Bem-estar

Posição borboleta paraguaia: o que é e como fazer

Dicas de Mulher

Com colaboração e revisão da psicóloga Fernanda Cassim

Atualizado em 25.01.24
push pixel

Experimentar novas posições sexuais é uma forma de compartilhar desejos, fantasias e experiências com sua parceria. A posição borboleta paraguaia promete apimentar o clima. O assunto viralizou no TikTok e atiçou a curiosidade de muitas pessoas. Porém, a brincadeira pode ser o motivo de muito prazer. A sexóloga e psicanalista Fernanda Cassim explica o passo a passo, fala sobre os benefícios e deixa dicas quentíssimas.

Conheça a especialista

Fernanda Cassim é psicanalista e palestrante, graduada em Psicologia e em Letras, com Mestrado e Doutorado em Linguística e Pós-Graduada em Sexualidade Humana. Dedica sua carreira ao desenvolvimento de mulheres líderes no trabalho, nos relacionamentos e na vida.

Qual é a posição borboleta paraguaia?

Dicas de Mulher

Sinceramente, o nome borboleta paraguaia desperta a curiosidade. Consegue imaginar a posição? Se passou pela sua cabeça a borboletinha feita para alongar ou para praticar sexo oral, errou. Mas está quase lá. Talvez você até já fez a danada sem saber o nome, pois ela é um clássico.

Na borboleta paraguaia, a mulher fica sentada de costas, em cima da parceria e com os joelhos apoiados na cama. Fernanda explica que a posição é muito comum em relações que envolvem penetração, seja com pênis, vibrador ou outros brinquedos sexuais. Também é possível fazer sem penetração. Agrada a todos, é versátil e permite o casal soltar a imaginação.

Antes de começar a praticar, anote o conselho da sexóloga: “essa posição exige disposição física e um agachamento em dia, pois a pessoa que está por cima precisará se movimentar bastante agachada. É uma posição relativamente cansativa, então, é indicada para quem está disposta fisicamente!” Ou seja, guarde a borboleta paraguaia para o dia em que o tesão estiver à flor da pele.

Publicidade

Variação da posição

Dicas de Mulher

Há várias formas de praticar a borboleta paraguaia. A primeira variação é mudar a posição das pernas, ficando de cócoras em cima da parceria. Nessa posição, indica apostar no famoso esfrega esfrega entre os órgãos.

Em uma relação entre duas mulheres, “o prazer fica por conta da fricção entre as vulvas”. Para quem gosta de penetração, cintas, dildos e dedos são bem-vindos. Casais heterossexuais também podem apostar nos sex toys para esquentar o momento.

Como fazer a posição borboleta paraguaia?

Rotina cansa, desgasta e quebra o clima de romance. Assim, aprender várias posições sexuais pode acender a chama de um casal. Com o passo a passo abaixo, você já pode chegar no mozão e dizer: vamos fazer a borboleta paraguaia? Então, anote as dicas:

  • Escolha um lugar confortável: com a mulher sentada por cima da parceria, os movimentos exigem força nas pernas e nos joelhos, que estão em contato com a superfície da cama, por exemplo. Por isso, busque conforto.
  • Faça a posição clássica: a pessoa que será penetrada senta em cima de sua parceria, que ficará com uma “visão privilegiada das costas, ânus e nádegas”.
  • Faça a posição de agachamento: a pessoa que será penetrada fica levemente em pé, fazendo agachamentos em sua parceria.
  • Varie a posição das mãos atrás: as mãos à frente ajudam a construir a posição de agachamento. As mãos para trás auxiliam em novos estímulos, “fazendo movimentos mais circulares e de esfrega esfrega”.

O passo a passo é o mesmo entre mulheres. “Pode ser acrescentado um dildo, aliado a uma cinta que o prenda à parceira que está por baixo”. Independentemente da posição que você escolhe para fazer sexo, todos os envolvidos precisam estar confortáveis. Por isso, o diálogo é muito importante, juntos, vocês podem encontrar várias formas de satisfação sexual.

Benefícios da posição para o prazer feminino

A borboleta paraguaia é uma pitada de erotismo entre o casal. Por ser algo que viralizou, vários famosos falaram sobre o assunto, a posição desperta a curiosidade, consequentemente, aflorando o tesão. Assim:

Publicidade

  • Potencializa o orgasmo: “a mulher que está por cima fica com as mãos livres para estimular o clitóris, os mamilos ou qualquer outra parte do corpo”. Foque nas zonas erógenas do corpo feminino para um orgasmo múltiplo ou intenso.
  • Explora a região clitoriana: o clitóris fica no interior da vagina, bem no início. A penetração, nesse caso, estimula a região – compondo, mas não limitando, o o orgasmo feminino. “A profundidade da penetração não é a chave do prazer”.
  • Controle: na posição borboleta paraguaia, a mulher fica total controle sobre a velocidade e profundidade da penetração, adequando os movimentos ao seu bel-prazer.

Como a posição é cansativa, não force o seu corpo. Se cansar, não precisa insistir, muito menos parar o sexo! Alterne a borboleta “com alguma que você fique mais passiva, por exemplo, a posição papai e mamãe”.

Como ter mais prazer nessa posição?

Três coisas são essenciais em qualquer relação e posição sexual. Abaixo, Fernanda Cassim lista quais são e deixa dicas finais que te ajudarão a explorar o prazer, seja na posição borboleta paraguaia ou em outras.

  • Gel lubrificante: o lubrificante íntimo é um item essencial para manter a saúde íntima do casal. “Os lubrificantes à base d’água previnem machucados, microfissuras e ressecamentos na vulva, na vagina e no pênis, proporcionando muito mais prazer”.
  • Sexy toys: os sex toys apimentam o clima. A dica de Fernanda é apostar no vibrador bullet, usado para estimular o clitóris.

  • Respeite seus limites “no sexo, a contraindicação é o desconforto. Se te machuca, se te deixa desconfortável, é melhor fazer de outra forma. Afinal, são muitas as posições sexuais!”

A borboleta paraguaia é uma entre o universo de posições capazes de intensificar o orgasmo. O pompoarismo também pode te ajudar! Para explorar o prazer sozinha, considere o sugador de clitóris. Quanto mais você conhece seu corpo, mais autonomia e confiança desenvolve.

Comunicadora, voluntária e empreendedora. Apaixonada por moda, leitura e horóscopos. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Rio, com domínio adicional em empreendedorismo.