Sal de Epsom: conheça os benefícios deste produto para a saúde e a beleza

Profissionais falam do produto que vem sendo cada vez mais usado e listam também efeitos colaterais e contraindicações

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

O sal de Epsom é um composto chamado de sulfato de magnésio, ou também de sal amargo.

Mas o produto ficou popularmente conhecido pelo nome do local de onde é extraído, na região de Epsom, na Inglaterra.

O nutricionista Marcelo Langsdorff explica que sua diferença em relação ao sal tradicional é que o sal de Epsom na verdade nem é um sal propriamente dito. “É um mineral puro, composto de magnésio e sulfato”, diz.

A melhor forma de utilizá-lo vai depender do objetivo de cada pessoa e da finalidade pretendida.

Saiba mais sobre este produto, incluindo suas vantagens, formas de uso e contraindicações.

Leia também: Limpeza profunda da pele: os melhores produtos e conselhos

4 principais benefícios do sal de Epsom

Foto: iStock

Por ser um produto natural e oferecer benefícios para a saúde e também nos tratamentos de beleza, o sal de Epsom vem sendo cada vez mais consumido. Conheça algumas vantagens trazidas por este composto:

1. Anti-inflamatório: uma de suas propriedades, segundo o nutricionista, é o sulfato de magnésio, que possui ação anti-inflamatória para o organismo.

2. Ajuda na digestão: Marcelo explica ainda que o consumo de sal de Epsom também é um aliado no processo de digestão, favorecendo a absorção de nutrientes e eliminando as toxinas ingeridas.

3. Bom para a pele: de acordo com a biomédica Luciana Godinho, o produto é muito utilizado em banhos e compressas para a pele. “A derme consegue absorver facilmente o composto e os benefícios podem ser observados de forma rápida”, afirma.

4. Regulação de enzimas: o magnésio presente na composição desse sal ajuda a regular o funcionamento de mais de 300 enzimas do organismo.

Leia também: 11 maneiras de fazer um SPA em casa

Como usar o sal de Epsom

Foto: iStock

É importante uma consulta com profissionais que saberão indicar o jeito certo de aplicar ou ingerir o sal de Epson. Mas existem algumas formas simples de utilizá-lo no dia a dia. Confira:

No banho: para o corpo, a biomédica Luciana Godinho diz que o ideal é que seja feito um banho morno em banheira com uma xícara do sal e ficar com a pele imersa por cerca de 10 minutos.

Como esfoliante: para o rosto, a profissional indica adicionar o sal a meia colher do hidratante facial e aplicar na pele. No corpo a esfoliação pode ser feita durante o banho.

Na alimentação: de acordo com o nutricionista Marcelo Langsdorff, a forma correta de consumir varia para cada caso e, por isso, é importante ter orientação profissional.

Onde comprar

Foto: iStock

Geralmente as casas de ervas e alimentos naturais costumam vender o sal de Epsom, mas não é muito comum encontrá-lo no Brasil.

Leia também: Cuidados essenciais para uma pele perfeita

O mais fácil é procurar pela internet, em sites nacionais ou estrangeiros. Veja algumas lojas online que possuem o produto:

Quanto ao preço, um pacote de 30 gramas custa em média R$ 2,50. O de 1 kg, cerca de R$ 15,00.

Contraindicações

O nutricionista explica que as gestantes, lactantes e os diabéticos não devem fazer uso do sal de Epsom. O consumo sem orientação profissional também pode causar alguns efeitos colaterais, como vômitos e náuseas, diarreia e irritação estomacal.

Para você