7 alimentos que ajudam no crescimento do cabelo para introduzir na dieta

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Em 20.07.21

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Em 20.07.21

Para ajudar a deixar os fios mais bonitos é normal buscar por produtos como shampoos e fortalecedores. No entanto, de nada adianta se não houver cuidado também com as refeições, consumindo alimentos que ajudam no crescimento do cabelo. Quer saber quais são eles? Confira o que explicou a nutricionista Aline Campanelli (CRN8 – 6997):

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7 tipos de alimentos que ajudam no crescimento dos cabelos e precisam estar na sua dieta

Vários alimentos estão envolvidos no fortalecimento dos fios, a nutricionista sugeriu incluir no cardápio:

1. Proteínas

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Segundo Aline, “comer proteínas é importante para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são compostos principalmente por elas.” A nutri recomenda o consumo de:

  • Iogurte desnatado
  • Leite
  • Feijão carioca
  • Frango
  • Queijo cottage

2. Ômega 3

“Os ácidos graxos, Ômega 3, têm sido associados ao crescimento e fortalecimento dos fios”, comentou Aline. Assim, você pode consumir:

  • Salmão
  • Atum
  • Arenque
  • Nozes
  • Semente de Chia

3. Zinco

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“O mineral é fonte de reparação dos fios e por isso irá contribuir para um crescimento mais saudável”, explicou a nutricionista. Ela indica incluir nas refeições:

  • Carne vermelha
  • Amendoim
  • Castanhas
  • Grão-de-bico
  • Amêndoas

4. Ferro

“Este mineral pode ajudar no crescimento do cabelo, ainda mais a carne vermelha, pois é rica em um tipo de ferro fácil de absorver pelo organismo.” Comentou Aline, já incluindo na lista de alimentos:

  • Carne vermelha
  • Feijão preto
  • Lentilha
  • Pão de cevada
  • Castanha de caju

5. Selênio

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Segundo a nutri, “obter selênio suficiente é importante para manter o cabelo mais saudável e prevenir a queda dos fios.” Por isso, é interessante consumir:

  • Carne de porco
  • Frutos-do-mar
  • Ovos
  • Queijos
  • Iogurtes

6. Vitamina A

“Uma dieta pobre em vitamina A pode resultar em cabelos mais fracos e na queda dos fios”. Conforme disse Aline, a vitamina é uma das responsáveis por manter as madeixas hidratadas. Para fortalecer o cabelo, a nutri indica alimentos ricos em carotenoides:

  • Cenoura
  • Fígado bovino
  • Mamão
  • Manga
  • Espinafre

7. Vitamina D

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“A falta de vitamina D deixa os fios mais finos, além de fazer o cabelo parar de crescer”, explicou a nutricionista. Além de tomar sol, ela recomenda apostar nos seguintes alimentos:

  • Salmão
  • Fígado de bacalhau
  • Atum
  • Queijo suíço
  • Gemas de ovo

A nutri também citou os ovos como importante fonte de biotina, um nutriente que fortalece e evita a queda dos fios. No mais, não deixe de incluir em seu cardápio todos os alimentos que ajudam no crescimento do cabelo.

Alimentos que prejudicam o crescimento do cabelo

Para manter os fios saudáveis, você precisará cuidar das suas refeições, consumir os alimentos que ajudam no crescimento do cabelo e evitar os vilões dos fios. “Uma dieta desiquilibrada e pobre em proteínas, vitaminas e minerais pode piorar o quadro de queda de cabelo, assim como produzir fios fracos e quebradiços.” Veja o que Aline recomenda evitar:

  • Açúcar: “o açúcar contribui para o aumento do nível de insulina no sangue e o desequilíbrio hormonal”, citou Aline.
  • Farinha branca: a nutri comentou que “atrapalha a saúde dos fios também pelo pico de insulina no sangue e o desequilíbrio dos hormônios”.
  • Café: “o café não precisa ser excluído da dieta, mas deve ser consumido com moderação, pois em excesso interfere na absorção de minerais importantes para o crescimento dos fios, como o ferro.” Explicou a nutricionista.
  • Salsicha: Aline deixa claro que “os alimentos processados e industrializados devem ser consumidos com moderação, pois interferem no crescimento das madeixas”.
  • Frituras: “alimentos gordurosos e frituras atrapalham o crescimento dos cabelos, por isso, devem ser consumidos com moderação ou evitados.” Revelou a nutri.

Você imaginava que existissem alimentos que ajudam no crescimento do cabelo? Agora sabe o que pode incluir no cardápio e o que é melhor evitar. Vem dar uma olhada também na matéria sobre como fazer um cronograma capilar para crescimento dos fios.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação, Cabelos