Bem-estar

Saiba quais são os sintomas de anorexia e o que fazer quando identificar

Envato

Atualizado em 21.06.22

A anorexia é um transtorno alimentar que afeta principalmente as mulheres jovens, podendo desencadear ansiedade e depressão. Normalmente, isso se desenvolve por questões culturais, sociais e por sofrerem comparações com o padrões de beleza. Sendo assim, a Dra. Luciane Ikeda (CRM 144714), médica psiquiatra do Hospital Albert Sabin de SP (HAS), falou sobre o assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é anorexia

De acordo com a psiquiatra, a anorexia é “um transtorno alimentar que tem como característica a busca por um corpo magro, geralmente com IMC abaixo de 18, levando a pessoa a seguir dietas com restrição calórica pela busca por um corpo considerado perfeito“.

Além disso, a profissional comentou que pessoas que sofrem de anorexia nervosa “tem alteração na percepção de sua imagem corporal e podem usar métodos compensatórios, como purgação, prática de atividade física excessiva ou uso de laxantes”.

Causas da anorexia

Assim como em outras doenças psiquiátricas, a Dra. Luciane informou que as causas da anorexia são multifatoriais. Entretanto, ela indicou as principais delas:

  • História de vida da pessoa;
  • Influência do meio social em que ela está inserida;
  • Interação com o meio ambiente;
  • Carga genética.

Anorexia x vigorexia

A vigorexia, também conhecida como dismorfia muscular, é uma doença relacionada a distúrbios da imagem corporal. Ou seja, de maneira geral, refere-se a “indivíduos com obsessão pela imagem corporal e que passam horas na academia, de maneira compulsiva e exagerada”.

Além do mais, a psiquiatra explicou que pessoas que sofrem de vigorexia se submetem a dietas e uso de outras substâncias que são, muitas vezes, prejudiciais à saúde. “O indivíduo tem uma falsa percepção da sua imagem corporal e, por esse motivo, aumenta cada vez mais a intensidade dos exercícios, suplementos e anabolizantes para ganhar mais massa muscular”.

A Dra. Luciane explicou que a vigorexia é uma espécie de “anorexia nervosa reversa e está mais relacionada ao padrão de beleza masculino, que busca a imagem de homem másculo e musculoso”, enquanto a anorexia ocorre com frequência em mulheres, pela influência de corpos magros que o padrão de beleza feminino propõe.

Segundo a médica, ambos os transtornos se relacionam como um distúrbio da imagem corporal, pois as pessoas “se submetem a dietas regradas e outros métodos em busca do ideal de corpo perfeito, mesmo que esses métodos possam afetar a saúde”.

Em relação à personalidade, pessoas que sofrem com as patologias têm características de autocontrole. “No caso da anorexia, o autocontrole está no ato comer pouco mesmo sentindo fome”, por exemplo. Já na vigorexia, “o autocontrole está presente na organização da prática de exercícios e controle de dieta”.

Publicidade

Sintomas da anorexia

Envato

De acordo com a especialista, “a anorexia nervosa faz parte dos distúrbios alimentares e é considerada uma das doenças psiquiátricas de maior mortalidade”. Por esse motivo, é importante estar atento aos sintomas físicos e comportamentais. Conheça os principais a seguir:

Atitudes sintomáticas

Observar algumas atitudes é essencial para ajudar uma pessoa que sofre de anorexia. Entre os principais sinais estão:

  • Medo excessivo de ganhar peso;
  • Restrição alimentar;
  • Uso de métodos compensatórios (purgação, exercícios físicos e laxantes);
  • Prática excessiva de atividade física;
  • Visão de autoimagem anormal.

Além desses sinais, a pessoa com anorexia pode evitar conviver socialmente, pois não se sente confortável para comer perto de outras pessoas e pode apresentar depressão, ansiedade e autoestima baixa.

Sintomas físicos

Na maioria das vezes, a anorexia pode ser fatal. Identificar os sintomas logo no início pode impedir que o quadro se acentue. Portanto, atente-se aos sintomas físicos abaixo:

  • Peso corporal relativamente abaixo;
  • Distúrbio do crescimento;
  • Fadiga;
  • Ausência do ciclo menstrual;
  • Perda e fraqueza muscular, assim como resistência óssea.

Identificar os sintomas físicos e comportamentais são fundamentais para chegar ao diagnóstico e, assim, tratar o transtorno da melhor maneira. Então, continue a leitura para saber como o tratamento é feito.

Tratamentos para anorexia

De acordo com a Dra. Luciane, o tratamento para a anorexia “é multidisciplinar e envolve terapia, geralmente com psicólogo e uso de psicotrópicos”. Ademais, também pode ser feito acompanhamento nutricional com nutrólogo ou nutricionista.

O que fazer quando identificar anorexia

É comum que a pessoa com anorexia negue a doença e não reconheça que tem um problema de saúde. Por esse motivo é importante que as pessoas próximas observem os sintomas e comportamentos citados para ajudar. Assim, o primeiro passo é “procurar a avaliação de um especialista médico” para avaliar o caso e proceder com o tratamento adequado.

Anorexia tem cura?

A especialista esclareceu que a anorexia tem cura e deve ser tratada, uma vez que pode se tornar letal quando não diagnosticada. Ela alertou que “toda doença psiquiátrica tem fases de melhora e recaída, portanto recomendamos acompanhamento de um profissional a longo prazo”.

Uma pessoa com anorexia se enxerga de forma diferente e, muitas vezes, o transtorno alimentar pode ter relação com traumas emocionais. Portanto, ao notar que alguém sofre com a doença, é essencial abordá-la com empatia e acolhimento. Aproveite e saiba mais sobre compulsão alimentar, outro transtorno muito presente na sociedade contemporânea.

Publicidade

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.