
Bem-estar
iStock
![]() |
|
Os pés inchados na gravidez é um dos problemas mais comuns nessa fase da vida das mulheres. Muitas sentem-se desconfortáveis ao caminhar e ao calçar determinados tipos de sapatos.
Publicidade
A retenção de líquidos é a principal causa do inchaço que ocorre na gravidez. Alguns cuidados simples, no entanto, podem amenizar o desconforto e até mesmo cortar o mal pela raiz. Quer saber mais? Vamos entender o que causa a retenção e como melhorar os sintomas.
iStock
A ginecologista e obstetra Ana Carolina Lucio Pereira explica que é normal os pés incharem na gestação, especialmente no final da gravidez, próximo ao parto. “A retenção hídrica é mais comum em gestantes devido a hormônios retentores de líquido e dificuldade de retorno venoso, que pode favorecer a parada da circulação e extravasamento de líquido para meio extravascular, provocando edema”, ensina.
Isso ocorre porque, conforme o bebê cresce, ele pressiona a veia cava, que recebe o sangue que vem das pernas. Com a pressão, o sangue se acumula e a água desce para os pés e tornozelos.
O inchaço dos pés na gestação é normal. Porém, se você inchar de uma hora para outra, nos pés, mãos ou rosto, procure imediatamente o médico, pois pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.
iStock
Se você está sofrendo deste mal, fique tranquila. Algumas estratégias simples podem amenizar o inchaços dos pés. Ana Carolina cita que é importante, ao deitar, posicionar-se lateralmente para o lado esquerdo, elevar os membros inferiores, realizar drenagem mecânica ou mesmo usar meias de compressão nesta fase.
Não ficar muito tempo em pé também é aconselhável, mas é importante se movimentar, inclusive praticar alguma atividade física, como caminhadas ou hidroginástica, “para exercer força muscular da panturrilha contra o extravasamento”, segundo Ana Carolina.
A alimentação saudável e equilibrada também é uma excelente aliada nessa fase: “abuse de frutas, verduras e uma alimentação natural e rica em fibras, beba muita água e evite industrializados”, frisa Ana. Confira algumas dicas e receitas para amenizar o inchaço dos pés:
Publicidade
Infelizmente, o inchaço nem sempre vai embora com o nascimento do bebê. Ele pode durar até dez dias após o parto, mas logo o seu organismo vai voltando ao normal.
Praticar uma atividade física e alimentar-se de forma saudável durante a gravidez é fundamental para que o corpo retome o seu funcionamento com saúde.
Jornalista por formação, atuo desde 2015 com Marketing Digital, Produção de Conteúdo e Mídias Sociais.