23 receitas de pão integral para uma refeição nutritiva e cheia de sabor

Nada mais gostoso do que comer um pão quentinho feito por você mesma!

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Gostoso e versátil, o pão é um alimento que faz parte da dieta de muita gente, do café da manhã até a hora do jantar. No entanto, nem sempre se trata de um alimento saudável. Várias das opções disponíveis nos supermercados são repletas de conservantes e outros ingredientes nada naturais.

Uma das soluções para se alimentar de forma mais sadia é evitar os itens industrializados e preparar os seus próprios pãezinhos. Se eles forem integrais, os benefícios para o seu organismo são ainda maiores.

Não conhece nenhuma receita de pão integral ou não sabe nem por onde começar? Fique tranquila. Fizemos uma seleção com 23 receitas pra lá de especiais! Tem pão feito no micro-ondas, todo vegano e até mesmo com recheios diferenciados. Confira a lista abaixo e escolha as suas favoritas!

Receitas de pão integral tradicional

Foto: Reprodução / Gather for Bread

1. Pão integral de leite: além de ser uma delícia, esse pão aqui é cheio de fibras e tem uma textura incrível. O segredo é a combinação de farinha de trigo com farinha de trigo integral.

2. Pão integral de micro-ondas: acredite se quiser, mas seguindo essa receita você terá um pão fresquinho em pouco mais de 5 minutos. É uma ótima opção para café da manhã, lanche ou jantar!

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

3. Pão integral fofinho: essa receita leva ingredientes básicos, como leite, farinha, açúcar e fermento. O toque especial fica por conta da cobertura de sementes de girassol e gergelim, que formam uma casquinha crocante.

4. Pão integral na máquina de pão: essa receita aqui é específica para máquina de pão. Se você possui o equipamento em casa, vai precisar de água morna, farinha de trigo (normal e integral), óleo, açúcar, sal, ovo e fermento. Canela e linhaça dourada são ingredientes opcionais.

5. Pão integral de liquidificador: que tal fazer um pão que você não precisa sovar a massa e pode bater todos os ingredientes no liquidificador? Esse preparo aqui é muito prático, perfeito para quem não tem muito tempo.

6. Pão de minuto integral: esse pão aqui não precisa de tempo para crescer e fermentar. O toque especial fica por conta dos flocos de aveia que são polvilhados por cima. Uma delícia!

7. Pão integral de hambúrguer: esse pãozinho de hambúrguer é feito de forma toda artesanal. A massa precisa ser sovada por volta de cinco minutos e, após, deve descansar por uma hora até dobrar de tamanho. A mesma receita pode ser feita em máquina de pão.

Leia também: 28 receitas de sanduíche natural para uma refeição rápida e saudável

Receitas de pão integral criativas

Foto: Reprodução / Caramelo e Sal

8. Pão integral de laranja com iogurte: pensa em um pãozinho macio e aromático. É esse! A lista de ingredientes conta com toques especiais de açúcar mascavo, suco de laranja e iogurte natural. A receita rende um pão médio.

9. Pão integral de batata e grãos: pão lindo, douradinho e com preparo fácil. Você precisará de farinha de trigo integral e normal, linhaça, sementes de girassol, fermento, açúcar, mel, leite, ovos, sal, manteiga e, o diferencial da receita, batatas cozidas e amassadas.

10. Pão integral recheado com brócolis: esse pão, que pode ser guardado na geladeira por até 3 dias, leva farinha integral e açúcar mascavo, mas esses ingredientes podem ser substituídos por outros de sua preferência. Vale fazer a receita com outros recheios ou mesmo sem recheio algum.

11. Pão integral de cerveja preta e especiarias: o diferencial dessa receita é que ela pode ser feita em panela de ferro. O pão assa dentro dela e fica rústico e delicioso. A panela deve ficar fechada dentro do forno por volta de 25 minutos. Após, retire a tampa para que a superfície do pão fique dourada.

12. Pãozinho integral recheado com maçã e canela: esse pãozinho conta com um recheio todo especial, preparado com maçã, canela e açúcar mascavo. Se você quiser um pãozinho mais leve, pode dividir a farinha de trigo em metade integral, metade branca.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer fit para um lanche sem peso na consciência

13. Pão integral de banana com iogurte: o segredo do preparo desse pão é misturar primeiro os ingredientes secos – farinha, açúcar, fermento. Após, fazer um buraco no centro e ir acrescentando os ingredientes úmidos com a ponta dos dedos. A ideia é colocar a mão na massa, literalmente!

14. Pão integral de cebola: para fugir da mesmice, que tal um pão com gostinho de cebola? Ótima opção para sanduíches! A receita leva água, farinha de trigo (integral e branca), açúcar, sal, fermento, manteiga e cebola desidratada.

15. Pão integral de espinafre: essa receita aqui é muito versátil. Você pode substituir o espinafre por pesto, orégano ou o que preferir, basta usar a criatividade. O indicado é saboreá-lo ainda quentinho. Delícia!

16. Pão integral de chocolate: sim, você não leu errado. Esse pão, além de ser saudável, leva chocolate meio amargo na sua lista de ingredientes. O resultado fica parecido com um panetone, lindo e cheio de sabor.

17. Pão integral de café e grãos: esse pão tem um sabor marcante de café, um aroma incrível e muitas fibras. Como não amar? Use 200 ml de café forte, passado ou expresso. Outros toques legais na lista de ingredientes são 3 colheres de óleo de coco derretido e 2 colheres de mel.

Leia também: 10 substituições para tornar sua alimentação mais saudável no verão

Receitas pão integral especiais

Foto: Reprodução / Flamboesa

18. Pão integral sem glúten e sem lactose: para quem é adepto de uma alimentação sem glúten e sem lactose, essa é uma ótima opção. O pãozinho é ótimo para complementar um lanchinho da tarde ou café da manhã. Leva linhaça e quinoa na receita.

19. Pão integral vegano: a vantagem de fazer os seus pães em casa é saber exatamente o que ele contém. Além disso, você pode criar as suas próprias receitas, substituindo ingredientes. Essa opção aqui leva gergelim por cima, que dá um toque mega crocante.

20. Pão integral e vegano multigrãos: para fazer esse pãozinho você não precisa usar nem ovo nem leite. A lista de ingredientes é bastante nutritiva e conta com aveia em flocos, linhaça dourada, linhaça escura, gergelim, chia e pepitas de girassol. Para pincelar e decorar, faça uma misturinha com karo, mel ou melado de cana, sementes à gosto, shoyu, água e óleo.

21. Pão integral vegano com aveia e castanha: linhaça, aveia em flocos e castanha do pará. Hmmmm! Além da gostosa lista de ingredientes, essa massa não precisa ser sovada e rende 2 pães médios e macios.

22. Pão integral fofinho e vegano: essa receita simples e básica não leva nenhum ingrediente de origem animal. Você vai precisar de água morna, fermento, açúcar cristal ou demerara, óleo, farinha branca e farinha integral.

23. Mini pãozinho integral e vegano: cheios de fibras, ácidos graxos e proteína, esses pãezinhos ficam uma delícia com tomate e orégano ou mesmo uma geleia de frutas. O resultado é bem fofinho.

Preparada para ficar apaixonada pela arte de fazer pães? Pode ter certeza: a comida feita em casa sempre tem um gostinho único.

Assuntos: Alimentação

Para você