Dicas de Mulher Dicas de Beleza

De morena a loira: como acertar no processo e conquistar o tom ideal

Saiba como ter o cabelo loiro dos sonhos sem prejudicar a saúde dos fios e conquistando um resultado final cheio de vida e iluminado

em 14/06/2017

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Deu vontade de mudar totalmente o visual e ficar loira? Pois saiba que, além de vontade, é preciso ter bastante consciência desta mudança, se preparar bem e conversar muito com um cabeleireiro de confiança.

A transição de morena para loira nem sempre é fácil de fazer, pois a pigmentação dos cabelos escuros é bem mais forte.

O processo pode ser um pouco demorado e pode não ficar do jeitinho que você sonhou com apenas uma ida ao salão. Ou seja, é preciso ter paciência!

Mas calma, é possível ter lindos cabelos loiros mesmo se você foi morena durante toda a vida. Com a ajuda de um bom profissional para orientar e cuidar bem dos fios, ter cabelos claros, lindos e brilhantes pode se tornar um sonho realizado.

A transformação das blogueiras

Veja como as blogueiras cuidam de seus cabelos claros e o antes e depois de suas transformações:

Thássia Naves

Reprodução/Blog da Thássia

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Thássia foi ficando mais loira aos pouquinhos, e hoje ela tem mechas no estilo ombré tão perfeitas que parece que sempre teve este cabelo loiro com cara de praia! Ela destaca que o loiro vem mais das pontas, e a raiz não leva tinta.

Beca Brait

Reprodução/Beca Brait

Foto: Reprodução / Beca Brait

Beca tinha jurado que nunca pintaria todo seu cabelo, mas não resistiu e ficou loiríssima! Ela faz questão de dizer a suas leitoras que não basta apenas tingir: é preciso hidratar, nutrir e cuidar muito bem dos fios para que eles continuem saudáveis.

Luiza Gomes

Reprodução/Eu Capricho

Foto: Reprodução / Eu Capricho

Como o cabelo da Luiza era bem escuro, ela começou a clarear aos poucos, sem ir direto para o loiro. Depois de conseguir puxar a cor até em cima, ela passou a só retocar a raiz para não danificar tanto o cabelo.

Ju Romano

Reprodução/Juliana Romano

Foto: Reprodução / Juliana Romano

Ju Romano não ficou apenas loira – ela ficou totalmente platinada! O visual super estiloso e ousado pede cuidados especiais. Sabia que ela usa até um shampoo roxo para deixar o tom do cabelo menos amarelo?

Vivian Fabulous

Reprodução/Fabulous

Foto: Reprodução / Fabulous

A Vivian do Fabulous tinha o cabelo castanho, e conseguiu deixar o look super iluminado ao deixar os fios mais claros. Entre os segredos dela para ter cabelos sempre deslumbrantes, está um shampoo feito especialmente para loiras, que dá brilho e preserva bem a cor.

Como ficar loira passo a passo

O cabeleireiro Pablo Gimenez explicou uma por uma as medidas que devem ser tomadas para ficar com os cabelos loiros e saudáveis. Acompanhe:

1º passo: avaliar o estado do cabelo

“O primeiro passo para quem quer ficar loira é saber se a estrutura do fio do cabelo suporta tal transformação e ver o histórico de químicas que ja foram feitas. Se o cabelo tem coloração artificial é sempre mais difícil obter um alto nível de clareamento. Isso também vale para cabelos com progressivas, pois o fio fica com uma película que funciona como barreira para a ação do descolorante. Nesses casos específicos, temos que ter muito cuidado para não ultrapassarmos o nível saudável de clareamento para não comprometer a vitalidade do cabelo”.

2º passo: começando aos poucos

Em vez de entrar no loiro logo de uma vez, o ideal é ir fazendo mechas mais claras aos poucos. “Gosto de começar com muitas mechas intercalando com clareamento de pontas porque dá naturalidade ao visual, afinal de contas, todo cabelo é mais claro nas pontas do que na raiz. É difícil conseguir um loiro global na primeira vez. Pensando na saúde do cabelo é melhor fazer mais de uma visita ao salão para aumentar o nível de clareamento gradativamente, sempre intercalando com bons tratamentos de nutrição e reconstrução, para a reposição lipídica e proteica que ajudam a controlar a resistência do fio, e hidratação para reposição hídrica que ajuda na maleabilidade e brilho do cabelo”.

3º passo: tenha calma e não tente forçar o processo

“Normalmente quando clareamos um cabelo de tom escuro, o que ocorre é um arrasto de fundo de clareamento, ou seja, temos muita quantidade de pigmento residual natural do tom do seu cabelo. Por isso é importante não forçar de mais a descoloração e usar um tonalizante correto pra neutralizar a altura de tom que conseguimos chegar”.

4º passo: chegando ao tom com os produtos certos

Você pode acertar o tom de loiro que quer com tonalizantes ou matizadores. Entenda a diferença: “Com o uso do tonalizante no salão, o efeito é mais duradouro. Algumas marcas específicas também proporcionam hidratação, o que confere extremo brilho e maciez. Quando usamos tonalizante, o pigmento consegue preencher os espaços vazios no cortex do cabelo que eram preenchidos pela antiga cor, natural ou artificial.

Existem produtos matizadores que ajudam a manter neutralizado o tom do loiro. Mas, quando usamos somente matizadores, os pigmentos ficam muito superficiais entre as cutículas do fio, e por isso têm pouca durabilidade”, explicou Pablo.

5º passo: raiz clara ou escura?

Essa escolha depende principalmente do seu gosto e do tempo que você terá para retocar a raiz. A raiz clara precisa ser retocada bem mais rápido que a escura. “Agora falando sobre o tom de loiro, por regra geral, em peles quentes caem bem os tons de loiros frios, e em peles frias ficam bons os tons dourados, amendoados e beges”, é o que diz o hairstylist.

6º passo: cuidados diários

Veja as dicas de Pablo Gimenez para manter os cabelos loiros lindos e saudáveis:

“Todos os cabelos precisam de tratamentos, e os descoloridos muito mais por terem a sua estrutura danificada devido às químicas.

Então a minha indicação sempre é fazer uma reconstrução no salão uma vez a cada vinte dias ou uma vez por mês, e ter em casa basicamente 5 produtos:

  • shampoo, especial para o couro cabeludo;
  • condicionador específico para o fio do cabelo;
  • máscara para tratamento – usar uma vez por semana para a reposição de nutrientes;
  • finalizador para proteção térmica e para dar balanço;
  • serum para dar brilho, reparar pontas duplas, potencializar o tratamento e também ressaltar o brilho”.

Vlogueiras e suas transformações

No Youtube, várias vlogueiras falam de seus processos para ter os cabelos lindos e loiros. Confira:

Camila Amaral

Quer saber como Camila conseguiu passar de castanha para loira em um dia? Neste vídeo, ela explica como foi o processo. A primeira dica é superimportante: deixar o cabelo saudável bem antes de aplicar a química.

Michelle Almendra

A Michelle já foi loira, morena, e conseguiu voltar a ser loira sem prejudicar seus cabelos. O vídeo dela é superútil para quem já passou por vários processos de coloração e não sabe como os fios vão ficar com mais uma camada de tinta.

Thalita Santis

Para quem tem nunca pintou o cabelo e tem curiosidade de saber como é, o vídeo da vlogueira Thalita Santis mostra cada passo para ficar loira, desde a descoloração com água oxigenada até a hidratação.

Sehzinha

Ficar loira em casa é um processo super difícil e arriscado. Por isso o vídeo da vlogueira Sehzinha é tão legal: ela conta tudo o que passou – inclusive os perrengues e as tentativas que falharam – para finalmente conseguir chegar no tom que queria!

Flavia Calina

O loiro que a vlogueira Flavia Calina conseguiu ficou super suave e manteve a raiz escura. Ela explica como foi até chegar neste resultado e acaba sendo uma inspiração para quem quer clarear mas não quer uma mudança muito drástica.

Mais inspirações para sua mudança

Confira os loiros diferentes de várias blogueiras brasileiras para alimentar ainda mais sua pastinha de inspirações no computador.

2.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.lalarudge.com.br/lala-rudge" target="_blank">Lala Rudge</a>
3.	Foto: Reprodução / <a href="http://juromano.com/" target="_blank">Ju Romano</a>
4.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.fabulousbyvivian.com/claudinha-leitte-e-o-batom-rosa/" target="_blank">Fabulous by Vivian</a>
5.	Foto: Reprodução / <a href="http://blogmarianasaad.com/" target="_blank">Mariana Saad</a>
6.	Foto: Reprodução / <a href="http://niinasecrets.com.br/tag/look-inspirado-na-serie-pretty-little-liars/" target="_blank">Niina Secrets</a>
7.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.keepcalmdiy.com/" target="_blank">Keep Calm & DIY</a>
8.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.tacielealcolea.com/" target="_blank">Taciele Alcolea</a>
9.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.caroltognon.com.br/" target="_blank">Carol Tognon</a>
10.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.micarocha.com.br/" target="_blank">Mica Rocha</a>
11.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.nathaliageneroso.com.br/" target="_blank">Nathalia Generoso</a>
1.	Foto: Reprodução / <a href="http://www.blogdathassia.com.br/br/2015/11/06/look-spezzato/" target="_blank">Blog da Thassia</a>

Como você viu, ficar loira não é fácil e é preciso muito cuidado, muita calma e muito perfeccionismo para conseguir o cabelo dos sonhos.

Mas, quando o resultado fica pronto e você consegue ver no espelho seus fios clarinhos e saudáveis, tudo vale a pena!

Comentários
Dicas relacionadas