7 benefícios do pão de fermentação natural e receitas para você testar

Escrito por
Em 09.01.21

iStock

Por                                
Em 09.01.21

O pão de fermentação natural nos transporta à história dos nossos antepassados, que marcaram época. Há milênios de anos, os egípcios criaram a forma do pão que conhecemos hoje: feito basicamente com água e farinha, além da levedura, o fermento natural. Selecionamos os principais benefícios desse tipo de pão, com receitas incríveis para você testar em casa!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Benefícios do pão de fermentação natural

Você sabe qual a diferença entre o pão que é feito com fermentação natural e o de fermentação industrial? Embora parecidos, o jornal britânico, The Guardian, apontou que o primeiro é mais digerível do que o pão convencional, além de ser mais nutritivo. Confira agora os benefícios:

  • Tem menor índice glicêmico: “Os ácidos diminuem a velocidade com que a glicose é liberada na corrente sanguínea e diminuem o índice glicêmico do pão (IG), de forma que não causam picos indesejáveis ​​de insulina”, segundo informações do The Guardian. Assim, o de fermentação natural é uma melhor alternativa para os diabéticos por apresentar menor índice glicêmico.
  • É menos propenso a gerar intolerância alimentar: a matéria do The Guardian apontou que os ácidos presentes nos pães de fermentação natural tornam o glúten da farinha mais digerível, dificultando a possibilidade de intolerância alimentar.
  • Melhor textura e sabor: segundo informações de estudos, o sourdough, fermento natural, possui uma série de efeitos, como é capaz de trazer melhor firmeza, textura e sabor do pão graças às bactérias ácido-lácticas, e às leveduras naturalmente presentes na massa fermentada.
  • Envelhecimento mais demorado: esses estudos mostram que há uma maior resistência à deterioração microbiana – interferindo em um envelhecimento mais lento do pão realizado com fermentação natural.
  • Mais nutritivo do que o pão convencional: um artigo da revista Food Microbiology mostrou que a fermentação natural influencia na melhora das propriedades e na disponibilidade de fibras alimentares, e fitoquímicos. Além disso, pode aumentar a absorção de minerais, com a capacidade de produzir novos nutrientes.
  • Possui antioxidantes: estudos verificam que as bactérias do ácido lático têm a capacidade de liberar antioxidantes durante a fermentação.
  • Colabora para a digestão: os prebióticos da massa fermentada e as propriedades de probióticos fazem com que o consumo desse tipo de pão ajude a melhorar a saúde intestinal, como aborda um artigo da revista Drug Discovery Today.

Mesmo que seja mais trabalhoso, esse tipo de pão compensa devido aos benefícios e te conecta a uma tradição milenar da fermentação. Veja agora 10 receitas para você fazer hoje mesmo!

10 receitas de como fazer pão de fermentação natural

Dos simples aos mais incrementados, separamos algumas receitas que vão te guiar na hora de preparar pães quentinhos e deliciosos.

1. Pão de fermentação natural simples

Receita simplificada, para você que está começando a fazer pães de fermentação natural em casa. A farinha usada é a tipo 1, de supermercado. Vale lembrar que a farinha interfere muito na textura final do pão, então fique de olho!

2. Pão de fermentação natural com farinha branca e integral

Essa preparação mistura dois tipos de farinha: a branca e a integral, que são essenciais para o resultado e sabor. No vídeo, você confere os detalhes e aprende como fazer o formato do pão.

3. Pão de forma com fermentação natural

Publicidade

Opção de pão de forma feito com fermentação natural, que é de origem francesa, chamado Pain de Mie. Acompanhe o passo a passo e todas as dicas!

4. Pão integral com fermentação natural

Esse pão integral tem como segredinho a aveia em flocos, responsável por proporcionar mais umidade e maciez ao pão ─ o que impede que ele fique duro com o passar dos dias.

5. Pão de fermentação natural com levain

Levain nada mais é do que a tradução em francês para a fermentação natural. Aqui, você confere uma receita de pão rústico, que fica lindo e saboroso!

6. Pão rosa de fermentação natural

A Raiza Costa, do Dulce Delight Brasil, é conhecida por seus pratos com o seu toque autêntico, e nessa receita não poderia ser diferente! Que tal um pão rosa de fermentação natural que leva suco de beterraba? É surpreendente!

7. Pão de azeitonas com fermentação natural

Uma receita adaptada do livro “Tartine Bread”, do chef confeiteiro Chad Robertson. Nessa versão do canal Padeiro de Apartamento, o pão é incrementado com azeitonas e alecrim fresco.

8. Pão de nozes com fermentação natural

Publicidade

O chef Mancuzo ensina em seu canal a receita de um pão de nozes, feito com fermentação natural que fica incrível, crocante e repleto de sabor!

9. Pão de milho com fermentação natural

Agora, um pão de milho, fubá, que fica divino! Com uma coloração maravilhosa e a textura perfeita, é impossível resistir.

10. Pão de chocolate com fermentação natural

Aliar o sabor excepcional do chocolate ao gosto inconfundível do pão de fermentação longa é o que propõe essa receita, que usa chocolate em pó para realizar a proeza.

Quem aí não ama ter a casa invadida pelo cheiro de pão quentinho? Se você é fã dessa sensação única, não deixe de conferir as receitas de pão de banana, o típico banana bread, que é irresistível.

Assuntos: Alimentação