
Canva

Do rímel aos cílios magnéticos, há tempos, existem diversos produtos que prometem destacar o olhar. Entretanto, novas técnicas surgiram, oferecendo durabilidade, praticidade e efeito natural. Tabata Tracy e Isabella Martins, promotoras de saúde ocular e extensionistas de fios, do Instituto Charm’s esclarecem dúvidas sobre as extensões de fios mais populares. Acompanhe!
O que é a extensão de cílios?
As profissionais explicam que a extensão de cílios “é um procedimento estético: fios artificiais são acoplados sobre cada fio natural. O objetivo é aumentar o volume e a curvatura dos cílios naturais”. Para isso, utiliza-se uma cola de cílios especial.
A aplicação dura, em média, duas horas. Com os cuidados indicados, a extensão pode permanecer bonita por até um mês. O procedimento é indicado, principalmente, para mulheres que têm cílios curtos, além de ser muito procurado por pessoas que desejam valorizar o olhar.
Tipos de extensão de cílios
Existem vários tipos de extensão de cílios. Antes de escolher a técnica, converse com uma extensionista sobre os procedimentos disponíveis no mercado. Assim, será possível alinhar suas expectativas às características de cada tipo. Abaixo, Tabata e Isabella explicam as principais extensões:
- Cílios fio a fio: “é o tipo mais natural de extensão”. Os cílios naturais são isolados, então, a extensionista passa uma cola e faz a aplicação fio a fio da extensão com o auxílio de uma pinça.
- Volume Russo: “mais volumoso, os fios de extensão são colados em grupos de dois a quatro em um cílio natural. Alonga, dá volume e deixa o olhar marcante”.
- Volume Brasileiro: oferece um “volume sutil e fios alongados. Ele é ideal para quem gosta de um olhar mais meigo”.
- Volume híbrido: “é a junção do fio a fio com o volume russo, oferecendo um resultado bem natural. É ideal para quem nunca fez extensão”.
As extensões mais conhecidas são: volume híbrido, volume russo e fio a fio. No entanto, vários salões possuem suas próprias técnicas. É importante consultar uma profissional de confiança para garantir um bom resultado.
Publicidade
Vantagens e desvantagens da extensão de cílios

Canva
Todo procedimento possui vantagens e desvantagens. Antes de se aventurar em uma mudança, ainda mais em uma região sensível como os olhos, conheça os pontos positivos e negativos das extensões de cílios:
Vantagens
- Acordar pronta: há quem goste de passar rímel, porém, com a extensão, o olhar já fica marcante. Se você quiser, já está pronta para começar o dia.
- Resultado imediato: assim que o procedimento é concluído, você já nota mudanças no seu olhar, que fica mais destacado.
- Aumento da autoestima: como preenche falhas e dura vários dias, além de destacar o olhar sem precisar de maquiagem, muitas mulheres fazem extensão de cílios para melhorar a autoestima.
- Riscos à saúde dos olhos: se a técnica não for realizada corretamente, com um profissional especializado, há risco de alergias, conjuntivite e até inflamação da córnea.
- Problemas de lubrificação dos olhos: a região dos cílios é rica em glândulas. Se elas forem entupidas ou inflamadas devido ao excesso de cola, os olhos perderão a lubrificação e ficarão irritados.
Desvantagens
As profissionais deixam claro que o procedimento não deve incomodar. Tanto a aplicação quanto a manutenção devem ser tranquilas, sem a sensação de irritação ou coceira.
Relacionadas
Publicidade
Extensão de cílios faz mal?
Segundo Tabata, não fazer a extensão de cílios com “uma profissional especializada em saúde ocular pode machucar ou ferir a conjuntiva. Também pode desencadear conjuntivite química ou bacteriana, alergias e até causar queda dos fios, principalmente se a extensão é acoplada de forma errada”. O procedimento não faz mal, entretanto sua aplicação incorreta, sim. Para evitar problemas, sempre pesquise sobre a extensionista, tire suas dúvidas sobre os produtos utilizados e retorne caso note qualquer incômodo.
Cuidados necessários para sua extensão de cílios
A extensão de cílios precisa de manutenção. Alguns cuidados ajudam a aumentar a durabilidade do procedimento. As profissionais do Instituto Charm’s sugerem:
- Higienize todos os dias: “pelo menos, uma vez ao dia, lavando, preferencialmente, com shampoo infantil”.
- Penteie para manter os fios alinhados: “evita que os cílios fiquem grudados. Basta usar um bastão de rímel limpo e fazer isso pela manhã e à noite”.
- Escolha a extensão certa: converse com a profissional e “escolha o modelo certo para a ondulação natural dos seus cílios”.
- Evite usar rímel: a extensão tem o objetivo de valorizar o olhar, oferecendo o mesmo efeito que o rímel. Se for usar, passe bem longe das opções à prova de água.
A duração do procedimento pode variar, chegando a durar até 40 dias. Se você estiver precisando fazer manutenção com menos de 30 dias, provavelmente, não está seguindo os devidos cuidados. Vale, inclusive, pedir dicas para a extensionista antes mesmo de voltar para casa.
Dúvidas sobre o procedimento respondidas
Abaixo, Isabella e Tabata esclarecem outras dúvidas sobre a extensão de cílios. Assim, você terá mais segurança para marcar um horário em um estúdio profissional. Acompanhe!
Dicas de Mulher – Quanto tempo dura a extensão de cílios e qual o custo médio do procedimento?
Isabella Martins e Tabata Tracy – Em média, 30 dias, dependendo do cuidado da cliente com a extensão. Quanto ao custo, fica entre R$ 100 e R$ 200.
Como escolher o tipo ideal para mim?
Publicidade
O tipo ideal vai de acordo com o tamanho do fio natural da cliente, seu perfil e rotina.
A extensão de cílios danifica os cílios naturais?
Quando feito corretamente, não. A profissional responsável deve tomar cuidado durante a aplicação, usar uma cola específica e isolar os fios posteriores. Por isso, é de extrema importância escolher uma profissional qualificado e confiável para realizar a extensão.
Quanto tempo leva o procedimento?
Não é demorado, costuma durar de 1h a 2h.
É normal sentir dor, coceira ou incômodo na extensão?
Não, isso acontece quando o procedimento não é realizado corretamente.
Como tirar a extensão de cílios?
A remoção é feita com o uso de um produto específico, portanto é recomendado que seja realizada por uma profissional.
Como é feita a manutenção da extensão?
Primeiro, remove os fios crescidos ou soltos, em seguida, o espaço é preenchido com novos fios.
Não existe nenhuma contraindicação para colocar a extensão de cílios. No entanto, se você possui alguma doença ocular, converse com seu médico antes. Também verifique se você não é alérgica aos componentes da cola.
Como é feito o procedimento?
Você gosta de ver de perto como um procedimento é realizado para se convencer a fazê-lo? Os vídeos abaixo mostram a aplicação de extensão de cílios, além de trazerem informações complementares. Confira!
Extensão de cílios fio a fio
Acompanhe a aplicação da extensão fio a fio desde a limpeza dos cílios naturais até o final do procedimento. Há dicas para colocar o marcador sem grudar na linha d’água dos cílios inferiores.
Como fazer volume híbrido
A extensionista explica que a cada 30 minutos será preciso trocar a cola e a técnica, intercalando o volume russo com o fio a fio. Essa junção resulta no volume híbrido. Por isso, ela trabalha os dois olhos ao mesmo tempo. Acompanhe o procedimento.
Independentemente da técnica de extensão de cílios escolhida, o importante é você se sentir bem e admirar ainda mais a pessoa que vê no espelho. Aproveite para conhecer o lash lifting – uma técnica que alonga e molda os cílios.

Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.