Dicas de Mulher Dicas de Saúde

9 usos inusitados para o alho

Além de ser um ótimo tempero, ele pode ser usado para colar, repelir insetos e evitar acne

em 11/07/2013

Foto: Thinkstock

Na cozinha ele é indispensável para dar um sabor todo especial aos pratos. Na ficção, é essencial para acabar com os vampiros. Mas o alho tem muito mais funções. Confira algumas formas diferentes de utilizá-lo:

1. Manter uma boa saúde

O alho possui algumas propriedades que ajudam o coração e o fígado, além de aumentar o metabolismo do ferro, prevenir o câncer e lutar contra bactérias vivas e vírus. Comer um ou dois dentes de alho todos os dias ajuda a manter uma dieta saudável.

2. Curar resfriados

Durante muito tempo o alho foi conhecido como um tratamento para tosses e constipações. Ainda não é algo totalmente comprovado pela ciência, mas algumas pesquisas já mostraram que o alho pode sim ajudar a tratar essas doenças de inverno.

A dica é picar um dente de alho na água quente por cerca de cinco minutos. Coe e beba. É um xarope natural. Ou você pode comer três dentes crus por dia quando estiver gripada.

3. Eliminar acne

Pouca gente sabe, mas o alho também faz bem para a pele. Basta cortar um dente ao meio e esfregar sobre a área afetada. Se isso for feito com regularidade, as propriedades antibacterianas encontradas no alho irão ajudar a limpar sua pele, evitando assim a acne.

4. Tratar feridas

Assim como no caso da acne, cortar um dente de alho ao meio e aplicar diretamente no ferimento ajuda a curá-las. Dói um pouco, mas funciona.

5. Tratar pé de atleta

A micose, causada por fungos, pode ser eliminada se você esmagar dois dentes de alho, colocar em água morna, e deixar os pés de molho por cerca de meia hora. Fungos detestam alho!

6. Repelir insetos

Esfregar alho na pele faz com que os mosquitos sugadores de sangue não se aproximem. Outra alternativa, caso você não queira sua pele com o aroma forte do alho, é espalhar alguns dentes em áreas onde há maior concentração de mosquitos.

7. Reparar vidros

Pense em um vidro levemente danificado. Esfregar o suco pegajoso de um dente de alho sobre as fissuras e enxugar o líquido depois, pode ajudar a fixar o vidro, pois o alho é um adesivo natural.

8. Colar

Da mesma forma que pode ser usado no reparo de vidros, o alho pode substituir a cola em outras coisas como, por exemplo, em artesanatos de papel.

9. Limpar

O alho pode ser usado como um desinfetante natural na hora da limpeza. Basta picar três ou quatro dentes e misturar com vinagre branco e algumas gotas de limão em um borrifador.

Comentários
Dicas relacionadas