Mulheres Analistas

Elas são atentas aos detalhes, mas precisam aprender a ser mais flexíveis para lidar com mudanças e imprevistos

Escrito por Monica Hauck

Finalizando nossa série Perfil de Mulher, falaremos por último, mas de forma não menos importante, sobre as Mulheres Analistas.

Como são essas mulheres?

Mulheres Analistas são detalhistas, precisas, atentas aos detalhes e diligentes. São mulheres extremamente organizadas e auto disciplinadas, tendem a ser mais conservadoras na forma de agir e principalmente de se vestir.

São mais introvertidas e levam em consideração argumentos racionais. Gostam de tudo organizado e são formais, gostam de seguir regras e respeitar tradições. São leais de poucos, mas seletos amigos.

O que elas precisam desenvolver?

Diante de um mundo cada vez mais dinâmico e complexo, as Mulheres Analistas precisam passar por um processo de adaptação onde as mudanças e imprevistos não as incomodem tanto. Flexibilidade também é o grande desafio das Mulheres Analistas. É muito bom ser pontual e organizada. Mas as Analistas devem se preocupar com o perfeccionismo e cuidar para não serem exigentes demais consigo e com as pessoas ao seu redor.

Como lidar com uma Mulher Analista:

O que fazer?

  • Seja pontual. Nossa cultura de tolerância ao atraso não agrada nem um pouco as pessoas analistas. Portanto, quando tiver um encontro ou uma reunião com uma mulher analista, seja britanicamente pontual.
  • Faça negociações no nível racional. De nada adiantará começar uma negociação com base em argumentos emocionais ou centrados em relacionamentos. Mulheres analistas se sentem prontas para tomar uma decisão quando estão munidas de argumentos concretos e racionais.
  • Dê instruções com riqueza de detalhes. De natureza detalhista e profunda, estas mulheres tendem a ser especialistas e gostar de aprofundar seu conhecimento nas áreas em que atuam. Para conhecer um novo produto ou solução, elas precisam de todos os detalhes. São o grupo de mulheres que mais lêem manuais e especificações.

O que não fazer?

  • Não oferecer segurança e apoio. Instabilidade no ambiente familiar e profissional é um fator crítico para este tipo de perfil. Estas mulheres aumentam seu envolvimento e desempenho quando se sentem apreciadas e respeitadas pelos seus pares. Precisam perceber que tem o apoio e prestígio da sua equipe.
  • Criar um ambiente de risco e incertezas: Mulheres Analistas gostam e precisam calcular e minimizar os riscos, em qualquer âmbito de suas vidas. Embora no mundo real a certeza seja quase uma utopia, o ideal é deixá-las em ambientes constantes, seguros e com poucas mudanças.
  • Ser genérico e pouco detalhista: Enquanto mulheres Executoras e Comunicadoras tendem a ser generalistas, as mulheres de perfil analista tendem a construir uma carreira de especialização. Por esta natureza especialista, as Mulheres Analistas precisam de detalhes e de uma profundidade maior que os demais perfis comportamentais.

Enfim, falamos nesta série sobre os quatro perfis comportamentais que dividem não somente as mulheres, mas toda a humanidade. Espero que com esse conhecimento você possa compreender melhor a si e aos outros e assim se tornar uma pessoa ainda melhor.

Até a próxima!

Dicas pela Web
Comentários