Açúcar de coco: um adoçante natural rico em vitaminas

O consumo desse alimento pode trazer benefícios tanto para a sua saúde quanto para a beleza

Escrito por Vanessa Herrmann
Foto: Getty Images

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A preocupação com uma alimentação mais saudável está presente na mesa de muitas pessoas, e para que isso aconteça, algumas trocas são necessárias. E nem só grandes mudanças geram resultados, cuidando de pequenos detalhes é possível comer com muito mais qualidade. Como por exemplo, substituir o açúcar refinado na hora de adoçar seus pratos.

O açúcar de coco é mais natural e saudável em relação ao refinado. Segundo a nutricionista funcional Thainna Velasco, da Clínica Helena Costa, “ele não passa pelo processo de refinamento e preserva boa parte das vitaminas e minerais.” Sua produção é feita de sem adição de químicos.

Além de ser uma opção mais saudável, esse açúcar ajuda quem está tentando perder alguns quilinhos extras. Para saber como torná-lo seu aliado, confira a seguir as dicas da nutricionista.

Vantagens em relação aos outros açúcares e adoçantes

Segundo Thainna, o açúcar de coco possui muitas vantagens em relação aos outros açúcares, começando pela quantidade de nutrientes. “Possui baixo índice glicêmico, o que faz dele um aliado na perda de peso, podendo ser inclusive utilizado por diabéticos, diferente dos outros açúcares!”

Imagem: Dicas de Mulher

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Ela comenta que em relação aos adoçantes, “o açúcar de coco é superior no valor nutricional, o que não é difícil já que os adoçantes não possuem nutrientes. Por incrível que pareça, mesmo sem calorias, já foi descoberto que os adoçantes artificiais aumentam tanto a insulina quanto o açúcar. Os adoçantes são substâncias artificiais tóxicas que dificultam o processo de emagrecimento e intoxicam o organismo podendo se armazenar em determinados órgãos provocando doenças. Já o açúcar de coco é 100% natural.”

Leia também: 10 alternativas saudáveis para matar sua vontade de comer doces

Existe uma quantia máxima recomendada de consumo?

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para o consumo de açúcar foram reduzidas de 10% para 5% do total de calorias diárias. “Isso inclui todo o consumo de glicose, sacarose e frutose. Embora o açúcar de coco seja muito mais saudável, não devemos passar muito desta quantidade. Não devemos esquecer que ele é um carboidrato e deve entrar em qualquer dieta de forma controlada de acordo com o gasto energético que se tem durante o dia. Seu excesso também pode ser estocado na forma de gordura.” afirma Thaianna.

O produto é indicado para quem está fazendo dieta?

Foto: Getty Images

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A nutricionista diz que ele tem a mesma quantidade de calorias do açúcar refinado, porém o açúcar de coco tem um menor índice glicêmico. “Logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui, isso porque quando há picos de açúcar no sangue, o organismo é obrigado a liberar insulina para retirar esse açúcar que será estocado em forma de gorduras.”

Onde comprar açúcar de coco pela internet?

Na galeria a seguir você encontra opções de lojas online que oferecem o produto.

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Receitas com açúcar de coco

Quer adicionar o açúcar de coco à sua rotina culinária? Então confira a seguir algumas receitas de blogs de gastronomia e experimente!

1. Bolo de limão e mirtilos: a cobertura desse bolo é feita somente com mirtilos e açúcar de coco. Já a massa fica bem fofinha, pois leva iogurte. Para deixar o sabor de limão marcante, uma fruta inteira é usada, tanto o suco quanto as raspas.

2. Iogurte de baunilha: segundo a autora, o iogurte fica muito leve e o toque de açúcar de coco é fantástico. Na receita é feita uma cobertura de amoras, mas você pode acrescentar outra fruta que seja de sua preferência.

3. Bolo de tangerina e chocolate: com uma massa simples de chocolate, o sabor especial fica por conta dos sabor cítrico da tangerina e o doce do chocolate. Vale a pena experimentar.

4. Bolo de amêndoas: essa receita é de uma massa muito simples. Para um toque especial, você pode usar raspas de limão ou de laranja, que combinam muito bem com as amêndoas.

5. Bolo de coco: é fã dessa fruta? então essa receita é pra você, pois ela leva óleo, açúcar, farinha e lascas de coco, deixando o gosto da fruta bem marcante.

6. Brownie sem glúten e sem lactose: apesar de trocar o açúcar refinado pelo de coco, e ser uma receita fit, esse brownie não é baixo em calorias. A vantagem dele é que é muito mais saudável, mas deve ser consumido com moderação.

7. Bolo de cacau funcional: além de trocar o açúcar refinado pelo de coco, essa receita é sem glúten e sem lactose! Ele fica parecido com brownie.

Caso tenha achado interessante, procure a melhor forma de consumo para você e inclua o açúcar de coco na preparação de seus pratos, para assim poder usufruir dos benefícios que ele proporciona. Lembre-se de que quando se trata de mudanças alimentares, é sempre interessante buscar a orientação de um profissional.

Assuntos: Alimentação

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