O que fazer em um congestionamento

Manter a calma e se distrair são a melhor forma de passar o tempo no trânsito parado

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Os engarrafamentos são um problema de difícil solução, principalmente nas grandes cidades. No Brasil, onde as principais metrópoles ainda não conseguiram garantir um transporte público de qualidade, com linhas de metrô funcionando corretamente, ficar presa em um congestionamento é quase inevitável. Confira algumas ideias do que fazer para passar o tempo se isso acontecer com você.

Organize seus discos

Reorganize seus CDs. Embora, atualmente, o mais comum seja ter suas músicas preferidas em um pendrive ou no MP3, você provavelmente ainda tem um estojo com alguns discos esquecido no porta-luvas. Essa pode ser uma boa maneira de redescobrir gostos musicais antigos.

Leia muito

Leia. Carregue sempre no carro livros, revistas ou jornais de sua preferência, Assim, quando o trânsito não estiver colaborando, você conseguirá colocar a leitura em dia, aproveitando o tempo ocioso para aumentar seus conhecimentos e melhorar seu português.

Fique ainda mais bonita

Termine de se arrumar. Muitas vezes, quando saímos de casa pela manhã, estamos com pressa ou acabamos esquecendo algum detalhe da maquiagem ou do cabelo, por exemplo. Uma boa estratégia é deixar para terminar de se arrumar no carro, enquanto espera a fila do congestionamento andar.

Preste atenção ao que está fora do seu carro

Observe o que acontece ao seu redor. Engarrafamentos são boas oportunidades para observar a arquitetura dos prédios que estão em volta ou mesmo as pessoas dos demais veículos. Esses são exercícios divertidos que você não faz quando está em movimento. Tente observar se os outros motoristas têm algum tique nervoso e o que estão fazendo para passar o tempo.

Organize sua agenda telefônica

Faça uma limpeza na agenda do seu celular. Exclua os números que você não utiliza. Caso encontre o telefone de algum amigo com quem você não conversa há muito tempo, faça uma ligação. Assim vocês colocam o papo em dia e, de quebra, ele te ajuda a diminuir o estresse causado pelo congestionamento.

Aproveite para conversar

Se tiver algum passageiro, aproveitem os momentos parados para jogar conversa fora, de preferência falando de temas que não estejam relacionados ao engarrafamento. Lembre-se que a ideia é usar o problema para se divertir; se vocês falarem sobre o problema, a tendência é que o estresse seja ainda maior.

Curta um som

Faça, previamente, uma boa seleção de músicas para ouvir nesses momentos. Quando estiver presa no trânsito, solte a artista que existe em você, cantando junto com seus intérpretes favoritos. Além de aliviar o estresse gerado pelo engarrafamento, a brincadeira diverte e ainda ajuda a diminuir a tensão natural do dia a dia.

Quando estiver em um congestionamento, procure manter a calma e não usar a buzina. O estresse psicológico causado por essas situações pode ser potencializado pelo excesso de ruído. Fora isso, use a cabeça: buzinar não vai fazer com que o trânsito congestionado se dissipe e só vai piorar a situação. Caso esteja se sentindo muito nervosa, tente fechar os olhos por alguns instantes e concentrar-se na respiração. Conforme você inspira e expira, seu corpo vai ficando mais relaxado e permite que seu cérebro trabalhe com maior tranquilidade, aliviando a tensão emocional.

ATENÇÃO: Não se distraia enquanto o carro estiver em movimento. As dicas servem somente para momentos em que o carro estiver totalmente parado.

Assuntos: Bem-Estar, Estresse

Para você