27 receitas de molho pesto para incrementar seus pratos e se apaixonar

Aprenda como fazer pestos irresistíveis, dos mais variados sabores

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Quando você houve falar em pesto, acha que é um molho à base de manjericão, certo? Pois é – e também não é.

Pesto, na verdade, é uma técnica. Pestar quer dizer amassar com pilão. E, embora a autêntica receita seja com folhas de manjericão, azeite e especiarias, é possível ir muito além quando o assunto é sabor.

Que tal um pesto de brócolis, de rúcula ou mesmo de azeitonas? Nesse post você aprende tudo isso e muito mais. De quebra, separamos algumas receitas que combinam perfeitamente com os molhos. É hora de ir para a cozinha!

Receitas de molho pesto

Foto: Pixabay

1. Molho pesto clássico: manjericão, azeite de oliva, parmesão ralado, pinolis, alho, sal e pimenta são os ingredientes necessários para preparar esse molho cheio de sabor, ótimo complemento para massas e frangos.

2. Molho pesto de tomate seco: seja para misturar com creme de leite e servir com massa, ou para passar no pão, esse pesto de tomate seco é irresistível. O melhor é que o molho pode ser guardado na geladeira, coberto com uma camada de azeite de oliva.

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

3. Molho pesto de brócolis: como não amar receitas que são zero desperdício? Aqui, a ideia é aproveitar o pé de brócolis todinho, inclusive os talos. O molho fica ótimo em saladas e recheios de sanduíches, podendo ser servido tanto frio como quente.

4. Molho pesto de abobrinha: um creme leve e delicado para acompanhar suas receitas. Ficou com água na boca? Aqui o processo é vapt vupt, basta bater no liquidificador algumas folhas de manjericão, amêndoas, pinoli e abobrinhas raladas.

5. Molho pesto detox: além de ser uma gostosura, esse molho aqui tem nutrientes que auxiliam no processo detox. Para um jantarzinho leve, combine o pesto com macarrão sem glúten ou peito de frango.

6. Molho pesto de rúcula com manjericão: a combinação de sabores desse molho é daquelas que nasceram pra dar certo, sabe? E é impossível não amar a praticidade de um molho que não precisa sequer ir para o fogo.

7. Molho pesto picante: essa é para quem não abre mão de um toque apimentado na comida. A dica é bater um maço de coentro, salsinha, alho, suco de limão, azeite e alguma pimentinha da sua preferência, como a pimenta-aji.

Leia também: 13 receitas com molho madeira para um jantar caprichado

8. Molho pesto de couve: além de talos de couve verde, nozes e alho, aqui a lista de ingredientes conta com queijo pecorino. Se você não encontrar ele na sua cidade, vale substituir pelo tradicional parmesão ralado.

9. Molho pesto de abacate: além da base feita de abacate, essa receitinha vegana leva dois dentes de alho, meia xícara de nozes, uma colher de sal, quinze folhas de manjericão fresco, suco de limão e azeite. É só bater no processador e aproveitar.

10. Molho pesto com tomate seco e azeitonas: essa misturinha de vários ingredientes resulta em um molho rapidinho de fazer, com gosto de comida de verdade. É preciso manjericão, azeite, castanhas, tomate seco, cebola, alho, azeitonas e dois toques especiais: pétalas de rosa e hortelã!

11. Molho pesto de hortelã: para acompanhar folhas verdes, carne suína, cordeiro e até aquele frango do dia a dia, uma opção refrescante e que é molezinha de fazer. Que tal dar uma chance para o hortelã? Permita-se!

12. Molho pesto de rúcula: sabe por que são usadas oleaginosas nos molhos pesto? Porque elas dão textura ao preparo, sem deixar que o sabor se sobressaia. Essa receitinha aqui usa pinoli, mas você pode trocar por amêndoas frescas.

Leia também: 36 receitas de carne assada que beiram a perfeição

13. Molho pesto de espinafre: que pesto é rapidinho de fazer você já sabe. Agora o que você precisa é experimentar essa versão feita com um maço de espinafre. E mais: esse molho pode ser guardado durante um mês no congelador.

14. Molho pesto de ervilha: nessa versão já é preciso um pouquinho de fogão, mas continua superfácil. As ervilhas secas, previamente lavadas, devem ser misturadas com água, sal, alecrim e louro. Cozinhe e depois bata no liquidificador. Hmmmmm!

15. Molho pesto de azeitonas pretas: vai receber visitas e quer servir um canapé gostosinho e diferente? É só pegar todos os ingredientes dessa receita, bater no processador e servir com torradinhas. Pode isso? Pode sim.

Receitas com molho pesto

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

16. Pizza pesto: pizza de frango ou calabresa são uma delícia, mas chegou a hora de inovar. Essa receita de pizza pesto é saudável, bem gostosa e leva poucos ingredientes. O toque especial fica por conta das rodelas de mussarela de búfala.

17. Farfalle ao pesto: ótima ideia para um almoço de domingo. Para preparar é necessário apenas a massa (farfalle), sal, azeite, pesto e parmesão ralado. Experimente com algum dos molhos da listinha acima!

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

18. Massa ao pesto com camarão: preparada para essa massa que é de raspar o prato? O pesto é rapidinho de fazer – nem de panela precisa. Já os camarões ficam prontos em um piscar de olhos. Em dois palitos todo mundo já pode ir para a mesa.

19. Sanduíche caprese com molho pesto: sanduíche não precisa ser apenas com mortadela ou presunto e queijo. Esse aqui é com tomates assados, queijo prato (pode ser mussarela, minas ou outro de sua preferência), manjericão e uma maionese de pesto que é sucesso na certa.

20. Massa caprese com molho pesto: sabe a tradicional salada caprese, preparada com tomate, queijo e manjericão? Aqui ela é reunida com uma massa gostosa e um tanto de molho pesto, o que potencializa ainda mais o sabor. Ideia simples e de dar água na boca.

21. Espaguete de pupunha com molho pesto: esse prato é preparado com pupunha em fios comprado já pronto. Você também pode desfiar o palmito você mesma, puxando os fios no sentido do comprimento. Para dar um toque final à receita, coloque pinolis tostados por cima.

22. Omelete com molho pesto: que tal preparar uma “pestolete”? A mistura de omelete com pesto é ótima para os momentos de pressa. São necessários poucos ingredientes, como ovos, o molho pesto, queijo, manteiga, sal e pimenta. Vale incrementar com o que mais tiver na geladeira.

23. Tagliatelle ao Pesto de Espinafre : você é do tipo que curte inventar na hora de cozinhar? Então vai gostar dessa ideia aqui. O molho pesto é feito com espinafre e, no lugar dos pinoles, leva sementes de girassol e amêndoas. Uma gostosura!

24. Salada Penne com molho pesto: refeição completinha em menos de 30 minutos? Sim, é mais do que possível. Salada de macarrão é um desses casos. Tão simples e gostoso! Ela pode ser feita com penne integral ou sem glúten, você que escolhe.

25. Lasanha ao molho pesto: massa para lasanha, mussarela de búfala, parmesão, azeite, nozes, manjericão e alho. Isso mesmo: com pouquinhos ingredientes você prepara uma lasanha de dar água na boca.

26. Fusilli ao molho pesto com bacon: se o famoso macarrão parafuso com um molho à base de manjericão já fica ótimo, imagina com um montão de bacon? A receita harmoniza perfeitamente com uma boa cerveja do estilo Premium American Lager.

27. Chester com pesto de sálvia e manteiga: quem foi que disse que chester só pode ser consumido no Natal? O segredo para ficar ainda mais especial é preparar um pesto de sálvia e manteiga para espalhar pela pele da ave. Depois é só assar.

Viu como é rapidão preparar molho pesto? Vale experimentar suas próprias versões, como diferentes vegetais, sementes e temperos. Quanto mais criatividade, melhor!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web