Descubra se yoga emagrece e os benefícios surpreendentes dessa prática

Escrito por
Em 19.02.21

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Será que yoga emagrece? Essa é uma das questões que aparecem com frequência quando pensamos na prática. Para saber mais sobre e conhecer os benefícios, além das diferenças em relação ao pilates, conversamos com a instrutora de yoga Kari Nunes. Confira!

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A yoga realmente ajuda a emagrecer se aliada a uma boa alimentação?

“A yoga, aliada a uma boa alimentação, pode ajudar no processo de emagrecimento. Dentro de uma prática completa de yoga, realizamos ásanas, que é o nome que damos às posturas. Os ásanas de torção despertam o nosso sistema digestório de uma maneira eficaz, contribuindo para um melhor funcionamento dos órgãos digestórios”, explica.

A prática com ásanas de extensão cria espaço interno, contribuindo para um melhor espaçamento entre os órgãos, como como comenta Kari. “Imagina você utilizando uma calça superjusta, você consegue por um tempo permanecer com ela, até chegar um momento em que já não consegue mais respirar. Assim é o nosso corpo, a yoga ajuda a criar espaços, favorecendo o trabalho dos órgãos internos.”

Mas atenção: a yoga emagrece e auxilia no sistema digestório se for realizada regularmente, aliada a uma boa alimentação. E não para por aí: ela atua diretamente no sistema nervoso, favorecendo-o! Outro ponto importante são as técnicas de meditação, como os pranayamas, que nos ajudam a conectar corpo e mente. Saiba tudo sobre esse e outros benefícios a seguir!

10 benefícios da yoga que interligam a saúde de corpo, mente e alma

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Mais do que saber se a yoga emagrece, propomos informações completas sobre a prática, que tem benefícios surpreendentes. Acompanhe os detalhes!

  • Ajuda a controlar a ansiedade: Kari explica que esse efeito se dá graças às técnicas respiratórias, chamadas de pranayamas – o controle da energia vital. Maravilhoso, né?
  • Aumento da flexibilidade: “a ideia da yoga é criar espaço onde está amarrado, a abertura de espaço em nível físico reverbera a nível sutil, promovendo um profundo estado de bem-estar”, comenta.
  • Efeito antidepressivo: realizar yoga não só melhora a qualidade de vida, mas pode combater doenças como a depressão. Isso porque a prática ajuda a diminuir os níveis de um hormônio chamado cortisol, associado diversas vezes à depressão, como mostra um artigo (1).
  • Melhora a postura: Kari nos contou que a yoga trabalha o corpo como um todo. “Todos os ásanas são realizados com alinhamento impecável. Realizando aulas regulares, o praticante desenvolve consciência corporal e passa a fazer seus movimentos corriqueiros, como sentar e caminhar, de forma mais alinhada e consciente”, conclui.
  • Pode reduzir inflamações: um estudo feito com 218 voluntários os dividiu entre os que praticam yoga e os que não. O resultado mostrou que aqueles que praticaram yoga e exercícios tiveram redução dos marcadores de inflamação. “A prática regular de yoga pode proteger o indivíduo contra doenças inflamatórias, alterando favoravelmente os níveis de citocinas pró-inflamatórias” (2).
  • Promove o autoconhecimento: a yoga é uma prática fascinante que nos ajuda a cuidar de nós mesmas de dentro para fora, principalmente no que se refere à respiração. “Todas as posturas e técnicas respiratórias dentro da yoga tem o objetivo de trazer total atenção para aquilo que se processa da pele para dentro. Com a prática regular, o aluno passa a se auto-observar, contribuindo poderosamente para o processo de autoconhecimento”, aponta Kari.
  • Auxilia no ganho de força: “engana-se quem imagina que yoga é apenas meditações e relaxamentos. Durante as práticas, realizamos posturas desafiadoras, que ajudam corpo e mente a trabalhar autossuperação, promovendo resistência e resiliência”, esclarece.
  • Pode melhorar a saúde cardíaca: o que ajuda a reduzir as chances de várias doenças do coração, colaborando para uma boa saúde cardíaca. Um estudo apresentou que os participantes com mais de 40 anos de idade, praticantes de yoga, tinham níveis de pressão arterial inferiores aos que não praticavam (3).
  • Aumenta o foco e a concentração: de acordo com Kari, a prática de yoga é totalmente voltada para o momento presente. Utilizam-se técnicas respiratórias e de meditação que, juntas, promovem a abstração dos pensamentos. A yoga oferece uma pausa no dia para um alinhamento interno, trazendo benefícios que podem ser sentidos desde a primeira prática.
  • Auxilia na qualidade do sono: de tão relaxante que é, a prática da yoga ajuda a melhorar a qualidade do sono – um fator importante para ter mais qualidade de vida e hábitos saudáveis. Até mesmo para idosos, praticar yoga trouxe melhoras nos aspectos do sono, proporcionando mais facilidade para dormir, aumento no número total de horas dormidas e a sensação de descanso pela manhã, como demonstrou uma pesquisa (4).

A yoga emagrece, mas também permite toda essa conexão incrível com quem somos e com o que nos faz bem. Então nada melhor do que saber como funciona uma aula de yoga, não é mesmo? Veja mais informações a seguir!

Como funciona uma aula de yoga

A Kari nos contou um pouquinho mais sobre o passo a passo de uma aula de yoga. Apaixone-se também pela vibe que essa prática passa!

“A prática de yoga inicia com a meditação, para que possamos desligar os pensamentos e estarmos de corpo e mente presentes. Em seguida, iniciamos os exercícios respiratórios, conhecidos como pranayamas, o controle da energia vital – exceção quando programamos de acordo com a necessidade do praticante”.

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“Temos técnicas que trazem energia ao corpo e outras que trabalham equilíbrio ou até mesmo o relaxamento. O terceiro momento da prática são as realizações das posturas. Sempre haverá ásanas de alinhamento, alongamento, torção, força e equilíbrio”.

Após os ásanas, chega-se à yoga nidra – um momento de relaxamento que tem preferência quase unânime entre os praticantes, como conta Kari. É a hora perfeita em que o corpo sutil usufrui dos benefícios da técnica para que a energia flua por um longo período.

Além de tudo isso, em uma aula de yoga, que dura cerca de 1h ou 1h15, você consegue queimar de 220 a 300 calorias!

Yoga X pilates

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Alguma vez você já ficou em dúvida quanto ao que diferencia a yoga do pilates? Se a resposta for sim, descubra agora mesmo!

“Na yoga, a respiração é completamente nasal, é como se estivéssemos aprendendo a respirar. Ao nascermos, respiramos de maneira correta – repare em um bebê e sua forma precisa de respirar. No pilates, a inspiração acontece de forma nasal e exalamos pela boca”, explica.

Segundo Kari, na yoga, usamos o próprio corpo para o desenvolvimento de força. Já no pilates, tem-se aparelhos. Isso torna a yoga bem mais prática, pois podemos praticar em qualquer hora e em qualquer lugar – inclusive ao ar livre, aproveitando um pôr do sol espetacular!

“A yoga trata o corpo como um todo: de nada adianta desenharmos um belo corpo inteiramente, sem uma mente saudável, não faz sentido. A yoga promove a integração de corpo, mente e alma”, complementa.

5 vídeos de yoga para iniciantes para começar a praticar hoje mesmo

Depois de conferir como a yoga faz bem para as nossas vidas, você também ficou com vontade de começar a usufruir desses benefícios? Dê uma olhadinha nos vídeos que selecionamos, que trazem informações bem legais para você dar aquele start e se apaixonar pela prática!

Primeira aula de todas para você que quer começar a praticar yoga

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Se você nunca praticou yoga ou quer uma aula mais tranquila, esse vídeo é ideal! Nele, a Fernanda Raiol introduz alguns movimentos da yoga para você começar da melhor forma. Aproveite para colocar em prática!

Posturas básicas da yoga

Em seu canal dedicado à yoga, a Fernanda Cunha ensina algumas posturas básicas da yoga, com base nos ásanas – as posturas físicas. Acompanhe o passo a passo de forma detalhada!

Aula de yoga para iniciantes para fortalecer e alongar o corpo todo

A Fernanda Raiol preparou uma aula um pouco mais desafiadora, mas que é perfeita para quem nunca praticou também ou está começando a se inserir na prática. A aula é supercompleta e toda guiada pela profissional!

Yoga pela manhã

Essa é uma aula preparada pela Raissa Zoccal, que mostra uma sequência energizante para você começar o dia conectando-se consigo mesma através de exercícios respiratórios e físicos.

Yoga para auxiliar na má postura

Aqui, os exercícios são focados em melhorar a postura, para você se livrar das dores e desconfortos – principalmente para quem fica muito sentada diariamente em frente ao computador.

Seja a yoga para iniciantes ou para quem já pratica há bastante tempo, tirar um momento para cuidar de si é importantíssimo. Reflete, assim, na leveza do seu dia a dia, proporcionando uma maneira mais sensível e tranquila de ver e de viver o mundo!

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As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar