9 receitas de pão de ló para testar e se deliciar

Simples ou recheado, encontre o pão de ló ideal para chamar de seu

Escrito por                    

iStock

Fofinho, bem estruturado e com sabor suave, o pão de ló é bastante tradicional e perfeito para ser servido puro, acompanhado só de um cafezinho, ou servido como base para receitas mais elaboradas, como naked cakes e até os famosos bem-casados.

Publicidade

1. Pão de ló básico

Outra opção básica de pão de ló, que pode ser usada para os mais diversos fins. Esta receita leva alguns ingredientes a mais, como o fermento e o emulsificante, para garantir a textura e a maciez da massa. Além disso, ela também dá uma turbinada no sabor com a adição de essência de baunilha no preparo. Veja como preparar.

2. Pão de ló de liquidificador

Esta receita é para aqueles que acabaram de se mudar ou nunca se aventuraram na confeitaria e ainda não possuem uma batedeira. Superfácil de fazer, o pão de ló de liquidificador fica na textura certa graças ao óleo e ao leite quente, que deixam o bolo fofinho e impedem que ele fique ressecado. O tempo de forno desta receita também é menor, levando cerca de 25 minutos para que ela fique pronta.

3. Pão de ló sem glúten e lactose

Para deixar o pão de ló ainda mais democrático, podendo ser degustado também por quem sofre de alergia, a autora do blog substituiu a farinha de trigo e o leite morno por fécula de batata e farinha de linhaça, que garantem a liga e a textura. Como um toque adicional, o açúcar cristal é substituído pelo açúcar demerara e a essência de baunilha por raspinhas de limão. Hmm… Aprenda aqui!

4. Pão de ló com leite morno

Para quem prefere seguir receitas após ver o passo a passo, este vídeo traz uma receita excelente para iniciantes na confeitaria, já que a adição de leite morno e de fermento faz com que a massa dispense a delicadeza necessária para acertar no pão de ló tradicional. O resultado é um bolo igualmente fofinho e aerado.

5. Pão de ló fofinho

Tem dificuldade de seguir receita sem ver demonstração? Este vídeo ensina o passo a passo para fazer um pão de ló bem fofinho, mostrando a textura obtida após cada nova mistura de ingredientes, o que é ótimo para quem fica inseguro nessa parte. Em tempo, a receita leva apenas ovos, farinha, açúcar e fermento, e leva cerca de 30 minutos para ficar pronta.

6. Pão de ló de coco

Diferente do famoso e nostálgico bolo de coco gelado, o pão de ló de coco é um pouco menos doce, perfeito para comer na hora do café da tarde. Além de ovos, farinha, açúcar e fermento, a receita pede meia xícara de leite de coco, que dá ao bolo o sabor característico da fruta. Para finalizar, cubra a massa ainda quente com uma mistura de leite, leite de coco, açúcar e coco ralado. Acesse a receita completa.

7. Pão de ló com amêndoas

Quando você pensa que não tem como o pão de ló ficar melhor, aparece esta receita para te fazer salivar ainda mais. Isso porque, além da massa de pão de ló sem glúten, feita com fécula de batata, ela ainda conta com amêndoa moída e licor Amaretto, que dão cremosidade e sabor especial à receita. Veja como fazer.

8. Pão de ló do tipo Margaride

Assim como o Brasil, Portugal também possui diversos tipos de pão de ló, muitos deles bem cremosos graças à abundância de gemas típica dos doces conventuais. É o caso do pão de ló de Margaride, que leva onze gemas e dois ovos inteiros no preparo. Feito tradicionalmente em forno à lenha, aqui ele foi adaptado para o forno tradicional, ficando pronto em até 40 minutos. Aprenda!

9. Pão de ló com kirsch

Mais uma opção apetitosa para o cafezinho da tarde, o pão de ló de Gênova era uma das receitas favoritas de Claude Monet, e quem pode culpá-lo? Aos ovos, à farinha e ao açúcar acrescentam-se amêndoas moídas, manteiga e licor kirsch de cereja em uma massa que, depois de assada, ganha uma textura bem interessante graças à mistura das amêndoas com a manteiga. Veja tudo explicadinho aqui.

Publicidade

Dominar a técnica do pão de ló garante uma boa base para criar diversos doces e sobremesas diferentes. Teste várias receitas, descubra diferentes tipos de textura e, a partir daí, comece a explorar caldas, cremes e recheios para acompanhar.

Assuntos: Nodate