Vitamina de banana: 22 receitas nutritivas e muito saborosas

Escrito por Nicole Broetto

iStock

Banana é aquela fruta imprescindível para uma vitamina ou smoothie de respeito, né? Ela não só é saudável, como também possui um sabor único como nenhuma outra fruta e quando batida traz toda uma cremosidade a mais à receita. Dessa forma, separamos aqui algumas versões de vitamina de banana para todos os gostos, desde as mais clássicas e simples até aquelas que contam com ingredientes especiais. Confira!

Receitas de vitamina de banana

1. Vitamina de banana: para acertar em cheio na vitamina de banana, não tem como errar ao usar banana, gelo, iogurte, leite, granola e mel. É uma receita saudável, fácil e pode ser consumida no café da manhã ou como lanchinho da tarde, além dos ingredientes serem facilmente encontrados em qualquer lugar.

2. Vitamina de banana sem leite: para quem é alérgico, intolerante ou apenas evita tomar leite, eis que surge a solução: vitamina de banana sem lactose. Além da banana e do açúcar, ela é feita com água gelada e farinha de aveia no lugar do leite, trazendo a cremosidade necessária para uma boa vitamina.

3. Vitamina de banana com pasta de amendoim: para os fãs de pasta de amendoim, a vontade é colocá-la em tudo quanto é receita, não é mesmo? Mas ela de fato vai muito bem dentro de uma vitamina de banana, e além de deixar a bebida mais cremosa, o gosto do amendoim também complementa o sabor da fruta.

4. Vitamina de morango e banana: e outra combinação indiscutivelmente boa é a de banana com morango, parece que essas frutas foram feitas uma para a outra. O preparo da vitamina não tem nenhum segredo: basta bater as bananas, os morangos e o leite bem gelado no liquidificador e se deliciar!

Leia também: Vitamina de morango: 16 receitas nutritivas e refrescantes

5. Vitamina de banana com beterraba: e quem é do time da saúde em primeiro lugar, por que não fazer uma vitamina de banana muito saudável com beterraba e damascos? A bebida é rica em nutrientes e os ingredientes te dão energia para o dia todo. A cor também fica linda, gerando uma vitamina única.

6. Vitamina de banana com doce de leite: se você quer mesmo uma vitamina deliciosa digna de cafeterias, o jeito é não poupar no doce de leite e no chantilly. Uma dica interessante é adicionar Neston à mistura, que traz um toque diferente à vitamina.

7. Vitamina de banana com chocolate: e uma vitamina não tem como ficar ruim com chocolate, por isso experimente essa receita colocando no liquidificador banana, leite, cacau em pó, açúcar e gelo. Bata tudo até ficar homogêneo. A vitamina fica tão boa que até se assemelha a um milkshake de chocolate, é imperdível!

8. Vitamina de banana e melão: refrescante e ideal para o verão brasileiro, essa vitamina é perfeita para aqueles dias que só queremos ficar de boa tomando uma bebida gelada. Ela é feita com bananas congeladas, melão, água, gelo e folhas de hortelã.

9. Vitamina de banana e pera: já essa receita é supertropical e cheia de saúde. A pera é uma fruta rica em água, promovendo a hidratação, tão necessária para nosso corpo, e por que não juntá-la à banana e preparar uma vitamina deliciosa? O sabor fica bem neutro, rendendo uma bela bebida para ser servida para toda a família.

Leia também: Sorvete detox: aprenda como fazer sorvete de massa com suco verde

10. Vitamina de banana e abacate: outro alimento que casa muito bem com a banana é o abacate. Cada uma das frutas já gera uma vitamina saborosa por si só, então que tal uni-las em uma só? A dica é substituir o leite comum por leite de soja e ainda acrescentar sementes de chia para deixar tudo mais saudável.

11. Vitamina de banana, mamão e aveia: uma vitamina com carinha de infância é essa com mamão e aveia. Além de nutritiva, ela possui efeito laxativo. Para prepará-la coloque a aveia em flocos no liquidificador junto à água e deixe de molho por meia hora, até que a mistura se pareça com um leite de aveia. Em seguida acrescente banana e mamão e bata tudo.

12. Vitamina de banana, goji berry e chia: o goji berry e a chia são alimentos que se fixaram na cabeça das pessoas nos últimos tempos. Ambas possuem propriedades incríveis que fazem muito bem ao organismo. Para preparar esse verdadeiro copo de saúde, hidrate a chia e depois bata no liquidificador com água, goji berries, bananas e tâmara.

13. Vitamina de banana, morango e leite de soja: ótima para começar o dia bem, essa versão é peparada com banana, morango, chia, linhaça e leite de soja. É uma receita superlevinha e vale servi-la em belos copos decorados para agradar a família ou os amigos.

14. Vitamina de banana, morango e kefir: um alimento que está ganhando espaço no mundo culinário é o kefir, ele é feito a partir da fermentação do leite e traz diversos benefícios para a saúde. Assim, bata seu kefir com bananas, morangos, chia e açúcar demerara para garantir uma vitamina com muitos nutrientes.

Leia também: Como fazer uma vitamina de abacate cremosa e nutritiva

Receitas de smoothie de banana

iStock

15. Smoothie de banana proteico: de nome inglês, o smoothie consiste em uma bebida feita a partir de frutas congeladas, que depois de batidas trazem a cremosidade da onde vem o nome. A banana é a fruta curinga para um smoothie bem feito e se você decidir adicionar whey ou outra proteína de sua preferência, ele fica ainda melhor.

16. Smoothie de banana com canela: outra poderosa aliada da saúde e amiga do paladar é a canela, ela tem efeito termogênico, acelerando o metabolismo, além do seu aroma deixar tudo mais saboroso. Esse smoothie contém também, além da banana e canela, água de coco, que dá uma diferenciada das versões tradicionais.

17. Smoothie de banana com mel: o mel combina demais com a banana, trazendo um toque especial ao smoothie. Para apreciar o sabor dessa receita, coloque em um liquidificador uma colher de mel e de cacau em pó, um copo de leite e uma banana congelada. Incorpore tudo e acrescente alguns cubos de gelo ao final para ficar cremoso.

18. Smoothie de banana com chocolate : ótimo para ser servido como uma sobremesa geladinha, esse smothie vai conquistar seu coração. Você vai precisar misturar banana, leite, mel e chocolate em pó. Para finalizar decore o copo com calda de chocolate e chantilly para trazer beleza e sabor.

19. Smoothie de banana e cacau: e para quem gosta do sabor mais intenso de chocolate, que é trazido pelo cacau em sua forma mais pura, sem adição de açúcar, essa é a receita certeira! Com banana congelada, cacau em pó, leite, gelo e um quadradinho de chocolate (ou nibs de cacau) você consegue essa bebida que é festa no paladar.

20. Smoothie de banana e limão: uma escolha inusitada é fazer seu smoothie de banana com limão, mas nós garantimos que essa mistura vale a pena. Para tornar a bebida ainda mais refrescante, tente usar hortelã e bastante gelo.

21. Smoothie de banana e mirtilo: apesar de ser mais difícil de encontrar no Brasil, os mirtilos são frutinhas muito saborosas, meio azedinha e doce ao mesmo tempo. Entretanto, o esforço de encontrá-los só para preparar esse smoothie vale a pena, já que a bebida, que também leva leite de amêndoas e bananas, fica indescritível.

22. Smoothie de banana vegano: por ser muito versátil, o smoothie pode ser feito de uma infinidade de modos diferentes, sendo inclusive uma ótima bebida para veganos, que podem incorporar suas frutas e legumes favoritos à receita. Dessa forma, experimente colocar no seu smoothie manteiga de amendoim, canela, gengibre e leite vegetal.

Agora você não tem mais desculpas para não aproveitar aquele cacho de bananas que está parado na sua fruteira. Delicie-se preparando essas receitas de smoothie e vitamina de banana incríveis sem pensar duas vezes.

Assuntos: Alimentação

Para você