Autocuidado: práticas e a importância de cuidarmos de nós mesmas

Escrito por
Em 14.05.20

iStock

Você sabe o que é autocuidado e o que ele significa na prática? Mais que prazeres momentâneos, ele é importante para vivermos em harmonia e equilíbrio com nós mesmas. Consultamos a psicóloga Elisabete Colombo (CRP 08/09739) para informações precisas sobre o tema. Confira a definição de autocuidado, como praticá-lo e frases para você levar para a vida.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é autocuidado?

Dicas de Mulher

Segundo a psicóloga, o autocuidado “refere-se a um conjunto de atitudes no cuidado de si mesmo. Dar valor aos pensamentos, emoções, na tentativa de administrar melhor, ou até mesmo solucionar situações de incômodos por vezes mal resolvidas. O ideal seria desenvolvermos o autocuidado como um hábito, pois essa prática promove o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.”

Elisabete lembra ainda que “cuidar de si não significa não se importar com os outros. Somos seres sociais, então ser empático, se solidarizar com o próximo, também é um ato de amor importante para o bem estar mútuo.” Ou seja: “cuidar do outro não significa negligenciar a si mesmo.”

Tipos de autocuidado

  • Físico: consiste no cuidado com o corpo e, consequentemente, da mente; afinal, os dois andam juntos. A prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, por exemplo, ajudam a manter esse autocuidado.
  • Emocional: o autocuidado não se limita ao cuidado do corpo e lembrar-se do emocional também é muito importante. Práticas que representam esse autocuidado são a psicoterapia, o autoconhecimento, e o autoperdão.
  • Social: o autocuidado está longe de ser um hábito egoísta e de ações voltadas apenas para si mesma. É importante manter contato com pessoas que te apoiam, além de praticar a empatia e a solidariedade com o próximo.
  • Mental: esse autocuidado está relacionado ao cognitivo e ao conhecimento. Ter um hobby e reservar momentos para o lazer são importantes para manter a mente ativa, e não apenas funcionando no automático. Faz bem ler um livro, ver um filme, desenhar ou desempenhar outras atividades que estimulem a criatividade.

O autocuidado é complexo e não se limita à dedicação exclusiva ao nosso corpo ou aos nossos sentimentos. É preciso trabalhar para que o mental, físico, emocional e social estejam em harmonia.

6 hábitos de autocuidado

O autocuidado está além de simples definições e só pode ser alcançado a partir de nossas ações. De acordo com a psicóloga, há inúmeros exemplos de práticas de autocuidado. Confira as principais:

Dicas de Mulher

1. Praticar atividades e exercícios físicos

Atividades como exercícios físicos podem ajudar a combater estresse, depressão, ansiedade, etc. Afinal, mente e corpo andam juntos.

2. Ter uma boa noite de sono

Ter um tempo de sono adequado e reparador faz toda a diferença. O ideal depende de cada organismo, mas recomenda-se cerca de 8 horas por dia. Para a mente descansar, é importante seguir todos os conselhos já conhecidos: evitar aparelhos eletrônicos antes de se deitar ou uma alimentação pesada, por exemplo. Noites mal dormidas diminuem a capacidade de concentração durante dia e resultam em alterações de humor.

Continua após o anúncio

3. Ter uma alimentação saudável

É importante manter hábitos saudáveis, com alimentos que apresentem as vitaminas necessárias e seguindo uma qualidade nutricional boa. Isso não significa que a comida tenha que ser cheia de restrições ou sem sabor. Além das comidas saudáveis que podem ser supersaborosas, não é preciso se limitar a esses cardápios 100% do tempo: fugir da rotina de vez em quando também pode trazer benefícios para a saúde mental!

4. Manter uma vida social ativa e tranquila

Tenha uma vida social tranquila, vivendo em harmonia com as pessoas e mantendo contato com amigos, familiares, etc. Nenhum ser humano vive sozinho, então ter um sistema de apoio de pessoas queridas próximas também traz benefícios para a saúde mental. Se divertir, trocar informações e conversar com os amigos também é autocuidado.

5. Reservar momentos para o lazer ou para um hobby

Seja ler um livro, assistir um filme, passear ou fazer qualquer outra coisa de que você goste. A vida vai muito além das rotinas e obrigações e, por isso, é importante valorizar momentos consigo mesma sem uma finalidade específica.

6. Psicoterapia

Essa ajuda profissional pode fazer com que o indivíduo compreenda melhor a si mesmo e suas tomadas de decisões, ajudar a resolver conflitos e, consequentemente, ter uma vida com mais qualidade. Além de, claro, tratar problemas psicológicos, como transtornos de ansiedade e depressão, na tentativa de promoção de saúde mental.

São hábitos gerais que fazem toda a diferença para o nosso bem-estar. É importante encontrar harmonia e equilíbrio no dia a dia, a partir de ações e hábitos saudáveis que não são uma sobrecarga.

Como praticar o autocuidado

Não há autocuidado sem prática. Confira vídeos sobre o tema e veja exemplos de como você pode cuidar de si mesma e como essas ações podem melhorar a sua vida.

Um talk sobre autocuidado: 3 práticas para adotar já

Se você adora palestras no estilo TED, não pode deixar de ver esse talk sobre autocuidado. Tópicos como autorresponsabilidade e autossabotagem são abordados na conversa, além de 3 hábitos para você refletir e praticar com mais frequência.

Autocuidado: 10 práticas que podem mudar a sua vida

Muitas vezes, culpamos a sociedade e os outros pelos nossos problemas. Mas que tal olhar para si e cuidar de você mesma para ter forças para mudar o que tem de errado ao seu redor? Esse vídeo é sobre isso: uma conversa honesta sobre autocuidado, além de hábitos que podem melhorar o seu bem-estar.

Continua após o anúncio

Autocuidado: 8 práticas para sobreviver em um contexto difícil

Vivemos em um mundo que nos desafia e nos pressiona constantemente e, em contextos caóticos, fica difícil pensar em autocuidado, né? Algumas práticas nos ajudam a viver melhor e ter coragem para seguir em situações difíceis. Confira hábitos que podem diminuir o estresse e a ansiedade.

Como faço para me amar e manter um autocuidado?

Autoestima e autocuidado andam juntos, afinal, estar bem consigo mesma representa uma forma de cuidado de si. Mas a resposta para a pergunta “como faço para me amar?” está longe de ser óbvia e é construída diariamente. Nessa conversa descontraída e honesta, vemos formas de mudar o jeito como tratamos a nós mesmas.

Autocuidado e feminismo: cuidar de nós é resistência?

Mais que prazeres momentâneos, o autocuidado feminino é uma construção constante que traz benefícios a médio e longo prazo para nossa vida. Veja como esses hábitos estão ligados à luta feminista e como fazer com que outras mulheres conheçam e pratiquem o autocuidado.

O autocuidado é um processo em constante construção e cada mulher tem vivências particulares. Começar com uma prática simples, como acordar mais cedo, pode significar muita coisa e te proporcionar uma vida mais positiva e menos estressante. Qual dessas práticas você pretende adicionar em sua rotina?

10 frases de autocuidado para você usar como mantras

E para começar a praticar o autocuidado, confira essas frases sobre o tema para você dizer a si mesma e seguir em frente:

1. Ao cuidar dos outros, não se esqueça de você mesma

Dicas de Mulher

2. Afinal, cuidar de si é o primeiro passo para se importar com os outros

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

3. Não deixe que a autossabotagem tome conta da sua vida

Dicas de Mulher

4. Aprenda a dizer não para o que te é negativo

Dicas de Mulher

5. E sim para o que te faz feliz

Dicas de Mulher

6. Lembre-se de que o autocuidado é direito, e não privilégio

Dicas de Mulher

7. E amar a você mesma não te faz uma pessoa egoísta

Dicas de Mulher

8. Pelo contrário, o autocuidado te faz responsável

Dicas de Mulher

9. Esteja aberta e entenda você mesma

Dicas de Mulher

10. E pratique essas ações até que virem hábitos!

Dicas de Mulher

O autocuidado é um processo constante, mas superimportante para que a nossa vida seja mais positiva. Você sabe o que é responsabilidade afetiva? Veja a importância dela para os seus relacionamentos.

Assuntos: Bem-Estar