5 truques em 1 minuto para você fazer fotos e vídeos legais

Com alguns materiais que você tem em casa, é possível criar efeitos superlegais nas suas fotos e fazer sucesso nas redes sociais

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você fica olhando aqueles perfis famosos do Instagram e morre de vontade de fazer fotos legais para ganhar muitos seguidores e receber aquela surra de likes, mas você não tem muito talento para a fotografia?

Nesse caso, você poderia contratar um fotógrafo profissional para fazer seu Instagram bombar, ou você poderia fazer um curso de fotografia e edição de imagem, assim você mesma produziria suas fotos. Isso, é claro, se você tiver orçamento e tempo disponíveis.

Caso sua situação não seja assim tão permissiva, não desista! É possível obter fotos legais e cheias de efeitos com o auxílio de materiais simples que você tem na sua casa.

Com um pouco de treino, você logo vai pegar o jeito dos truques e vai conseguir fazer lindas fotos e vídeos para arrasar nas redes sociais. Confira as dicas e tente fazer na sua casa:

1. Iluminação com sacola

Foto: Youtube / Sheldon Evans

Se você já tirou fotos com um fotógrafo profissional, você deve ter reparado que eles costumam usar grandes guarda-chuvas com o interior branco ou, então, um pedestal com uma caixa de interior branco acoplada nele. Esses equipamentos se chamam softbox e têm como função criar uma luz branda e difusa no cenário a ser fotografado, evitando aquelas sombras que estragam as fotos caseiras.

Leia também: 8 dicas para sair mais bonita em fotos

Se você não está a fim de comprar um softbox somente para tirar fotos para movimentar seu Instagram, experimente o truque da sacola: basta encher uma sacola plástica branca com ar, dar um nó nas alças e posicioná-la na frente do flash da câmera.

2. Toalha como suporte de câmera para vídeos

Foto: YouTube / Sheldon Evans

Sabe quando você tenta gravar um vídeo com a câmera em movimento horizontal, mas você acaba se mexendo demais e as imagens ficam tremidas? Pois saiba que você pode resolver esse problema facilmente com o auxílio de uma toalha.

Basta estender uma toalha sobre uma superfície plana e lisa, como uma mesa, e colocar a câmera em cima dela. Em seguida, você deverá arrastar a toalha para fazer a câmera se movimentar lateralmente, sem correr o risco de tremer para cima e para baixo. Esse truque também serve para tirar fotos panorâmicas.

3. Bokeh? É só usar o computador!

Foto: YouTube / Sheldon Evans

“Bokeh” é um termo japonês usado na fotografia que faz referência à distorção de uma área da foto, enquanto o objeto principal permanece focado. Em geral, a área que fica distorcida é o fundo da imagem, deixando a pessoa ou o objeto fotografado em destaque, com bastante nitidez.

É preciso conhecer a técnica e utilizar as lentes corretas para produzir um bokeh, mas isso não significa que você não possa dar um jeito caseiro. Para isso, você precisa encontrar uma imagem desfocada para usar de fundo da sua foto e abri-la no seu computador no modo de tela cheia.

Leia também: Ensaio fotográfico newborn: eternize os momentos do seu recém-nascido

Em seguida, coloque o objeto a ser fotografado na frente da tela do computador, posicione sua câmera evitando pegar o teclado e outros objetos do ambiente e faça o clique. Você ainda pode fazer os últimos recortes com um programa de edição de imagens.

4. Flare com CD

Foto: YouTube / Sheldon Evans

Sabe quando as fotos apresentam manchas de luz em forma circular ou hexagonal? Esse é o chamado efeito flare. Antigamente, o flare já foi considerado um defeito, mas hoje ele é valorizado pelos fotógrafos por deixar a imagem mais colorida e com as cores mais quentes.

Se você não conhece a técnica para reproduzir esse efeito, você pode recorrer a um flare “fake” para incrementar suas fotos. Para isso, basta posicionar o verso de um CD ou DVD logo abaixo da lente da câmera e movimentá-lo para direcionar o reflexo da luz no objeto a ser fotografado.

5. Filme queimado? Não, é só um palito de fósforo!

Foto: YouTube / Sheldon Evans

Você se lembra das manchas que apareciam nas fotografias antigas quando o filme queimava? Na época isso era considerado um desastre, hoje, porém, esse “defeito” virou charme, e você pode reproduzi-lo em casa.

Para isso, basta acender o palito de fósforo ou um isqueiro e posicioná-lo na frente da câmera, entre a lente e o objeto a ser fotografado – claro, não vale tampar todo o objeto com o fogo! A ideia é deixar a chama nas laterais da sua foto, para dar apenas um leve efeito de filme queimado na imagem.

Leia também: Dicas para escolher o fotógrafo do casamento

Não custa avisar: ao experimentar esse truque, tome muito cuidado para não queimar os dedos e não causar nenhum acidente na sua casa.

Todas as dicas foram compartilhadas pelo fotógrafo profissional Sheldon Evans em um vídeo. Assista para mais detalhes de como executar cada ideia:

Agora é só testar seus truques preferidos e boas fotos! 😉

Dicas pela Web