Bem-estar

Como fazer a menstruação descer: será que um chazinho resolve?

Envato

Atualizado em 30.06.23

O atraso menstrual causa preocupação e é um inconveniente na rotina. Por isso, é comum as pessoas pesquisarem sobre como fazer a menstruação descer. A ginecologista Dra. Hanna Flávia Borges de Carvalho explicou o assunto, abordando a causa do atraso, bem como o popular costume de utilizar de chás para tentar agilizar o ciclo. Acompanhe a matéria!

O que pode causar o atraso da menstruação?

Diversos fatores afetam a duração do ciclo menstrual, porém nem todos são motivos para preocupação. Abaixo, a Dra. Hanna explica as principais causas:

  • Gravidez: a especialista explica que esse é primeiro motivo que deve ser analisado, “principalmente se houve relação desprotegida próximo ao período fértil ou uso irregular de métodos contraceptivos”.
  • Alterações hormonais: na “menopausa (última menstruação) e após a menarca (primeira menstruação)”, é comum ocorrer atraso menstrual, esse, entretanto, “não está ligado às doenças patológicas”.
  • Alterações na tireoide: a ginecologista explica que as alterações podem “levar a uma hipofunção da glândula, assim, o ciclo menstrual não ocorre todo mês”.
  • Excesso de atividade física: a ausência da menstruação pode ser causada pelo “baixo teor de gordura corporal”.
  • >Ansiedade e estresse: as alterações emocionais, como ansiedade e estresse excessivos, resultam em “atraso menstrual devido à liberação de cortisol”.
  • Anticoncepcionais: “o uso de pílulas anticoncepcionais, em regime contínuo, pode causar a ausência de menstruação”.
  • Síndrome dos ovários policísticos: a síndrome dos ovários policísticos leva à “anovulação decorrente do excesso de hormônios androgênicos”, atrasando, assim, a menstruação.
  • Magreza excessiva e dietas restritivas: semelhante ao excesso de atividade física, a “baixa taxa de gordura no corpo diminui a conversão periférica de estrogênio”, consequentemente, a pessoa não menstrua.

Antes de achar que a menstruação está atrasada, vale saber que “o nosso ciclo menstrual normal varia de 24 a 38 dias”. Após esse período, é importante excluir ou identificar a gestação. Em caso negativo, é necessário “procurar atendimento para a investigação, pois citei as causas mais comuns de atraso menstrual, porém há diversas outras”.

Como fazer a menstruação descer?

Canva

Publicidade

A ginecologista explica que “mudanças no estilo de vida e tratamento de doenças podem normalizar o ciclo menstrual”. Nesse sentido, “amenizar o estresse e reduzir a ansiedade são medidas que ajudam na regularização”. Além disso, a especialista informa que massagens abdominais e mudanças na alimentação não são práticas que alteram o ciclo menstrual.

É possível fazer a menstruação descer rapidamente?

De acordo com a Dra. Hanna, “a menstruação é uma perda fisiológica de sangue, de origem uterina e caráter cíclico, decorrente da queda de hormônios no final do ciclo, o que causa o descame do endométrio”.

Assim, para que fazer a menstruação descer, é necessário “identificar a causa do atraso menstrual e, a partir disso, fazer um tratamento”. A forma de regularizar o ciclo menstrual depende do diagnóstico, “por exemplo, se o atraso for decorrente de uma alteração na glândula tireoide, quando iniciarmos o tratamento correto, o ciclo retornará ao normal”.

Caso a menstruação atrase mais de 38 dias, a recomendação é “procurar um médico especialista para a investigação”. Segundo a ginecologista, “é possível induzir o sangramento com medicações”, porém isso nunca deve ser feito sem o acompanhamento profissional.

Chás para fazer a menstruação descer têm comprovação científica?

A ginecologista explica que “alguns chás podem provocar contrações uterinas e estimular o fluxo”. No entanto, “não podemos provocar a menstruação com chás”, pois não existe comprovação científica para isso.

Ela conta que os cinco chás mais usados pelas pessoas que querem apressar ou forçar a menstruação são: “chá de canela, chá de boldo, chá de gengibre, chá de arruda e chá de artemísia. No entanto, “como médica ginecologista, não aconselho o uso desses chás para provocar a menstruação. Se a sua menstruação estiver atrasada, procure por atendimento”.

Publicidade

O ciclo menstrual é um processo complexo que envolve uma série de variações hormonais, por isso não existe passe de mágica para forçar a descida da menstruação. Em caso de atraso, primeiro confira a data do último ciclo, em seguida, faça um teste de gravidez e, ao descartar essa hipótese, procure um médico.

Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.