Bem-estar

O que é e qual a importância do equilíbrio emocional para a saúde mental

Envato

Atualizado em 01.07.22

Um dos requisitos para ficar com a saúde mental em dia é ter um bom equilíbrio emocional. Muitas pessoas imaginam que ser equilibrado emocionalmente é equivalente a ser calmo e zen o tempo todo. Por isso, para esclarecer as dúvidas, a psicóloga Aline Silva explica sobre o assunto.

Publicidade

O que é o equilíbrio emocional?

Aline explicou que o equilíbrio emocional envolve reconhecer e controlar suas próprias emoções, pensamentos e ações. Dessa forma você consegue “manter relacionamentos saudáveis, trazendo mais motivação e bem-estar consigo mesmo, bem como com as pessoas com quem convive”.

A psicóloga falou que ter equilíbrio emocional “significa que ter uma percepção sobre si e um domínio de suas próprias emoções. Com isso, as atitudes e reações são adequadas no enfrentamento de situações cotidianas, principalmente em relação a fatores estressantes”.

A importância do equilíbrio emocional no seu dia a dia

Envato

Segundo a psicóloga, o equilíbrio emocional te ajuda a ter “reações saudáveis e adequadas em situações estressantes, principalmente as que requerem mais atenção”. Abaixo, veja os principais benefícios:

  • Controle sobre os sentimentos;
  • Melhora do relacionamento interpessoal;
  • Reconhecimento de si, valorizando pontos positivos e trabalhando os negativos;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da empatia.

Você conseguiu entender o quanto o equilíbrio emocional é importante na sua vida? Siga a leitura para conhecer os sinais de desequilíbrio emocional.

O desequilíbrio emocional e suas causas

Segundo Aline, “o desiquilíbrio emocional pode causar tanto sintomas mentais como físicos. Quando a pessoa apresenta este desiquilíbrio pode ter irritabilidade, estresse, descontrole, agressividade, dificuldade de concentração e agitação”. Ela também citou a presença de sintomas físicos, como dor de cabeça e inflamações. Dentre as causas, estão:

  • Rotina estressante;
  • Luto;
  • Problemas financeiros;
  • Pressão no trabalho;
  • Pressão familiar;
  • Mudanças obrigatórias ou repentinas;
  • Medos e inseguranças.

Apesar de serem parte do cotidiano, é possível lidar com as causas do desequilíbrio emocional. Continue a leitura e veja como se saber se você possui equilíbrio emocional.

Como saber se eu tenho equilíbrio emocional?

Envato

Publicidade

Aline comentou que é natural ter sentimentos de tristeza ou raiva. Porém, a pessoa com equilíbrio emocional identifica seus pontos fortes e fracos, e lida de forma mais saudável com situações que a incomodam.

“Quando a pessoa tem equilíbrio emocional, ela consegue reconhecer estes sentimentos em si, como estão lhe afetando e como lidará com a situação a partir disto. Essa reflexão impede que a pessoa aja apenas por impulso, sem pensar na consequência de seus atos” finalizou.

6 dicas para atingir o equilíbrio emocional e viver mais tranquila

A psicóloga trouxe dicas para ajudar a atingir o equilíbrio emocional. Confira abaixo quais são elas:

Reconhecer seus sentimentos e como afetam sua vida

Envato

Ao invés de esconder seus sentimentos, “faça uma autoanálise, buscando reconhecer suas emoções diante das situações vivenciadas e refletir sobre elas”, explicou Aline. Dessa forma, você cria um vínculo com seus sentimentos, sendo acolhedora ao invés de ser combativa.

Identificar fatores estressantes

A ideia é entender o que te estressa, pois a partir disso, é possível buscar soluções para resolver. “Por exemplo, em caso de acúmulo de funções, a solução seria buscar delegar trabalhos, dividir tarefas e pedir ajuda quando necessário”, citou a psicóloga.

Praticar exercícios físicos

Envato

A psicóloga comentou que “trabalhar o corpo também contribui para o exercício de relaxamento da mente”. Por isso, é válido selecionar uma atividade física que combine com a sua personalidade, incluindo esse momento na sua rotina.

Identificar seus limites e respeitá-los

Procure não assumir mais do que consegue lidar. Assim, saiba dizer não em situações que passam dos seus limites. Assim, “você evita assumir compromissos, responsabilidades e tarefas que estão além do seu alcance ou que podem te sobrecarregar”, complementou Aline.

Procurar descansar bem

Envato

Publicidade

Segundo Aline, “o descanso é fundamental e necessário para que a mente possa relaxar. Dedicar um tempo para si mesma também contribui para o alívio no estresse e, assim, ter mais energia para se organizar mentalmente e buscar possíveis resoluções de problemas”.

Buscar ajuda profissional

O ponto chave do equilíbrio emocional é o autoconhecimento, pois o objetivo é lidar com seus sentimentos de forma responsável. Por isso, busque por profissionais que estimulam e ajudam a trabalhar com esses fatores emocionais.

Percebe como o equilíbrio emocional é essencial no seu dia a dia? Agora, não deixe de conferir também a matéria sobre a autoconfiança.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.