
Podre de ricos | Divulgação / Warner Bros. Pictures
Por Bruna Barranco
Em 11.06.22 às 8:30
O Dia dos Namorados é a ocasião perfeita para curtir uma história de amor! Se você gosta de passar a data mais romântica do ano no conforto do seu sofá, assistindo a um filme de romance abraçada ao seu par, vai adorar essa lista com filmes que vão aquecer o seu coração celebrando todas as formas de amor.
Publicidade
Essa seleção pode ser para quem vai curtir um cinema em casa a dois, mas também vale se você precisa de um incentivo para voltar a acreditar no amor verdadeiro: são histórias que vão emocionar até o maior coração de pedra. Tem opções para quem gosta de comédia, ação, aventura e, é claro, romance água com açúcar. Confira a lista e escolha sua forma de curtir o amor, ou, quem sabe, prepare uma maratona!
1. Os pombinhos (2020)
Este é o filme perfeito para quem gosta de muita ação e aventura em sua comédia romântica. Jibran e Leilani estão enfrentando uma crise conjugal quando se envolvem em uma trama de assassinato, mistério e perseguições policiais. Enquanto tentam salvar as próprias vidas, são obrigados a refletir sobre seu relacionamento e o que significam um para o outro. Em meio à diversão, dá para refletir sobre relacionamentos longos, o trabalho que exigem e como é importante valorizar o parceiro. Disponível na Netflix.
Relacionadas
2. Hoje eu quero voltar sozinho (2014)
Se você gostou de Heartstopper com certeza esse é o filme para você! Leonardo é um estudante de Ensino Médio cego que está às voltas com problemas típicos da adolescência: independência dos pais, insegurança, bullying etc. Junto com sua amiga Giovanna, começa a se aproximar do novo aluno do colégio, Gabriel. Léo começa a entender a própria sexualidade a partir de seu interesse pelo novato e a história mostra como ambos entendem e aceitam seus sentimentos. Valorize o cinema nacional com um romance adolescente que vai deixar seu coração quentinho! Disponível na Netflix.
3. Rakifi (2018)
A diretora queniana Wanuri Kahiu capta de uma forma muito bonita como o amar pode ser difícil para algumas pessoas devido às circunstâncias de suas vidas. Kena e Ziki são filhas de políticos rivais que se apaixonam. Com visuais lindíssimos do Quênia, o filme acompanha o desenvolvimento do romance das duas em meio às adversidades, uma versão renovada do clássico shakespeariano Romeu e Julieta. O filme recebeu críticas e censura em seu país de origem por ter um final “muito positivo e esperançoso”, o que poderia ser visto como um grande elogio por outro lado, uma vez que grande parte dos filmes que tratam de relacionamentos homossexuais tendem a ser muito tristes e cheios de sofrimento. Indicado para quem quer acompanhar uma história difícil, porém doce e cheia de esperança. Disponível na GloboPlay.
4. Podre de ricos (2018)
Levar um relacionamento a dois já tem suas complicações, quando a família é incluída muitos novos conflitos surgem. Rachel chega à China para conhecer a família de seu noivo Nick e descobre que há muita coisa que não sabe sobre ele e, principalmente, sobre seus parentes. Podres de Ricos é um filme sobre conflitos culturais, questões de classe e até que ponto o amor pode superar diferenças. Protagonizado por chineses e chineses-americanos, o filme aborda questões culturais asiáticas específicas, mas também contempla a linguagem universal do amor escapando de clichês habituais da representação de asiáticos no cinema. Disponível no Prime Video.
5. Megarromântico (2019)
Esse filme consegue ser uma comédia romântica e uma sátira ao gênero ao mesmo tempo. Natalie não acredita em romances e finais felizes, mas sofre um acidente, bate a cabeça e acorda em um universo paralelo onde é uma protagonista de comédia romântica da vida real. A premissa absurda mas muito divertida permite que o filme explore os clichês característicos do gênero, levando-os ao máximo. Uma ótima oportunidade para analisar os lados positivos e negativos da fórmula típica das comédias românticas. Válido para quem está um pouco cético com relação ao amor e precisa de um incentivo para voltar a acreditar. Disponível na Netflix.
6. Você nem imagina (2020)
À primeira vista parece uma comédia romântica adolescente como muitas outras: Ellie, uma menina comum, é contratada por Paul para escrever cartas de amor para Aster, a menina mais bonita e popular do colégio. Mas os rumos que a trama toma a partir daí afastam-se do esperado. Uma versão adolescente e lésbica de Cyrano de Bergerac, o filme questiona tanto o que é o amor quanto o que não é. Uma história sobre amadurecimento e conflitos adolescentes que concilia os clichês com uma visão LGBTQIA+ dos temas. Disponível na Netflix.
7. Your name (2017)
Para quem gosta de animações, essa é a escolha ideal. Juntando visuais lindíssimos a uma abordagem delicada de uma premissa que não é novidade: os protagonistas trocam de corpo. Mitsuha é uma adolescente interiorana e Taki mora na agitada Tóquio, com a aproximação de um cometa, passam a acordar em corpos trocados e, em sequências divertidas e dramáticas, aprendem o que é estar no lugar do outro, literalmente. Ao mesmo tempo que se conhecem por meio de recados, desenrola-se uma trama de proporções cósmicas com o cometa. Uma leve aventura com reviravoltas e encontros e desencontros. Disponível no AppleTV.
8. Te quiero, imbécil (2020)
Como recomeçar após um término? Marcos está passando por uma fase difícil: é dispensado pela namorada quando estava pronto para pedi-la em casamento e em seguida é demitido do emprego. Para se reerguer, começa a tentar muitos tipos de mudanças em sua vida, inclusive revisitando relações antigas. Ideal para acreditar que término não é sinônimo de fracasso e que ao se abrir para o mundo é possível se reencontrar e entender o amor de outras maneiras. Uma jornada emocionante e divertida. Disponível na Netflix.
Publicidade
9. Mamma Mia! (2008)
Adaptação do musical inspirado pelas músicas do ABBA, é um filme descontraído e cheio de música e cores. Sophie está prestes a se casar e gostaria de convidar seu pai, mas não sabe quem ele é, numa investigação do diário de sua mãe, Donna, encontra 3 candidatos e convida todos para a festa. Em meio a muitas confusões e desencontros, tanto mãe quanto filha reavaliam seus relacionamentos e o que significa o amor em suas vidas. A escolha perfeita para quem quer muita energia e diversão, o destaque fica para as animadas sequências de música e dança. Disponível no GloboPlay.
10. A princesa prometida (1988)
Para quem gosta de um clássico, com princesas, piratas e resgates, esse é o filme perfeito. Com um humor rápido e cheio de falas marcantes, é uma obra atemporal. Juntando o melhor espírito Sessão da Tarde com detalhes na trama que tiram o roteiro do clichê e previsível, acompanhe a história da Princesa Buttercup e do camponês Westley enfrentando o vilão Príncipe Humperdinck em uma versão empolgante e diferente do clássico da donzela em perigo. Disponível na Netflix.
E que tal criar um clima ainda mais especial na sua sessão romântica com uma bela decoração de Dia dos Namorados para agradar seu amor?