10 posições para aliviar cólica e ter mais conforto no período menstrual

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Em 12.01.21

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Em 12.01.21

O desconforto e as dores durante o período menstrual são um problema enfrentado por muitas mulheres. Para saber como lidar com isso, conversamos com a ginecologista Rebeca Garaude (CRM 98890), que indicou as melhores posições para aliviar cólica e deu outras dicas valiosas que podem ajudar a diminuir esse incômodo. Acompanhe na matéria!

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Índice do conteúdo:

Melhores posições para aliviar cólica

Rebeca Garaude explica que a “cólica menstrual (ou dismenorreia) é uma dor na região pélvica causada pelas prostaglandinas liberadas no período menstrual, que agem no útero causando sua contração para liberação do fluxo sanguíneo”. Ela aponta que existem várias maneiras naturais e alopáticas de aliviar a cólica, sendo a yoga uma excelente aliada. Confira as melhores posições indicadas pela ginecologista, além do passo a passo para atingir cada uma delas:

Baddha Konasana

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Também chamada de “postura da mariposa”, essa é uma das posições para aliviar cólica mais fáceis de atingir, sendo boa para relaxar a área do quadril. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Sente-se e junte as plantas dos pés, tentando manter os joelhos bem próximos da superfície;
  2. Incline-se para frente ou para trás, na posição em que se sentir mais confortável.

Balasana

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Essa posição de yoga é conhecida como “postura da criança”. Além de ajudar a reduzir a dor nas costas, ela também auxilia no relaxamento do abdômen. Confira como atingi-la:

  1. Ajoelhe-se sobre um tapete;
  2. Separe os joelhos até eles se alinharem com os quadris;
  3. Em seguida, incline-se para a frente e coloque os braços para trás, unindo as mãos;
  4. Encoste a testa no chão ou descanse-a sobre uma almofada;
  5. Respire 10 vezes, devagar e profundamente.

Parivrtta Natarajasana

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Durante o período menstrual, é comum que ocorram dores na costa – sobretudo na região lombar. Os passos a seguir te levarão à postura conhecida como “Shiva Twist”, que ajudará no alívio desse incômodo:

  1. Primeiramente, deite-se de barriga para cima;
  2. Cruze as pernas, depois eleve-as até a altura do peito e gire para a direita;
  3. Abra os braços e, bem devagar, gire para o outro lado.

Supta Virasana

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Para essa posição, também chamada “postura do herói reclinado”, você pode utilizar almofadas como apoio para as costas. Acompanhe o passo a passo:

  1. Sente-se sobre os joelhos, colocando as almofadas para trás;
  2. Deite-se até apoiar as costas sobre a almofada e estenda os braços para os lados.

Supta Baddha Konasana

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Essa posição é bem semelhante à anterior, sendo conhecida como “postura da deusa reclinada”. Veja como reproduzi-la:

  1. Sente-se com a coluna ereta e, em seguida, junte as plantas dos pés;
  2. Depois, deite-se, alongando-se para trás o máximo que conseguir.

Eka Pada Rajakapotasana

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Outra posição de yoga que pode ser uma aliada para aliviar a cólica é a “postura do pombo”. Confira o passo a passo para atingi-la:

  1. Sente-se de cócoras, flexionando uma das pernas na frente do corpo e levando a outra para trás;
  2. Estenda o tronco para a frente, apoiando os antebraços, as mãos e a testa sobre o chão.

Dhanurasana

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Também conhecida como “postura do arco”, essa posição não é tão fácil de reproduzir, mas promove um alívio rápido para a cólica. Veja como fazê-la:

  1. Deite-se de barriga para baixo, esticando as pernas;
  2. Na sequência, levante o quadril e eleve as pernas até a altura que conseguir;
  3. Estenda os braços para trás e, com as mãos, segure seus tornozelos;
  4. Erga a cabeça, acompanhando o movimento do corpo, e respire lentamente.

Pasasana

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Essa posição de yoga, conhecida como “postura do laço”, é ótima para alongar e aliviar as dores da cólica. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Posicione-se de cócoras, mantendo as pernas e os pés unidos;
  2. Vire os joelhos para o lado esquerdo e o tronco, para o direito;
  3. Em seguida, coloque o braço esquerdo diante das pernas e leve o direito para trás da coxa;
  4. Gire a cabeça levemente, olhando para a frente.

Janu Sirsasana

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Também chamada de “pose da cabeça no joelho”, essa posição exige bastante flexibilidade, mas você pode fazê-la respeitando seus limites para aliviar os incômodos da cólica. Confira como reproduzi-la:

  1. Sente-se com as pernas esticadas;
  2. Flexione a perna direita, de modo que a planta do seu pé direito toque o seu joelho esquerdo;
  3. Estenda o tronco para a frente, tentando alcançar o pé esquerdo com as mãos.

Upavistha Konasana

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Para facilitar a reprodução dessa posição, que é conhecida como “postura sentada em ângulo ampliado”, você pode começar com o auxílio de almofadas ou mantas. Acompanhe os passos necessários:

  1. Sente-se com as pernas esticadas e, na sequência, abra-as o máximo que conseguir para as laterais;
  2. Estenda os braços e leve o tronco para a frente, de modo a tentar tocar o chão (ou algum suporte, como almofadas) com a testa.

Rebeca destaca que, “na maioria das vezes, a causa da dismenorreia é simples e de fácil solução, mas, por trás dela, podemos encontrar doenças sérias e que exigem uma atenção muito especial.” Lembre-se de que o melhor é sempre consultar uma ginecologista e nunca se automedicar!

Outras formas de aliviar cólica

Agora que você já conhece as melhores posições, que tal conferir também outras práticas que podem ajudar no alívio da cólica? Veja, a seguir, as dicas dadas pela ginecologista:

  • Exercícios físicos: fazer exercícios aeróbicos leves a moderados é uma boa alternativa para aliviar a dismenorreia.
  • Bolsa de água quente: colocar uma bolsa de água quente sobre a região abdominal também é uma opção que traz alívio rápido das cólicas menstruais.
  • Alimentação: Rebeca recomenda evitar alimentos que retardam o trânsito intestinal, provocando a fermentação.
  • Remédios e suplementos: os analgésicos e anti-inflamatórios podem ser úteis para aliviar a cólica, bem como a suplementação de magnésio e de vitamina D. Vale lembrar, porém, que isso só deve ser feito sob orientação de sua ginecologista.
  • Outras práticas: por fim, as relações sexuais e a acupuntura são também boas alternativas para o alívio da dismenorreia, conforme Rebeca.

Colocando essas dicas e posições para aliviar cólica em prática, você terá um período menstrual mais tranquilo, sem as dores e os incômodos que costumam causar tanto desconforto. E para entender melhor o que acontece com seu corpo nessa fase, confira também tudo que você precisa saber sobre menstruação.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.