
Bem-estar
iStock
![]() |
|
Será que yoga emagrece? Essa é uma das questões que aparecem com frequência quando pensamos na prática. Para saber mais sobre e conhecer os benefícios, além das diferenças em relação ao pilates, conversamos com a instrutora de yoga Kari Nunes. Confira!
Publicidade
“A yoga, aliada a uma boa alimentação, pode ajudar no processo de emagrecimento. Dentro de uma prática completa de yoga, realizamos ásanas, que é o nome que damos às posturas. Os ásanas de torção despertam o nosso sistema digestório de uma maneira eficaz, contribuindo para um melhor funcionamento dos órgãos digestórios”, explica.
A prática com ásanas de extensão cria espaço interno, contribuindo para um melhor espaçamento entre os órgãos, como como comenta Kari. “Imagina você utilizando uma calça superjusta, você consegue por um tempo permanecer com ela, até chegar um momento em que já não consegue mais respirar. Assim é o nosso corpo, a yoga ajuda a criar espaços, favorecendo o trabalho dos órgãos internos.”
Mas atenção: a yoga emagrece e auxilia no sistema digestório se for realizada regularmente, aliada a uma boa alimentação. E não para por aí: ela atua diretamente no sistema nervoso, favorecendo-o! Outro ponto importante são as técnicas de meditação, como os pranayamas, que nos ajudam a conectar corpo e mente. Saiba tudo sobre esse e outros benefícios a seguir!
iStock
Mais do que saber se a yoga emagrece, propomos informações completas sobre a prática, que tem benefícios surpreendentes. Acompanhe os detalhes!
A yoga emagrece, mas também permite toda essa conexão incrível com quem somos e com o que nos faz bem. Então nada melhor do que saber como funciona uma aula de yoga, não é mesmo? Veja mais informações a seguir!
A Kari nos contou um pouquinho mais sobre o passo a passo de uma aula de yoga. Apaixone-se também pela vibe que essa prática passa!
“A prática de yoga inicia com a meditação, para que possamos desligar os pensamentos e estarmos de corpo e mente presentes. Em seguida, iniciamos os exercícios respiratórios, conhecidos como pranayamas, o controle da energia vital – exceção quando programamos de acordo com a necessidade do praticante”.
Publicidade
“Temos técnicas que trazem energia ao corpo e outras que trabalham equilíbrio ou até mesmo o relaxamento. O terceiro momento da prática são as realizações das posturas. Sempre haverá ásanas de alinhamento, alongamento, torção, força e equilíbrio”.
Após os ásanas, chega-se à yoga nidra – um momento de relaxamento que tem preferência quase unânime entre os praticantes, como conta Kari. É a hora perfeita em que o corpo sutil usufrui dos benefícios da técnica para que a energia flua por um longo período.
Além de tudo isso, em uma aula de yoga, que dura cerca de 1h ou 1h15, você consegue queimar de 220 a 300 calorias!
iStock
Alguma vez você já ficou em dúvida quanto ao que diferencia a yoga do pilates? Se a resposta for sim, descubra agora mesmo!
“Na yoga, a respiração é completamente nasal, é como se estivéssemos aprendendo a respirar. Ao nascermos, respiramos de maneira correta – repare em um bebê e sua forma precisa de respirar. No pilates, a inspiração acontece de forma nasal e exalamos pela boca”, explica.
Segundo Kari, na yoga, usamos o próprio corpo para o desenvolvimento de força. Já no pilates, tem-se aparelhos. Isso torna a yoga bem mais prática, pois podemos praticar em qualquer hora e em qualquer lugar – inclusive ao ar livre, aproveitando um pôr do sol espetacular!
“A yoga trata o corpo como um todo: de nada adianta desenharmos um belo corpo inteiramente, sem uma mente saudável, não faz sentido. A yoga promove a integração de corpo, mente e alma”, complementa.
Depois de conferir como a yoga faz bem para as nossas vidas, você também ficou com vontade de começar a usufruir desses benefícios? Dê uma olhadinha nos vídeos que selecionamos, que trazem informações bem legais para você dar aquele start e se apaixonar pela prática!
Publicidade
Se você nunca praticou yoga ou quer uma aula mais tranquila, esse vídeo é ideal! Nele, a Fernanda Raiol introduz alguns movimentos da yoga para você começar da melhor forma. Aproveite para colocar em prática!
Em seu canal dedicado à yoga, a Fernanda Cunha ensina algumas posturas básicas da yoga, com base nos ásanas – as posturas físicas. Acompanhe o passo a passo de forma detalhada!
A Fernanda Raiol preparou uma aula um pouco mais desafiadora, mas que é perfeita para quem nunca praticou também ou está começando a se inserir na prática. A aula é supercompleta e toda guiada pela profissional!
Essa é uma aula preparada pela Raissa Zoccal, que mostra uma sequência energizante para você começar o dia conectando-se consigo mesma através de exercícios respiratórios e físicos.
Aqui, os exercícios são focados em melhorar a postura, para você se livrar das dores e desconfortos – principalmente para quem fica muito sentada diariamente em frente ao computador.
Seja a yoga para iniciantes ou para quem já pratica há bastante tempo, tirar um momento para cuidar de si é importantíssimo. Reflete, assim, na leveza do seu dia a dia, proporcionando uma maneira mais sensível e tranquila de ver e de viver o mundo!
Publicidade
Moldada pelo universo das palavras e construindo em cada con(texto).