9 coisas que você pode fazer com sachê de chá usado e nem fazia ideia

Os usos vão desde tratamentos de beleza até truques para limpar sua casa!

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Independente da estação do ano ou da ocasião, um chazinho sempre é bem-vindo. Além de gostoso, ele pode contribuir no tratamento de doenças. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu que chá de boldo cura ressaca e chá de camomila ajuda a mandar o estresse embora…

O que talvez você não saiba é que o sachê do chá, já usado, pode ser muito útil. Tanto em tratamentos de beleza quanto utilidades domésticas, ele é uma alternativa acessível e que dá resultado.

Confira a lista que preparamos com 9 usos diferentes para os sachês de chá. Temos certeza de que você vai pensar duas vezes antes de jogá-los fora!

1. O sachê de chá ajuda a aliviar queimaduras de sol

Foto: Reprodução / Good House Keeping

Esqueceu de passar o protetor solar e agora está com desconfortáveis marcas queimadas pelo corpo? Saiba que um saquinho de chá usado pode ser um ótimo alívio para queimaduras de primeiro grau, as mais leves. Prepare um chá de sua preferência, quando o sachê estiver morno, aplique sobre a área dolorida. Deixe lá até secar. Os polifenóis presentes no item ajudam a diminuir a vermelhidão.

2. Também pode ser usado em picadas de insetos

Foto: iStock

Não aguenta a vontade de coçar aquela picada de mosquito? Use o poder do sachê de chá ao seu favor. Molhe-o em água corrente e mantenha pressionado na área machucada por 15 minutos. Isso ajuda a diminuir tanto a inflamação quanto a irritação na pele, além de diminuir o inchaço.

Leia também: 10 benefícios incríveis do chá de alecrim

3. É um ótimo adubo para plantas

Foto: Reprodução / The Republic Of Tea

Os nutrientes presentes no sachê de chá serão muito bem-vindos no seu jardim ou na sua hortinha. Vale lembrar que enquanto nós adoramos o cheirinho de chá, muitos insetos e pragas não são nada fãs. Portanto, trata-se de um pesticida natural para manter invasores longe das suas plantas!

4. Ajuda a desinchar a área dos olhos

Foto: iStock

Você está com olhos inchados ou com bolsas na parte de baixo? Experimente esse truque! Coloque dois saquinhos de chá úmidos na geladeira por 30 minutos. Depois, coloque-os sobre os olhos por 15 minutos. Repita sempre que achar necessário. É uma boa sugestão para aliviar desconfortos de alergias.

5. Pode ser usado para dar mais força às unhas

Foto: Reprodução / Today Show

Poucas coisas são tão chatinhas como uma unha frágil e quebradiça. Mas para isso nós temos uma solução prática. Corte um pedacinho de um sachê de chá. Pressione sobre a área desejada, aderindo com o uso de uma cola para unhas. Cola instantânea também funciona, mas tenha cuidado para não colocar em contato com seus dedos! Finalize com uma camada de base. O pedacinho de sachê funciona como uma película que impede os danos nas unhas, deixando-as mais fortes.

6. Ajuda extra no combate às pragas

Foto: iStock

Sua casa está tendo a visita indesejada de ratos? Mantenha-os longe com alguns sachês usados de chá de hortelã, canela ou menta. Coloque-os nas áreas em que os roedores costumam estar, como armários embaixo da pia ou outras áreas problemáticas. Aranhas também costumam se afastar dos saquinhos.

7. Mantém sua geladeira livre de odores

Foto: Reprodução / Swanson Vitamins

Coloque saquinhos usados de chá em um recipiente aberto e deixe dentro da geladeira. Eles são úteis para absorver possíveis odores de alimentos. Use vários sachês se achar necessário. Esse pequeno truque garante uma geladeira fresca e livre de cheirinhos.

Leia também: Como eliminar olheiras: causas, prevenção, tratamento e como disfarçá-las

8. Facilita na hora de lavar louça gordurosa

Foto: Reprodução / Swanson Vitamins

Depois de preparar alguma receita mais gordurosa você tem dificuldade de limpar as panelas e utensílios? Dica de amiga: os sachês de chá são úteis até mesmo nessa tarefa. Em uma pia com água morna, acrescente alguns saquinhos usados de chá. Coloque a louça e deixe de molho por algumas horas – ou a noite toda. Depois é só lavar normalmente.

9. Elimina o mau cheiro de tênis e sapatos

Foto: Reprodução / Thrive Market

Assim como os sachês usados são úteis para remover odores da geladeira, eles também cumprem essa função em tênis e sapatos malcheirosos. Deixe os saquinhos dentro dos calçados que não estiver usando e troque-os com frequência. Dizem que esse truque faz mais efeito que bicarbonato de sódio, por exemplo.

Você já conhecia algumas dessas ideias? Coloque nos comentários se você tiver mais algum uso diferente para os sachês de chá. E não se esqueça de compartilhar com as amigas!

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários