Grávida pode pintar o cabelo? Ginecologista esclarece essa e outras dúvidas

Escrito por
Em 16.06.21

iStock

Por                                
Em 16.06.21

A gestação é um período de grandes mudanças físicas e emocionais na vida da mulher. E para elevar a autoestima, algumas delas gostam de renovar o visual e até mudar a cor das madeixas. Mas, será que a grávida pode pintar o cabelo? A ginecologista e obstetra Dra. Ana Paula Mondragon (CRM 134071-SP), da clínica Premium Life, respondeu essa e outras dúvidas sobre o assunto. Acompanhe na matéria!

Publicidade

Grávida pode pintar o cabelo?

iStock

Segundo a Dra Ana Paula, esse pergunta é muito comum durante a gestação. Porém “ainda não existem pesquisas com dados sólidos que indiquem com certeza se pintar o cabelo durante a gestação é ou não prejudicial ao feto”.

A profissional esclareceu que alguns componentes químicos, presente na composição de tinturas, podem prejudicar a formação do bebê. Entretanto, a ginecologista explicou que “para isso ocorrer, seria necessária uma grande quantidade do composto, o que não ocorre quando estamos falando do uso tópico e eventual”.

Outras dúvidas sobre tintura de cabelo na gravidez

iStock

A ginecologista e obstetra respondeu outras dúvidas sobre o uso de tinturas durante a gravidez, acompanhe:

1. Em que período gestacional é mais seguro pintar o cabelo?

Ana Paula Mondragon (APM): “a maioria dos médicos aconselha que o procedimento seja realizado a partir do primeiro trimestre da gestação, por ser a fase de formação de tecidos e órgãos fetais. Porém, o ideal seria esperar até a vigésima semana, quando o feto já terminou sua formação”.

2. A grávida pode pintar o cabelo de outra pessoa?

Publicidade

APM: “a gestante que trabalha neste segmento não deve se preocupar, pois, pintar o cabelo de outras pessoas não irá prejudicar sua gestação. Porém, é importante adotar alguns cuidados, como o uso de luvas e certificar que o local esteja bem ventilado para não se expor demais aos valores químicos durante a aplicação”.

3. A grávida pode pintar o cabelo com tonalizante?

APM: “a utilização de tonalizantes é uma boa opção, pois são produtos que tendem a ter duração mais curta”.

4. A gestante pode pintar o cabelo com henna?

APM: “a henna também é uma boa opção para gestantes, pois também tem durabilidade mais curta”. Além disso, é importante optar pela henna para cabelo 100% natural, pois ela não contém amônia ou iodo.

5. A grávida pode fazer luzes no cabelo?

APM: “as luzes e reflexos também podem ser utilizados por serem produtos que quase não tocam o couro cabeludo”.

6. A grávida pode alisar o cabelo?

APM: “os produtos relaxantes e alisantes são ricos em amônia, benzeno ou formol e são aplicados, tanto na raiz quanto ao longo dos fios, podendo ser absorvidos pelo organismo da gestante e atravessar a placenta. Portanto, por serem produtos mais tóxicos, são proibidos durante toda a gestação”.

Embora não haja estudos concretos sobre pintar o cabelo durante a gestação pode prejudicar o desenvolvimento do bebê, é importante sempre consultar o seu obstetra antes de aplicar qualquer produto. E para arrasar ainda mais na gestação e compor lindos looks, confira como escolher a calça jeans para gestante.

Publicidade

Assuntos: Gravidez