15 receitas de sopas deliciosas e afetivas que vão te aquecer no inverno

Escrito por
Em 25.05.21

iStock

Por                                
Em 25.05.21

Seja como entradas para jantar ou como prato principal, as sopas são deliciosas. Isso porque possuem um cozimento mais lento para a construção do sabor. Além disso, os ensopados têm uma característica afetiva, que muitas vezes, aquece corpo e coração. E com a chegada do frio, nada melhor do que uma sopinha, não é mesmo? Por isso, veja estas receitas de sopas, que vão mexer com o seu paladar. Confira!

Publicidade

1. Sopa de cebola

Se você deseja uma sopa nutritiva e delicada, e que pode servir como entrada ou prato principal, aposte nessa sopa de cebola. Deliciosa e prática, você vai precisar apenas de azeite, cebola, sal, farinha de trigo, caldo de legumes, folha de louro, noz-moscada e cominho para obter um caldo leve e extremamente apetitoso.

2. Sopa de legumes

Quer uma sopinha de legumes saudável e muito simples de fazer? Então aqui está! Nessa receita o preparo é feito unicamente na panela de pressão. Com ingredientes básicos e sem uma proteína de origem animal, ela é uma ótima opção vegetariana para os dias mais frios. Sirva bem quentinha e se desejar saboreie com alguns pães, croutons ou torradas.

3. Sopa de feijão

Se você acha o feijão um ingrediente essencial em suas refeições, essa receita é para você. Com um creme simples feito com feijão cozido, linguiça calabresa e macarrão você vai obter uma sopa forte e extremamente saborosa para o almoço ou jantar. Essa é uma receita que possui ótimo rendimento e dá para dividir com toda a família!

4. Sopa de mandioca com linguiça

Transforme ingredientes simples como mandioca e linguiça em uma saborosa sopa cremosa. Com apenas mandioca, linguiça, tomate, cebola, sal, pimenta-do-reino e água você faz um caldo encorpado, leve e delicioso. Aproveite a chegada do inverno para provar essa maravilha!

5. Sopa de ervilha com linguiça

Publicidade

Ninguém resiste a um creme saboroso de ervilha, não é mesmo? E para dar um sabor especial, basta adicionar linguiça e bacon. Ficou com vontade de aprender? Aperte o play e veja como é prático e rápido fazer esse caldo. Além disso, ele pode ser servido como entrada ou prato principal. Faça para a família, eles irão adorar!

6. Sopa de mandioquinha

A mandioquinha, também é conhecida como batata-baroa, é um tubérculo queridinho dos brasileiros. Nutritiva e com um sabor delicado e único, ela sempre rende refeições deliciosas, e essa receita de sopa aveludada pode te provar isso. Aproveite o clima frio para experimentar essa delícia!

7. Sopa de abóbora

Com um sabor adocicado e uma textura leve, essa sopa de abóbora fará sucesso na sua casa. Nesse vídeo, você vai aprender a preparar um creme aveludado de abóbora com um toque de gengibre, vinho branco e iogurte integral. Também, veja como aproveitar a abóbora por completo e faça um farofinha com as cascas as sementes. Que delícia!

8. Sopa de beterraba

Essa receita de sopa de beterraba, feita em 30 minutos, leva apenas com beterraba, batata, azeite, cebola, alho e alguns temperos. Além de muito saborosa é prática e muito simples de fazer. Por fim, adicione um pouco de creme de leite e cebolinha picada para dar um toque de especial!

9. Sopa de cogumelos

Se você admira a culinária francesa e suas combinações de sabores, essa receita vai conquistar o seu coração! A sopa é carregada de sofisticação e sabor e leva apenas dois tipos de cogumelos, vinho branco e azeite de trufas. Para finalizar em grande estilo, faça uma crosta deliciosa com massa folhada. É realmente muito saborosa!

10. Sopa fit

Publicidade

Para quem quer aquecer no inverno, mas sem sair da dieta, essa receita chegou na hora certa. Com legumes de baixa caloria, sem carboidratos e com frango desfiado, esse caldo delicioso vai te dar saciedade. A receita é preparada em uma única panela e seu passo a passo é bem simples. Aproveite essa maravilha, porque sim, comida fit também pode ser saborosa!

11. Sopa de capeletti

Se você acha que sopa não é uma refeição, esse vídeo vai te provar o contrário. Essa receia especial é feita com cebola, cenoura, salsinha, pimenta-do-reino, sal e frango. Seu cozimento pode não ser tão rápido, mas o sabor final compensa muito. Após o tempo de prepara, basta retirar da panela os ingredientes sólidos e deixar o capeletti cozinhar nesse magnífico caldo!

12. Sopa de macarrão com carne moída

Quer uma receita fácil e com ingredientes que você já tem na geladeira? Então, aperte play no vídeo! Você vai precisar de óleo, carne moída, chuchu, cenoura, batata, alho, sal, colorau, pimenta-do-reino, caldo de carne, extrato de tomate e macarrão. Depois é, só refogar a carne com os legumes, cozinhar por cerca de 30 minutos e pronto, você tem uma sopa quentinha e deliciosa.

13. Sopa de frango

Outra receita de sopa famosa e muito querida pelos brasileiros é a canja. Com vegetais e frango, esse caldo tem seu sabor construído de forma gradual e cautelosa. E os temperos fortes como gengibre, pimenta-dedo-de-moça e muito alho, são capazes de curar qualquer resfriado. Ficou com vontade? Separe os ingredientes e experimente fazer essa delícia!

14. Sopa de carne com legumes e macarrão

Mais uma sopa saborosa feita em uma única panela. Rápida e com um preparo simples, esse caldo é quase uma receita afetiva. A suculência da carne com o sabor delicado da cenoura e da mandioquinha faz a diferença e torna a refeição ainda mais gostosa, aquecendo o corpo e a alma. Você precisa fazer em casa!

15. Sopa de ossobuco

Publicidade

Mais uma receita de ensopado forte! Essa saborosa sopa de ossobuco, apesar de precisar de mais tempo de cozimento, é bem simples. Você pode utilizar os legumes que mais gostar, dando preferência aos vegetais mais duros, por conta do tempo de cozimento. Além disso, não precisa se preocupar em cortar os ingredientes em pedaços pequenos, pois essa receita possui uma pegada mais rústica.

Comer é uma experiência prazerosa, e quando comemos algo que nos traz conforto, o prazer é maior ainda. Experimente fazer uma dessas receitas em casa neste inverno. Se preferir se aquecer um pouquinho mais, confira estas receitas de bebidas quentes.

Assuntos: Alimentação