Canela-de-velho: médico youtuber fala sobre os benefícios dessa erva

Escrito por Beatriz Castells

Foto: Reprodução / Hive Mind

A canela-de-velho (Miconia albicans) é uma planta medicinal bastante comum no nordeste brasileiro e também é conhecida como quaresmeira-da-flor-branca. Seus benefícios vêm sendo estudados há algum tempo e, para algumas pessoas, ela é considerada um verdadeiro milagre para o combate de artrose, artrite, dores na coluna e nas articulações.

5 benefícios da canela-de-velho

Foto: Reprodução / Mercado Livre


Já conhecida por suas ações anti-inflamatórias e analgésicas, o chá das folhas de canela-de-velho é usado como terapia natural alternativa contra dores de várias origens. O médico youtuber Dr. Dayan Siebra fala em seu canal sobre os benefícios dessa erva milagrosa.

1. Melhora as dores da artrose e da osteoartrite

A artrose nada mais é, de forma bastante simplista, o envelhecimento das articulações. Já a osteoartrite é a inflamação dessas articulações. Essas doenças promovem o desgaste das articulações, fazendo com o que os ossos entrem em atrito. A canela-de-velho atua regenerando essas cartilagens que revestem os ossos, diminuindo o impacto e, assim, amenizando as dores. A planta também tem ação antinociceptiva, ou seja, reduz a percepção e transmissão de estímulos que causam a dor.

2. Combate os radicais livres

Os radicais livres são todos os componentes que precisam ser descartados do nosso organismo, como por exemplo os resultantes do estresse e da má alimentação. A canela-de-velho age como um detox no sangue e também em outros órgãos. Por conta dessa ação, muitas pessoas relatam inclusive um aumento na libido.

3. Ajuda no controle do diabetes

A canela-de-velho também é bastante benéfica para os diabéticos ou pessoas que têm tendência em desenvolver a doença. Vale lembrar que qualquer alimento que contenha carboidrato pode aumentar a taxa de açúcar no sangue, esses alimentos não precisam necessariamente ser doces. A erva ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, combatendo consequentemente doenças cardíacas e renais.

Leia também: 10 benefícios incríveis do chá de alecrim

4. Auxilia a digestão

A planta possui inúmeros nutrientes que agem para o bom funcionamento do estômago, melhorando azias, má digestão, refluxo e dores de estômago. A canela-de-velho também tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana.

5. Desacelera o crescimento de tumores

Ao contrário do que muitas fontes dizem, ainda não existe comprovação de que a canela-de-velho possa estar relacionada com a cura do câncer, mas já houveram relatos de que a velocidade de crescimento de alguns tumores diminuiu consideravelmente quando o paciente ingeriu canela-de-velho por algum tempo. Algumas populações que consomem regularmente a canela-de-velho apresentam um índice reduzido de casos de câncer.

A canela-de-velho possui muitas outras ações benéficas ao organismo, como por exemplo auxiliar no tratamento de gordura no fígado, já que tem ação detox. A planta também age contra o parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Ou seja, é uma aliada da boa saúde!

Chá de canela-de-velho: como preparar

Foto: iStock

Para a canela-de-velho ter o efeito esperado, deve-se utilizar apenas as folhas dessa planta, já que não foram observados efeitos de suas outras partes.

Ingredientes

  • ½ litro de água
  • 7 folhas de canela-de-velho

Modo de preparo

  1. Ferva a água;
  2. Adicione as folhas e deixe ferver por mais 30 segundos;
  3. Desligue o fogão, tampe e deixe o chá em infusão por 1 hora;
  4. Beba quente ou gelado duas vezes ao dia, uma xícara antes do almoço e uma antes do jantar.

Não é recomendado fazer uma quantidade maior do chá para beber por mais dias, ele deve ser preparado diariamente para ser consumido fresco. Dessa forma, seus nutrientes serão preservados.

Leia também: Saiba como os chás podem diminuir o risco de Alzheimer em até 86%

Apesar de todos os seus benefícios, não é recomendado que o paciente abandone os outros tratamentos prescritos por um médico. O chá de canela-de-velho é um tratamento alternativo complementar e não deve ser utilizado como principal tratamento para as condições já citadas acima.

A canela-de-velho também pode ser utilizada para fazer banhos nas regiões afetadas pelas dores. Os efeitos, tanto para o chá quanto para o banho, começam a ser perceptíveis de 30 a 90 dias após o início do tratamento.

Dicas pela Web