meio da conformação via intervenções cirúrgicas, de uma anatomia feminina idealizada”.

O resultado disso é que, de acordo com os dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2019, o Brasil foi campeão no número de ninfoplastias, com 30.356 (18,43%). Esse dado mostra que até mesmo a vulva possui um padrão de beleza, que vem de uma falsa concepção de feminilidade e atratividade.

É importante ressaltar que esse padrão é impossível de ser alcançado, pois a realidade concreta mostra que não existe um corpo igual ao outro. Pelo contrário, seria muito mais saudável se a sociedade passasse a abraçar a diversidade concreta dos corpos ao invés de vender um ideal que não existe.

Como é feita a ninfoplastia

Segundo a Dra. Tatiana, a ninfoplastia normalmente é realizada com anestesia local e sedação, pois se trata de uma região delicada e a posição pode ser incômoda para a mulher. Assim, é feito a infiltração e realização do procedimento por meio de duas técnicas básicas.

A profissional explica que a primeira técnica trata de “uma ressecção em cunha, na qual é removido um pedaço dos lábio, em formato de cunha”. O segundo procedimento “é retirar uma faixa horizontal e depois suturar o local com fios”.

Publicidade

Como é a recuperação pós-cirurgia

Envato

A cirurgiã comenta que a recuperação é tranquila e, geralmente, as mulheres não costumam relatar dor. Porém, a região fica muito inchada e por isso é necessário “usar roupas largas, calcinhas de algodão bem larguinha e até ficar sem calcinha no pós-operatório”.

Além disso, é importante tomar alguns cuidados, principalmente com a higienização. Então, a especialista orienta a “usar sempre lencinho umedecido ou fazer a higienização com ducha leve e água morna, além de aplicar pomada de 7 a 10 dias”, finaliza.

Contraindicação para a ninfoplastia

De acordo com a especialista, não há contraindicações relacionada à cirurgia. No entanto, “não é indicado se a paciente não tiver condições clínicas para realizar o procedimento ou se o resultado da cirurgia não for aquilo que a paciente está esperando”.

Dúvidas sobre a ninfoplastia respondidas pela cirurgiã

Envato

Quanto tempo para ver o resultado da ninfoplastia?

Tatiana Moura (TM): O resultado a gente já vê logo no pós-operatório, mas o edema vai diminuindo ao longo dos meses. Ou seja, após 6 meses de pós-operatório é possível ver o resultado final definitivo.

Quanto tempo leva para cair os pontos?

TM: Costumamos usar fios de sutura, então eles devem cair entre 14 a 30 dias.

A ninfoplastia está disponível no SUS?

Publicidade

TM: Acredito que sim, mas em todos os casos vai ser necessário marcar uma avaliação com o ginecologista e depois fazer alguns exames.

Em quanto tempo após a cirurgia a mulher pode ter relação sexual?

TM: Liberamos a relação sexual com 30 dias após a cirurgia. Mas essa questão varia dependendo do cirurgião, dos desejos da paciente e até mesmo da cicatrização do pós-operatório.

A menstruação pode prejudicar o pós-operatório?

TM: Não há nenhuma influência da menstruação no pós-operatório. Só é necessário que a paciente tome cuidado, porque acabou de realizar uma cirurgia.

Como visto, a ninfoplastia é uma cirurgia plástica que entrou em voga por causa dos padrões de beleza. Por isso, entenda por que as mulheres não têm a mesma autoestima dos homens.