Moda e Beleza

Cleansing Oil: limpa profundamente sem ressecar a pele

Canva

Atualizado em 21.11.23

O cleansing oil ou óleo de limpeza facial é muito utilizado na rotina de skincare das coreanas. Os produtos também conquistaram as brasileiras e viralizaram entre as influenciadoras do TikTok. A dermatologista Dra. Geisa Costa, Membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia, falou sobre os higienizadores e seus benefícios. Confira!

O que é cleansing oil?

Segundo a dermatologista, o cleansing oil é um higienizador facial composto, principalmente, por óleos vegetais ou minerais. Muitas vezes, o produto é confundido com o “demaquilante, mas esse pode ter uma variedade de formulações, incluindo água micelar, emulsões ou loções”. Já o sabonete facial tradicional, “normalmente, é feito à base de água e espuma”.

Para que serve o óleo de limpeza facial?

O cleansing oil é utilizado para remover maquiagem, sujeira, impurezas e resíduos de oleosidade da pele. O dermocosmético “funciona bem porque o óleo do produto se mistura com os óleos da pele e da maquiagem, dissolvendo-os e removendo-os completamente”.

Dessa forma, é possível limpar a pele sem deixá-la ressecada ou oleosa demais – uma vantagem, principalmente para quem tem a pele mista ou com acne. Entretanto, em caso de inflamação, é importante conversar com o seu dermatologista de confiança!

Publicidade

Benefícios do uso de cleansing oils

É fundamental conhecer as vantagens de um produto antes de comprá-lo. Abaixo, a Dra. Geisa Costa lista e explica os principais benefícios do uso de cleansing oils para a sua pele. Acompanhe:

  • Remoção eficaz: o cleansing oil “é eficaz para remover impurezas, produtos à prova d’água e protetores solares”.
  • Desobstrui os poros: o produto é formulado com óleos que têm afinidade com o sebo e as impurezas dos poros. Por essa razão, “ele pode penetrar profundamente e dissolver o acúmulo de sujeira, resíduos de maquiagem, células mortas da pele e excesso de oleosidade”.
  • Pele macia: o dermocosmético contém “óleos que ajudam a nutrir e suavizar a pele, proporcionando uma sensação de hidratação, elasticidade” e maciez.
  • Equilibra a oleosidade: “o cleansing oil dissolve o excesso de óleo acumulado na pele e reduz a produção de sebo excessiva”, assim, ajuda a equilibrar a oleosidade.
  • Limpeza suave: ao contrário dos produtos comuns, o cleansing oil oferece uma limpeza de pele profunda e suave”. Desse modo, não prejudica a barreira natural da pele.

Vale informar que, embora o produto contenha “ingredientes hidratantes, geralmente, eles não são suficientes para fornecer uma hidratação adequada e duradoura”. Portanto, “para ter uma pele bonita e com boa qualidade, é preciso cuidar sempre com as orientações do seu dermatologista”.

Como usar cleansing oil

Canva

A Dra. Geisa recomenda aplicar o produto no rosto seco e massageá-lo em movimentos circulares com as pontas dos dedos. Então, dê uma atenção especial “às áreas em que você passou maquiagem ou onde há maior acúmulo de óleo e impurezas”.

Após esse processo, ela recomenda utilizar “água para emulsionar o cleansing oil, transformando-o em uma textura leitosa para soltar ainda mais a sujeira”. Por fim, “enxágue o rosto completamente com água e certifique-se de que todo o produto foi removido”.

Frequência do uso

A especialista indica usar o produto diariamente para limpar o rosto, de preferência antes de dormir. Então, “pode-se usar uma vez por dia para retirar todas as impurezas acumuladas durante esse período”.

Publicidade

Contraindicações

O cleansing oil “é indicado para todos os tipos de pele. Entretanto, se a pessoa tem a pele sensível, é importante verificar os ingredientes do produto”. Fique de olho na composição do dermocosmético – caso tenha algum óleo alérgeno, não o utilize sem uma indicação profissional, pois pode provocar hipersensibilidade, especialmente na pele acneica.

Remover a make e limpar a pele com produtos específicos são só alguns cuidados importantes em uma skincare. O hidratante facial, por exemplo, é fundamental para manter a derme saudável, hidratada e livre do envelhecimento precoce.

Alguns dos produtos sugeridos nesta página possuem links afiliados. O preço não muda para você e caso você efetue uma compra nós recebemos uma comissão pela indicação. Confira nossa política de transparência.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.