Linhas de expressão: dicas para cuidar, prevenir e tratar

Escrito por
Em 18.09.21

iStock

Por                                
Em 18.09.21

As linhas de expressão surgem devido à ação do tempo, à exposição excessiva ao sol e outros fatores. Para prevenir e tratar o problema, torna-se necessário alguns cuidados específicos. Então, confira a seguir as dicas da dermatologista Stella Oliveira Meireles Siqueira (CRM SP: 216632), HCSG, sobre o assunto.

Publicidade

O que causa as linhas de expressão

Segundo Stella, a exposição solar é um fator preponderante que causa linhas de expressão, porque “a radiação ultravioleta está relacionada ao aumento da degradação e redução da produção de colágeno na pele. O dano à pele causado por exposição prolongada e desprotegida ao sol é conhecido como fotoenvelhecimento”.

A influência genética também torna algumas pessoas mais propensas a ter linhas de expressão. Assim como o estresse oxidativo, que pode provocar lesão celular, desencadeando o envelhecimento. Além disso, os hábitos de vida também colaboram para o surgimento das linhas de expressão, para Stella, a “má alimentação, sedentarismo, tabagismo, uso de álcool e falta de cuidados com a pele podem ser fatores que aumentam o estresse oxidativo”.

Linhas de expressões precoces

As linhas de expressão podem aparecer precocemente? Quais são as causas? A dermatologista, reforçou que a exposição solar é uma das principais vilãs, devido à radiação ultravioleta. “A exposição à radiação ultravioleta (RUV) envelhece prematuramente a pele, sendo responsável pela formação de rugas finas e profundas, pigmentação heterogênea, manchas na pele e alterações na textura de pele, tornando-a mais áspera”, completou Stella.

Stella explicou que “o tabagismo também pode induzir o envelhecimento cutâneo precoce, pois pode alterar o fluxo de sangue na pele, promover o acúmulo de radicais livres e diminuir os níveis de colágeno e vitamina A”. Ou seja, além de desencadear diversas doenças, fumar também contribui para o envelhecimento precoce da pele.

A dermatologista citou que a movimentação repetitiva da musculatura da face em algumas ações cotidianas, como sorrir, franzir a testa, mastigar e apertar os olhos, podem, ao longo do tempo, levar à marcação da pele, formando rugas e sinais de envelhecimento precoce.

Como prevenir as linhas de expressão: cuidados e dicas

iStock

Não é nenhum segredo que a melhor forma de não ter linhas de expressão é prevenir a ação do envelhecimento cutâneo da pele. Confira abaixo as dicas da dermatologista para cuidar corretamente da pele:

  • Usar filtro solar: como a radiação ultravioleta é um dos principais causadores do problema, usar filtro solar, em quantidade adequada e com reaplicação durante o dia, é importantíssimo;
  • Cessar o tabagismo: como explicou Stella, o tabagismo traz vários malefícios, podendo alterar o fluxo de sangue na pele, promover o acúmulo de radicais livres, entre outros;
  • Evitar dietas com alto índice glicêmico: “o consumo excessivo de carboidratos refinados acelera o processo de envelhecimento cutâneo”, explicou a dermatologista;
  • Beber água: sim, a água é poderosa! Ingerir a quantidade adequada de água hidrata o organismo, facilitando a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento da pele.
  • Evitar o consumo excessivo de álcool: as bebidas alcoólicas podem estimular a formação de radicais livres, por isso ter cautela na ingestão favorece a manutenção de uma pele mais saudável;
  • Tratamento adequado: consultar um dermatologista é essencial para descobrir o seu tipo de pele, produtos e tratamentos adequados. Assim você pode prevenir os sinais de envelhecimento de forma efetiva e segura.

Com essas dicas é possível prevenir com antecedência as linhas. Um grande aliado são os produtos específicos que podem ajudar a minimizá-las, confira algumas opções a seguir.

Publicidade

Os melhores produtos para linhas de expressão

Investir em produtos anti-idade e um bom protetor solar com ingredientes antioxidantes ajuda você a ficar longe das linhas de expressão ou atenuar as já existentes. Confira as melhores opções:

1. Sérum vitamina C Principia – $$

A Principia possui produtos de altíssima qualidade e preços mais acessíveis. A vitamina C da marca contém uma fórmula simples com 10% de vitamina C e 0,5% de ácido ferúlico e. Esse produto pode ser usado no rosto inteiro, promovendo uniformização e suavização de linhas finas, ou na região olhos para diminuir olheiras e bolsas.

“A textura é bem líquida e a pele absorve rapidamente o produto. Não deixa o rosto grudento/pegajoso nem oleoso, fica bem sequinho. Sinto que deixa minha pele mais luminosa, uniforme e com um viço lindo! Uso diariamente na rotina da manhã. Além disso, o preço é excelente! Superacessível e rende muito. Aprovadíssimo! É o tipo de produto que dá certo para todos os tipos de pele, secas ou oleosas.
” – Pele_produtos

2. Creme Anti-Idade L’Oréal Paris Revitalift Laser X3 – $$

Com excelente custo-benefício, esse creme é indicado para uma pele mais madura que precisa de uma camada extra de hidratação. A fórmula possui propriedades que ajudam na sustentação da pele e garante uma pele mais firme e densa com contorno definido.

“A pele do rosto mais firme e linhas de expressão reduzidas. Hidratação da pele também melhora muito: aquelas linhas de expressão e bigodinho chinês… Pode passar no pescoço, naquelas linhas de idade que começam a aparecer (…). O resultado muito bom, suaviza muito mesmo!” – Priscila Azevedo

3. Protetor solar facial La Roche-Posay Anthelios Hydraox anti-idade FPS 60 – $$$

O protetor solar é um dos elementos principais quando o assunto é prevenir os sinais de envelhecimento, como as linhas de expressão. Com uma textura mais aquosa e fluída, esse protetor oferece FPS 60 é indicação para quem busca o combo proteção com anti-idade.

“Ele fica invisível, não deixa rastro branco. Depois que ele seca, forma um filme bem discreto e o mais interessante dele, para mim, vem agora: ele tem FPS 60 e um PPD altíssimo, de 46 (…). Então, para quem foca em cuidados antienvelhecimento e cuidados em relação à melasma, tratamento de manchas, esse PPD é muito interessante, porque os raios UVA/UVB são os principais causadores das manchas na pele e da destruição do colágeno na nossa pele.” – Luciana Vilela

4. Eucerin Hyaluron-filler Daily Booster – $$$

Por ser um megahidratante, é perfeito para peles maduras! Esse produto da Eucerin ajuda a fortalecer a barreira cutânea e auxilia na redução de rugas e linhas. Possui uma fórmula enxuta, com apenas 11 ingredientes em forma de gel hidratante, que entregam leveza e ação prolongada.

“Ele é ótimo para todos os tipos de pele, até para as sensíveis, e também para todas as idades. Se você tem pele madura, o uso é ainda mais importante. Esse produto da Eucerin tem dois tipos de hialurônico, isso significa uma penetração em mais camadas de pele. Ele é superconcentrado, mas quando você aplica fica leve. Rende muito e a pele absorve bem, não fica aquele aspecto oleoso.” – Pele e feminices

5. Sérum Rejuvenescedor para olhos Avène A-Oxitive – $$$$

Considerado um dos melhores produtos para área dos olhos, no quesito hidratação e melhora dos sinais de envelhecimento, esse produto proporciona um olhar revigorado e com um viço surpreendente. Pode ser usado em todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis e oleosas.

Publicidade

“Percebi uma pele viçosa e hidratada, você acorda de manhã com essa região bem hidratada. Então, hidratação é a primeira coisa que você vai perceber. É aplicar e sentir a pele hidratada e, quanto mais você usa, mais você percebe a pele hidratada e revitalizada. Eu percebi também melhora nas linhas finas (…). Percebi, nesse tempo de uso, que essas linhas amenizaram bem. Eu estou achando essa pele agora muito boa!” – Dúvidas de Beleza

6. Sérum Anti-idade Vichy Peptide-AHA – $$$$

Escolhido por sua performance na melhora dos poros e da textura da pele, esse sérum é um corretor de rugas e oleosidade. Possui o pró-colágeno e é ótimo para peles mistas e oleosas, principalmente para prevenir ou tratar os primeiros sinais de rugas e linhas de expressão.

“Eu gostei muito da textura dele, por ter essa sensação de deixar a pele mais macia, mas não fica nada grudento. Fica bem sequinho, com a pele bem mate. E senti, sim, vários benefícios dele na minha pele ao longo desse tempo. Os primeiros benefícios que eu senti foram em relação à oleosidade e diminuição de poros – o que eu gostei muito (…). Além disso, eu senti uma suavização leve em algumas linhas que eu tenho principalmente na testa.” – Vaidade em Equilíbrio

7. Sérum Anti-idade Effaclar La Roche-Posay – $$$$

Pensado para peles oleosas e acneicas, esse sérum promete uma esfoliação química da pele. Isso porque a combinação de ácidos presentes na fórmula, como o glicólico, agem na renovação celular, atenuando as rugas e linhas.

“Reduz a oleosidade e imperfeições da pele, além de ter ação anti-idade. Possui ácido glicólico, que faz uma esfoliação na superfície da pele, ácido hialurônico, ácido anísico e LHA! A pele fica sequinha demais com ele, quando aplico o produto seca e deixa a pele sem brilho algum, reduz muito a oleosidade e aparência dos poros, porém não resseca nadinha. Com o uso contínuo reduz também os cravos, a pele vai ficando superlisinha e diminui a aparência de linhas.” – Pele de porcelana

8. Lancôme Advanced Génifique Sérum Anti-Idade – $$$$$

Um produto que se adapta aos diferentes tipos de pele, até as mais sensíveis. Ele promove uma pele mais hidratada, macia e suave e age nas rugas e linhas de expressão. De acordo com a marca, melhora a recuperação natural da pele em 77% e uma face radiante em poucos dias de uso.

“Possui textura extremamente leve, que é rapidamente absorvida deixando a pele sequinha, sem pesa ou deixar a pele pegajosa. Após aplicá-lo sinto que a pele fica macia, viçosa, hidratada, muito mais lisa e preenchida, com um leve efeito lifting. Com o uso contínuo, percebi que ele melhora ainda mais a aparência da pele e das linhas finas, mas nada milagroso viu.
” – Skincare.simples

Se você tem linhas mais profundas, uma opção é buscar um tratamento adequado. Então, confira mais sobre isso no próximo tópico.

Os tratamentos para linhas de expressão que previnem e cuidam

iStock

Para tratar as linhas de expressão é ideal seguir uma rotina de skincare, incluir protetor solar e consultar um dermatologista. Entretanto, há algumas opções de tratamento para quem possui linhas mais marcadas. Veja a seguir:

Publicidade

  • Aplicação de toxina botulínica: “a aplicação da toxina botulínica leva ao bloqueio da contração muscular no músculo onde foi aplicada, prevenindo, dessa forma, a formação de rugas fixas”, esclareceu Stella. Essa opção previne e ajuda no tratamento de rugas fixas causados pelos movimentos repetitivos da musculatura da face;
  • Usar antioxidante: incluir o uso de um antioxidante, como a vitamina C, ajuda no tratamento das linhas de expressão. Ao inseri-lo na sua rotina de skincare, há a prevenção do estresse oxidativo e consequente do surgimento de linhas.

Capriche no cuidado com a pele e se proteja da radiação ultravioleta. Aproveite e confira como escolher o melhor protetor solar para o rosto!

Assuntos: Pele