9 coisas que você nunca deve fazer com o estômago vazio

Existem alguns hábitos comuns que devemos abandonar se não queremos ter sérios problemas de saúde

Escrito por Beatriz Castells

Foto: iStock

Existem algumas coisas que não devemos fazer de estômago vazio e elas não envolvem apenas alimentos que consumimos. Elas podem causar dores e dependendo do caso até problemas gástricos mais sérios.

Confira essa lista de 9 coisas que você não deve fazer de estômago vazio. E lembre-se: você não está com o estômago vazio apenas de manhã quando acabou de acordar, duas horas depois de comer já é o suficiente para o seu estômago estar vazio.

1. Tomar anti-inflamatórios

Foto: iStock

A eficácia desses medicamentos pode ser reduzida caso você os tome de estômago vazio. Nunca tome anti-inflamatórios de estômago vazio, beba pelo menos um copo de leite para que não tenha dores ou outros problemas.

2. Beber café

Foto: iStock

Você é do tipo de pessoa que levanta da cama e já toma uma xícara de café? Saiba que esse hábito pode estar fazendo mal para o seu estômago e causando azia. Pular o café da manhã também pode diminuir os níveis de serotonina, a substância responsável pelo bem-estar. Caso você não consiga abandonar o hábito de beber café antes de qualquer coisa, tente pelo menos misturá-lo com leite.

3. Ingerir bebidas alcoólicas

Foto: iStock

A absorção do álcool pelo organismo dobra quando estamos de estômago vazio e, o mecanismo que ameniza os efeitos do álcool não funcionam com a mesma eficácia. Dessa forma, você fica alcoolizado mais rápido e a ressaca é muito pior. Além de fazer mal para o estômago, seu fígado, rins e coração também podem ser afetados.

Leia também: Estômago alto: como aliviar e prevenir este problema

4. Mascar chiclete

Foto: iStock

Quando você mastiga, seu estômago se prepara para receber algum alimento, produzindo suco gástrico. Quando você masca um chiclete, você não engole nada, o que pode danificar as paredes do órgão. Outra dica interessante é não mastigar seu chiclete por mais de 10 minutos, mesmo se o seu estômago estiver cheio.

5. Dormir

Foto: iStock

Dormir com fome é horrível, não é mesmo? Além de ser chato, isso pode fazer mal à saúde. A fome e os baixos níveis de glicemia impedem que tenhamos um sono de qualidade, fazendo ainda com que acordemos mais cedo do que o habitual.

6. Praticar atividades físicas intensas

Foto: iStock

Existe um mito que diz que praticar atividades físicas em jejum ajuda a queimar mais calorias. Isso, como já dito, é um mito. Nosso organismo precisa de energia para não ter seu funcionamento afetado e, essa energia, vem dos alimentos que consumimos. A prática de exercícios físicos em jejum não ajuda na perda de gordura, mas contribui para a perda de músculos.

7. Fazer compras

Foto: iStock

Você deve estar achando estranho, mas é isso mesmo. Quando estamos com fome, ficamos mais propensos a comprar qualquer tipo de coisa – não somente comida. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, a mensagem interna de “eu quero comida” é confundida com simplesmente “eu quero”, o que nos faz comprar por impulso qualquer tipo de produto. Ficar de estômago vazio, além de fazer mal para a saúde, faz mal para o bolso. Pense nisso!

8. Beber sucos de frutas cítricas

Foto: iStock

O ácido e o excesso de fibras pode ser extremamente prejudicial para um estômago vazio. Portanto, nada de tomar aquele copão de suco de laranja com o estômago vazio. Uma dica é diluí-lo em água, mas o ideal ainda é evitar.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

9. Discutir

Foto: iStock

Um estudo da Universidade Estadual de Ohio mostrou que, quando estamos com fome, ficamos mais propensos a brigar com alguém. Isso acontece porque o autocontrole requer energia, que fica em falta quando estamos com o estômago vazio. Discutir nunca é bom, mas fazer um lanchinho antes pode minimizar as consequências de uma briga.

Alguns hábitos são realmente difíceis de mudar, mas ter consciência de quais devemos evitar já é um bom começo. O corpo é o nosso maior bem, devemos sempre colocar a saúde em primeiro lugar!

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web