5 tipos de TPM e como controlar os sintomas de cada um deles

A TPM pode se manifestar de maneiras diferentes em cada mulher. Saiba como lidar melhor com o que você sente neste período

Escrito por Luciana Rodrigues

Foto: iStock

Toda mulher sabe quando a TPM está chegando, não é mesmo? Aquele momento do mês que antecede a menstruação e que você sente algumas alterações no seu humor, no corpo e até sente vontade de comer determinados alimentos.

Para algumas, é uma fase tranquila em que as mudanças são quase imperceptíveis, para outras, um período em que sequer se reconhecem. Mas afinal, por que isso acontece?

O que fazer nesse período para amenizar todos esses sintomas? Ou melhor, o que não fazer para potencializá-los? E quais são os sintomas que você sente? Afinal, há diversos tipos de TPM e cada um deles exige um cuidado diferente para aliviá-la.

Então se prepare! Conheça os 5 tipos de TPM, identifique o seu e saiba o que fazer nesse período para aliviar os sintomas sentidos por você!

1. Tipo A

Foto: iStock

O ginecologista Fábio Cabar explica que a TPM tipo A está mais ligada à ansiedade. “Acredita-se que algumas mulheres têm uma queda de estrogênio e maior liberação de adrenalina e cortisol, hormônios que contribuem para o estresse”.

Leia também: 10 alimentos que ajudam a acabar com o mau humor

Sintomas

Por estar mais ligada à ansiedade e ao estresse, os sintomas estão relacionados à agitação e irritabilidade. Veja os principais deles:

  • Ansiedade;
  • Tensão;
  • Dificuldades para dormir;
  • Irritabilidade;
  • Alterações de humor;
  • Desatenção.

O que fazer

Atividades físicas podem ajudar você a diminuir a sensação de estresse e aliviar parte da ansiedade. Eles também ajudam a diminuir a sensação de inchaço e aliviam sintomas de fadiga.

O que evitar

O ginecologista recomenda evitar alimentos com estimulantes: “chá, café e refrigerante são ricos em xantinas, substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor”.

2. Tipo C

Foto: iStock

Segundo o ginecologista Fábio Cabar, esse tipo está bem mais ligado à compulsão alimentar. “As mulheres que têm esse tipo de TPM normalmente têm desejo de comer comidas gordurosas e chocolate”. E há um motivo para isso: “A explicação para este desejo exacerbado são as alterações hormonais típicas dessa fase que causam uma sensação exagerada de prazer quando um alimento rico em açúcar ou gordura é ingerido”.

Sintomas

Os sintomas desse tipo de TPM estão mais ligados à questões alimentares, tais como:

Leia também: 12 dicas para combater a cólica menstrual

  • Compulsão por doces ou salgados;
  • Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes;
  • Dores de cabeça.

O que fazer

Nesse caso, deve-se fazer mudanças alimentares, fazendo com que haja uma maior sensação de saciedade e diminuindo o desejo por alimentos gordurosos. As atividades físicas diárias também podem colaborar nisso. Segundo o ginecologista, também é recomendável fazer mais refeições com menor quantidade de alimentos. “O ideal é fazer de 5 a 6 pequenas refeições ao dia, ao invés de 3 grandes refeições”.

O que evitar

Deve-se tomar cuidado com alimentos com excesso de cafeína, açúcar, gorduras animais e álcool, pois além de potencializarem a compulsão, também podem piorar as dores de cabeça sentidas.

3. Tipo D

Foto: iStock

As mulheres que sofrem desse tipo de TPM sentem sintomas depressivos. “Estes sintomas são causados geralmente pela redução de serotonina”, afirma Fábio.

Sintomas

Os sintomas ligados a esse tipo de TPM levam a mulher a ficar mais quieta e introspectiva, tais como:

  • Raiva imotivada;
  • Baixa concentração;
  • Lapsos de memória;
  • Alterações na autoestima.

O que fazer

Novamente, as atividades físicas são essenciais, pois ajudam a elevar os níveis de serotonina e, consequentemente, melhoram o humor, diminuindo a possibilidade de deixar o humor cair nesse período.

Leia também: 12 fatos sobre menstruação que você precisa saber

O que evitar

Você deve evitar o sedentarismo, pois isso ajuda na queda do humor. Também deve-se evitar consumo excessivo de álcool, principalmente nesse período, pois potencializa a queda da serotonina.

4. Tipo H

Foto: iStock

A TPM tipo H é aquela na qual as mulheres sentem o corpo inchar nesse período. Ou seja, ela “está relacionada à palavra ‘hidratação’, estando principalmente envolvida com a retenção de líquidos e suas consequências”.

Sintomas

Os principais sintomas desse tipo estão relacionados com variações no corpo, incluindo, até mesmo, alterações no peso. São elas:

  • Ganho de peso devido a retenção de líquidos;
  • Inchaço na região abdominal;
  • Maior sensibilidade e inchaço nas mamas;
  • Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés.

O que fazer

Para aliviar o acúmulo de líquidos, também é recomendado comer mais vezes durante o dia, em menor quantidade. Também deve ser diminuído o sal, para evitar que ele piore a situação da retenção. Consuma alimentos ricos em cálcio.

Outra ajuda para quem sofre desse tipo de TPM é consumir alimentos à base de soja. Como ela é rica em isoflavonas, ajudando a diminuir a dor nas mamas e a sensação de desconforto no abdômen.

Leia também: 7 dúvidas sobre absorventes

O que evitar

Evite alimentos ricos em sal ou que contenham muito sódio (abandone o shoyu da comida japonesa nesse período!). Também não pode consumir menos de 2 litros de água por dia. Além da hidratação ser muito importante de modo geral, a ausência dela contribui piorar o acúmulo de líquidos.

5. Tipo O

Foto: iStock

Esse é um tipo que reúne uma série de sintomas que ainda não há muita explicação dos seus motivos e que costumam vir em conjunto.

Sintomas

Os sintomas são bastante típicos e causam considerável desconforto. O ginecologista Fábio Cabar enumera-os:

  • Alteração nos hábitos intestinais;
  • Aumento da frequência de urinar;
  • Calores repentinos ou sudorese fria;
  • Dores generalizadas;
  • Cólicas;
  • Náuseas;
  • Acne;
  • Pele oleosa.

O que fazer

Compressas de água quente ajudam a aliviar as cólicas. Mudanças de hábitos alimentares, combinadas com atividades físicas, diminuem a incidência de todos esses sintomas.

Deve-se incluir carboidratos complexos e fibras na dieta, pois irão manter o bom funcionamento intestinal. Não se esqueça também de comer alimentos integrais, frutas, vegetais, cereais e grãos.

O que evitar

Mais uma vez o sedentarismo e maus hábitos alimentares devem ser evitados para diminuir a incidência desses sintomas nesse período, bem como manter a sua saúde sempre em dia!

Então, qual desses tipos de TPM é o seu? Você já faz algum desses procedimentos para aliviar os sintomas? Conte pra gente nos comentários! E compartilhe com suas amigas para que elas tenham mais informações sobre esse assunto! Aproveite e chame elas para assistir um desses 10 filmes perfeitos para serem apreciados nesse período e ajudar vocês a relaxarem e se divertirem!

Dicas pela Web