Pistache: benefícios e receitas com essa oleaginosa de sabor único

Escrito por
Em 18.05.20

iStock

O pistache é delicioso e dono de um sabor único. Além disso, é muito recomendado e traz uma série de benefícios. Conversamos com a nutricionista Juliana Zanetti (CRN 19512), da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que explicou sobre suas principais propriedades. Veja a seguir:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

10 benefícios do pistache

  1. Ajuda na regulação intestinal: isso ocorre, principalmente, por ser rico em fibras.
  2. Ajuda a controlar o colesterol: a oleaginosa contém muitas fibras e gorduras boas.
  3. É um aliado na prevenção do envelhecimento: isso porque é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres.
  4. Melhora o sistema imunológico: por ser um alimento anti-inflamatório e antioxidante.
  5. É fonte de vitaminas e minerais: possui vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo e magnésio.
  6. Colabora na proteção do sistema nervoso: devido à concentração de vitamina B6.
  7. É um alimento energético: por ser uma oleaginosa, possui calorias que cumprem muito bem essa função, mas deve ser consumido de forma moderada.
  8. Prolonga a saciedade: isso ocorre se for consumido antes das refeições, pois a gordura demora mais para ser digerida.
  9. Colabora para o controle glicêmico: devido às suas propriedades e nutrientes.
  10. Proporciona proteção aos olhos: o alimento é rico em carotenoides.

Como se vê, esse é um alimento poderoso quando se trata de propriedades benéficas. Mas lembre-se de que seu consumo deve ser moderado, pois, como toda oleaginosa, possui muitas calorias.

Receitas com pistache

iStock

Separamos as mais deliciosas receitas de sobremesas com essa oleaginosa campeã no sabor. Confira:

Brigadeiro de pistache: quem é fã de brigadeiro vai amar essa receita gourmet, que leva leite condensado, creme de leite, chocolate branco e pistache.

Fudge de pistache: com a base de chocolate branco, é possível fazer essa receita cheia de sabor e que possui um ótimo rendimento.

Sorvete de pistache: com poucos ingredientes, esse sorvete fica extremamente cremoso e com um sabor irresistível – sem falar da coloração característica, que é linda.

Crème Brûlée de pistache: essa receita é sofisticada e digna de Paris. A melhor parte é que é superfácil de fazer, e os pistaches triturados formam a sobremesa perfeita.

Mousse de pistache com framboesa: já pensou em combinar o pistache com a framboesa? Se você ainda não experimentou, precisa conhecer a receita de uma mousse que fica maravilhosa.

Continua após o anúncio

Bolo de pistache: que tal um bolo nas cores características dessa oleaginosa, com brigadeiro de pistache no recheio e na cobertura? Essa é a proposta dessa receita, que tem três camadas de bolo intercaladas com brigadeiro e muito sabor!

Agora que você já sabe tudo sobre o pistache, inclua-o em suas receitas e experimente essas delícias. Se você quer saber mais sobre oleaginosas, confira nossa matéria sobre as nozes.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.