Os 5 mandamentos do fim do relacionamento

Alguns passos são necessários para desapegar de vez do fantasma do seu ex e seguir em frente

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

O relacionamento acabou e, apesar disso, continua difícil deixar as lembranças do ex de lado. Rompimentos amorosos são sempre complicados de superar mas, seja como for, sempre é possível melhorar os ânimos e deixar o passado realmente para trás. Para isso, siga os cinco mandamentos abaixo e permita que seu ex finalmente desapareça.

1 – Não guardarás rancor

Já ouviu dizer que guardar rancor é como tomar um veneno e esperar que o outro morra? Pois a máxima não poderia ser mais verdadeira. Se, a cada vez que pensar no ex, você tiver um ataque de raiva, a única prejudicada será você mesma. Isso porque lembranças negativas e sentimentos de vingança tendem a te fazer mal, fisicamente falando.

É cientificamente comprovado que a raiva pode causar problemas sérios de saúde, como um infarto fulminante, por exemplo. De acordo com um estudo realizado em 2000 pela epidemióloga Janice Williams, pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pessoas que se irritam com frequência têm três vezes mais chances de sofrer infarto.

A raiva causada por crises de rancor descarrega adrenalina no sangue, acelera os batimentos cardíacos, além de prejudicar os sistemas nervoso e imunológico. É comum, inclusive, que pessoas em alto nível de estresse apresentem reações alérgicas pelo corpo.

2 – Te esforçarás para não lembrar do ex

O relacionamento pode ter sido lindo, mas é preciso lembrar que acabou. Por algum motivo, seja lá qual for, vocês não estão mais juntos e não vale a pena ficar repassando os motivos que levaram ao término, ou mesmo os momentos bons da relação. Tudo isso só vai fazer com que você sofra mais.

Distraia-se com atividades que te tirem da rotina e evite por algum tempo os lugares que vocês costumavam frequentar juntos. Se não quiser ainda se desfazer de fotos e presentes, guarde-os em uma caixa, para evitar ficar olhando para eles. Com o passar do tempo e um pouco de esforço pessoal, você acabará por conseguir esquecer, de verdade.

3 – Buscarás paz interior

Busque apoio em atividades que te relaxem. Ler, caminhar, sair com as amigas, ir ao cinema ou convidar pessoas queridas para um jantar são exemplos de programas para evitar a solidão sem ficar lamentando o fim. Caso o rompimento tenha sido muito doloroso e você tenha dificuldades para supera-lo, talvez seja interessante procurar a ajuda de um profissional, como um terapeuta, por exemplo.

4 – Não caluniarás

É claro que a vontade é sair espalhando todos os “podres” do rapaz por aí, mas essa não é uma atitude madura e poderá causar ainda mais problemas. Escolha uma ou duas amigas e desabafe com elas logo após a separação. Dali por diante, assunto encerrado.

Evite comentar sobre o tema em rodas de amigos ou no trabalho. Coloque-se no lugar do seu ex – você provavelmente não gostaria que ele saísse por aí falando mal de você.

5 – Não brigarás por dinheiro

No caso de um casal que tenha filhos, por exemplo, a separação envolverá discussões sobre pensão, por exemplo. Se morarem juntos, deverá haver divisão de bens ou algo nesse sentido. Fora isso, evite brigar por dinheiro ou mesmo por objetos e móveis. Pense que cada coisa a menos que você levar da relação será um motivo a menos para lembrar dele.

Assuntos: Relacionamentos

Para você