20 receitas com salmão de dar água na boca

Saboroso e rico em benefícios nutricionais, o salmão rende refeições bonitas, coloridas e fáceis de preparar

Escrito por Karina Azevedo
Foto: Reprodução /

Foto: Reprodução / Cozinha da Duxa

Quem ainda não tem o peixe como um elemento regular na alimentação tem muitos motivos para começar a mudar seus hábitos. Afinal, além de saborosos, seus benefícios nutritivos são inegáveis: a recomendação do Ministério da Saúde é de que o consumo de peixes seja feito, pelo menos, duas vezes na semana.

Com ótimos valores nutricionais, uma ótima opção para suprir a necessidade de peixe no cardápio é o salmão. Rico em proteínas e em ômega 3, ele evita a formação de placas nas artérias, reduz o colesterol e o triglicérides, fazendo-se assim um componente saudável na alimentação das pessoas de um modo geral.

Além disso, esta espécie de peixe é especialmente indicada para algumas dietas específicas. Segundo a nutróloga e gastróloga Liliane Oppermann, “o salmão é recomendado para indivíduos cardiopatas, pois é um potente protetor cardíaco, e também para indivíduos com colesterol alto. Além destas indicações, é muito utilizado para dietas com foco em emagrecimento, pois agrega um menor valor calórico quando comparado a carnes vermelhas”.

Para usufruir dos benefícios do salmão, é importante tomar alguns cuidados na hora de comprar o produto. “A carne do peixe deve ser firme ao toque, com guelras avermelhadas e úmidas, e as escamas brilhantes e bem presas à pele. Os olhos devem ser transparentes e brilhantes, ocupando todo o espaço da órbita”, ensina Liliane, que também ressalta a importância de atentar-se ao cheiro do peixe.

Quanto ao preparo, a dica é evitar fritar o salmão imerso em óleo, uma vez que o método diminui as propriedades nutricionais presentes agrega gorduras saturadas ao alimento. O salmão combina com uma boa variedade de pratos e há muitas formas de prepará-lo mantendo-se longe de frituras.

Leia também: 20 receitas de saladas leves e saborosas

Confira vinte receitas de salmão e inclua o peixe na sua alimentação!

Pratos grelhados ou assados

Salmão ao molho de iogurte. Foto: Reprodução / Bramare

Salmão ao molho de iogurte. Foto: Reprodução / Bramare

1. Salmão ao molho de iogurte: muito rápida, essa receita combina o molho de iogurte grego com um salmão assado. O resultado fica lindo e vai ser sucesso na mesa.

2. Salmão Teriyaki: quem gosta de sabor agridoce ou aprecia a culinária oriental vai gostar dessa receita de salmão grelhado com molho Teriyaki. O acompanhamento para o prato pode ser simples – batatas cozidas já dão conta do recado.

3. Salmão ao molho de mostarda e mel: essa é uma ótima dica de receita para ocasiões em que você precisa preparar uma refeição para convidados e não tem muito tempo. A preparação dura apenas alguns minutos e não exige muitos ingredientes. Além do peixe, sal e pimenta, você vai precisar apenas de mostarda, mel e creme de leite.

4. Medalhões de salmão grelhados ao molho de laranja e coentro: a combinação de mel, laranja, coentro e salmão pode até parecer bem complicada, mas a receita tem uma preparação bem simples. É uma boa aposta para refeições leves.

Leia também: 30 receitas saudáveis e fáceis de fazer

5. Salmão assado em 12 minutos: embora o maior atrativo do prato seja a rapidez do preparo, a técnica do papel manteiga na hora de assar é ótima para conseguir que o peixe fique suculento. Para acompanhar, uma dica de molho também muito rápida e vegetais de sua preferência.

6. Salmão ao forno com crosta de queijo: com ingredientes simples, essa receita tem preparação rápida (o salmão vai ao forno por apenas 10 minutos) e uma apresentação bem bonita.

7. Salmão com crosta de castanhas: a crosta de castanha vem para somar aos benefícios do salmão. A castanha-do-pará é rica em fibras, gorduras boas e vitamina E, além de ser responsável por um prato crocante.

8. Salmão grelhado com orégano e limão: é provável que você já tenha todos os ingredientes para essa receita. Com apenas o peixe, sal, limão e orégano já é possível preparar o prato. Para acompanhar, sirva um vegetal de sua preferência.

9. Salmão com purê de mandioca e vegetais salteados: o segredo desse prato é deixar o salmão marinar em uma mistura de shoyu, limão, alho, gengibre e pimenta. Assim, o ideal é que a preparação comece algumas horas antes de servir.

Leia também: 25 receitas sem glúten deliciosas para o café, almoço e jantar

Foto: Reprodução / Blog Mel e Pimenta

Salmão com manteiga de ervas. Foto: Reprodução / Blog Mel e Pimenta

10. Salmão assado com manteiga de ervas: a combinação de manteiga com algumas ervas faz toda a diferença no salmão assado. Além de obter um prato verdinho, as ervas podem ser substituídas – a ideia te deixa livre para usar os temperos que tiver ou que gosta mais.

11. Salmão assado com funcho, iogurte e salada de batatas: a dica desta receita é inovar nos acompanhamentos para complementar o sabor do salmão assado e temperado com ingredientes simples. O funcho, o iogurte grego, as batatas e o espinafre dão um toque a mais de sofisticação ao prato.

12. Rolo de salmão: a apresentação do prato lembra um sushi, mas o salmão é enrolado em folhas de couve e depois é assado. Para servir, você pode tanto levar o rolo inteiro à mesa quanto fatiar e montar porções.

13. Baked potatoes com recheio de salmão: fazer batata recheada em casa é mais simples do que parece – essas vão ao micro-ondas por alguns minutos para diminuir o tempo de forno. É uma forma diferente de servir o salmão com batatas e pode ser mais atrativo para crianças.

Pratos crus

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Tartare de salmão. Foto: Reprodução / Blog da Mimis

14. Tartare de salmão: a preparação do tartare promete ser mais simples que a do sashimi, por conta do corte do peixe ser mais fácil, em pedaços bem pequenininhos.

Leia também: 10 maneiras de cuidar da saúde do seu coração

15. Sashimi de salmão: o segredo para preparar um bom sashimi em casa é saber como limpar, escolher a melhor parte e cortar. O passo a passo é simples e conquista facilmente os amantes de comida japonesa.

16. Salada de salmão com cream cheese: salmão defumado, maçã verde, alface e cream cheese são os ingredientes desta salada. A dica é caprichar na montagem do prato, para que fique ainda mais atrativo.

Massas com salmão

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

Farfalle com salmão defumado e vodka. Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

17. Farfalle com salmão defumado e vodka: nessa receita o salmão vai ao fogo junto com a vodka para a preparação do molho. Se preferir, o farfalle pode ser substituído por penne.

18. Penne com salmão: o salmão picado em pedaços pequenos é um bom acompanhante para um prato de macarrão mais leve. O preparo é simples e o penne já fica com uma cara diferente.

19. Torta fingida de salmão com alho-francês e cenoura: a torta de salmão com legumes é simples de preparar e pode ser feita com massa caseira ou industrializada. Se quiser caprichar na apresentação, entrelace fitas de massa para um efeito mais sofisticado.

20. Quiche de requeijão, salmão e espinafre: essa receita é para uma quiche grande, uma boa opção para servir em dias de casa cheia. Mas, se você cozinha para poucas pessoas, vale a pena congelar os pedaços para consumir a quiche aos poucos.

Dicas pela Web