Como fazer amaciante: passo a passo para a maciez perfeita

Escrito por
Em 04.02.20

iStock

Seja para a hora que o amaciante do mercado acaba, ou se você gosta de fazer seus próprios produtos de limpeza, vale a pena aprender um modo de fazer bem simples. É uma ótima opção para quem quer economia, rendimento e qualidade. Veja como fazer amaciante de várias formas:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer amaciante

iStock

Ingredientes

  • 1 sabonete em barra de sua preferência
  • 2,5 l de água
  • 50 ml de vinagre de álcool

Como fazer

  1. Rale o sabonete no ralador de corte fino;
  2. Em uma panela, coloque o sabonete ralado e 1 l de água;
  3. Leve ao fogo e mexa até o sabonete dissolver bem;
  4. Deixe a mistura descansar por 3 horas;
  5. Quando ficar bem firme, mexa até amolecer um pouco;
  6. Em seguida, leve até o liquidificador e bata por 2 minutos;
  7. Depois, volte a base do amaciante para a panela;
  8. Adicione o vinagre e mexa bem;
  9. Enquanto mexe, acrescente o restante da água e logo estará pronto o seu amaciante.

Com poucos ingredientes, essa receita rende até 3 litros de amaciante caseiro, de um jeito superfácil e econômico. A seguir, veja outras dicas e formas de fazer amaciante!

Outras formas de fazer amaciante

Os ingredientes e o modo de preparo podem variar, e o bom disso é que você pode personalizar o cheiro e a textura do seu amaciante e deixá-lo do jeito que você gosta:

Como fazer amaciante com 3 sabonetes

Essa é uma ótima opção para quem quer um alto rendimento, para que o amaciante dure por bastante tempo, assim você não precisará fazer várias vezes a receita. Com 3 sabonetes, você consegue fazer até 10 litros de amaciante e o custo é superbaixo.

Como fazer amaciante caseiro com 2 ingredientes

Economize tempo e dinheiro ao fazer esse amaciante que leva apenas vinagre e sabonete em barra. Ele fica cremoso, lindo e rende até 7 litros. Uma dica é adicionar corante alimentício para dar cor ao amaciante e personalizar ainda mais o seu produto. Ah, e isso não faz manchar a roupa.

Como fazer amaciante com creme de cabelo

Continua após o anúncio

Que tal deixar seu amaciante ainda mais cremoso e macio utilizando creme de cabelo? Você pode utilizar qualquer tipo de creme ou máscara capilar para fazê-lo, e a textura fica incrível, além de acentuar o cheiro. Nesse modo de preparo, ele leva até 24 horas para ficar pronto, mas vale a pena testar.

Como fazer amaciante com glicerina

A glicerina é um excelente potencializador da maciez nos amaciantes. Com apenas 50 ml de glicerina, esse amaciante fica ainda mais cremoso e consistente. Não precisa levar ao fogo, mas a água utilizada deve ser fervida. Com essa receita fácil e prática, você consegue fazer 5 litros de amaciante concentrado e supermacio.

Como fazer amaciante com amido de milho

Nessa receita de amaciante caseiro, você vai utilizar, além dos ingredientes básicos, amido de milho, bicarbonato de sódio e um pouco de amaciante de mercado. É uma ótima ideia para quem quer aumentar o rendimento do amaciante pronto, além de potencializar a limpeza e a maciez com o amido de milho.

Fazer amaciante é uma opção prática que facilita a rotina de limpeza em casa, além de ser supereconômico. Veja também como fazer sabão líquido e tenha esses produtos sempre ao seu alcance.

Assuntos: Limpeza