Lavar a louça com detergente ou sabão em barra?

Lavando à mão ou na máquina, é importante saber as diferenças entre esses produtos

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Lavar a louça requer cuidados insuspeitos. Para quem lava a louça todos os dias, essa afirmação pode soar quase óbvia, mas a verdade é que é importante saber as diferenças entre os produtos na hora de decidir qual deles comprar no supermercado.

Lava-louças

Para quem usa a lava-louças, os cuidados precisam ser dobrados para economizar e também para que o mal uso não danifique o aparelho.

Convém observar que é mais indicado colocar na máquina apenas aquelas peças que não sejam delicadas ou exijam atenção especial. A tendência, após algum tempo lavando a louça na máquina, é que ela adquira alguns riscos ou mesmo perca o brilho original, de modo que jogos requintados devem continuar sendo lavados à mão. Além disso, vale a pena utilizar uma pastilha ou líquido secante, para que não apareçam marcas das gotas d’água durante a secagem.

Alguns modelos estão aptos para lavar panelas e bacias, mas a maioria possui uma ou outra restrição a esse respeito. Não deixe de verificar as indicações e instruções do fabricante para evitar transtornos ou mesmo danos.

Em geral não é indicado que se use sabão em pó (para roupas) quando se utiliza a lava-louças. Isso porque as substâncias escolhidas pelas fábricas para compor a fórmula dos sabões e detergentes servem especificamente para essa finalidade, não sendo agressivas aos componentes internos (sejam metais ou plásticos) do aparelho.

Lavando à mão

Na lavagem à mão, a escolha entre sabão em pedra, detergente ou sabão em pó depende das preferências e necessidades de quem compra. O detergente é mais eficaz na remoção da gordura acumulada na louça mas, ao mesmo tempo, é muito mais agressivo para com o meio ambiente depois de usado. Isso acontece porque o detergente é fabricado a partir de derivados do petróleo que, segundo ambientalistas, não é biodegradável.

O sabão em barra, por sua vez, é fabricado a partir de óleo e gordura (vegetal ou animal) e, por esse motivo, é completamente biodegradável. Enquanto o detergente se acumula nos rios e lagos nos quais vai parar após ser levado pelo esgoto, ocasionando grandes camadas de espuma altamente poluentes, o sabão em barra simplesmente se dissolve na água.

Procure utilizar o detergente apenas para lavar panelas e cumbucas que estejam muito engorduradas, dando preferência ao sabão em barra quando a louça se resumir a pratos, talheres e copos. Dessa forma, além de economizar (sabão em barra rende mais e é mais barato que detergente), você estará colaborando com a preservação do planeta.

Assuntos: Cozinha, Limpeza

Dicas pela Web