Saúde mental: veja sua importância e saiba como mantê-la

Escrito por
Em 16.04.20

iStock

O que significa ser saudável e por que cuidar da saúde mental? A psicóloga Sandra Escame nos explicou tudo sobre o assunto e deu dicas de como você pode cuidar da sua. Confira o que separamos para você!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é saúde mental

Sandra explica que saúde mental não é a simples ausência de um transtorno psiquiátrico: tem a ver com qualidade de vida, capacidade de mudar sempre que possível e se adaptar quando necessário. Ser mentalmente saudável é estar em paz com sua história e emoções, ser capaz de organizar o comportamento de acordo com objetivos, dar atenção ao importante e lidar com o mal estar gerado pelas situações e relações cotidianas.

Por que saúde mental é importante?

Sandra chama atenção para o negligenciamento com os cuidados emocionais. “Quando estamos bem emocionalmente, temos mais possibilidades de termos também uma saúde física (e vice-versa)”, afirma. A saúde mental nos possibilita o compromisso de buscar uma vida saudável e de qualidade e nos permite ser felizes com nossas escolhas. Além disso, o estresse coloca nosso organismo sob o efeito de substâncias químicas que afetam o sistema imunológico.

10 dicas que vão te ajudar a cuidar da saúde mental

iStock

Estando ciente da importância da saúde mental, o que fazer para mantê-la e ter qualidade de vida? Calma, a gente te ajuda! Dá uma olhada nessas dicas que a psicóloga Sandra Escame deu para a gente:

1. Descubra o que você gosta de fazer

Sandra afirma que é importante investir tempo naquilo que nos proporciona prazer. Encontre o que te faz bem, aquilo que você adora fazer, e o mais importante: faça!

2. Cultive e fortaleça seus laços

As relações são parte importante da nossa vida e desenvolvimento, uma vez que atribuem sentido ao nosso comportamento. Cuide das suas relações familiares e de amizade!

3. Mantenha-se ativa intelectualmente

Aprender e produzir coisas novas são formas de se manter ativa, além de proporcionarem prazer ao seu cotidiano.

4. Pratique atividades físicas

Pode parecer batido, mas praticar exercícios físicos pode realmente te ajudar! Ao se exercitar, seu corpo libera serotonina e endorfina, hormônios que promovem o bem-estar e a sensação de prazer.

Continua após o anúncio

5. Alimente-se bem

Já sabemos que os aspectos físico e mental estão interligados, certo? Por isso, cuidar do corpo é uma ótima forma de manter a saúde mental em dia.

6. Cuide do seu sono

Dormir bem também é muito importante para um bom funcionamento do corpo como um todo, além de nos manter menos suscetíveis a situações de estresse.

7. Tenha projetos

Ter projetos e objetivos traçados dá sentido à vida, por isso Sandra indica que essa é uma das formas de manter a mente saudável.

8. Tenha uma rotina de autocuidado

Esteja atenta ao seu corpo e desejos e lembre-se de tirar um tempo no dia a dia para cuidar de si mesma. Invista naquilo que promove sua autoestima. Ter uma rotina de skincare, por exemplo, funciona para muitas pessoas. Encontre o que faz sentido para você e se cuide!

9. Não se cobre tanto

No cotidiano, tendemos a produzir e trabalhar exageradamente, e isso não é nada saudável. Respeite o seu corpo e não se preocupe se precisar desacelerar e tirar um tempo para você mesma. Afinal, nada é mais importante do que sua saúde!

10. Não hesite em buscar ajuda profissional

Pedir ajuda não é fraqueza! Sua saúde mental merece ser cuidada da melhor forma. E lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar.

Coisas simples podem te ajudar a manter a saúde mental em dia. Por isso, não deixe de se cuidar. Você merece ser feliz!

Vídeos sobre saúde mental

Para saber mais sobre o tema e sua importância, veja esses vídeos com dicas de pessoas que entendem sobre o assunto.

Saúde mental: principais pontos sobre ela

Nesse vídeo, a psicóloga Auxiliatrice Caneschi explica o que precisamos saber sobre o tema e fala sobre os impactos que a saúde mental tem em nossas vidas. Confira!

Continua após o anúncio

O que pode abalar nossa saúde mental?

Saiba mais sobre o assunto e veja vários pontos relevantes sobre ele com o psiquiatra Caio Uehara.

Dicas para manter a saúde mental

Nesse vídeo, você confere dicas da psicóloga Jéssica Tibúrcio para se manter mentalmente saudável.

Cuide da saúde psíquica

Esse é um vídeo curtinho e didático que oferece dicas para cuidar da saúde e ser ativo. Confira!

Prezar pela saúde mental é essencial para uma boa qualidade de vida. Cuide de si mesma e seja feliz! Para isso, aposte nesses hábitos saudáveis e os inclua em sua rotina.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar