Dicas de Mulher Dicas de Saúde

7 motivos para amar o chá verde

A nutricionista clínica Michelle Schoffro Cook aponta os principais motivos para incluir o chá verde na dieta imediatamente

em 03/07/2013

Foto: Thinkstock

Chá vermelho, chá branco, chá preto, chá verde. A variedade de chás é tão grande que muitas vezes pode ser difícil decidir qual deles é o melhor para ser incluído na sua dieta. Enquanto algumas afirmam que o chá vermelho é fundamental quando o objetivo é emagrecer, outras preferem optar pelo chá branco para a mesma finalidade.

Dentre as opções, o chá verde tornou-se o queridinho de muitas por uma série de motivos – e, aparentemente, a cada dia surgem motivos novos para amá-lo. A lista abaixo, desenvolvida pela nutricionista clínica e especialista em medicina natural tradicional, Michelle Schoffro Cook, traz alguns deles.

1 – Chá verde é bom para o coração

De acordo com um estudo publicado no Journal of Biological Chemistry, o chá verde protege o coração contra diversas doenças, porque evita o acúmulo de colesterol nas artérias.

2 – Chá verde ajuda a queimar gordura

A nutricionista explica que ele aumenta a velocidade com a qual a gordura do corpo é queimada, ajudando no emagrecimento. Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Tufts University, ele também é capaz de ajudar a queimar a gordura abdominal, acelerando a perda de peso em até 70%.

3 – Chá verde ajuda a proteger os dentes

O Journal of Applied Oral Science publicou uma pesquisa que demonstra que o chá verde é capaz de combater bactérias que se alojam na boca, chamadas Streptococcus mutans. Uma outra pesquisa, publicada no Archives of Oral Biology, também obteve os mesmos resultados.

4 – Chá verde pode combater o câncer de mama

De acordo com um estudo publicado na revista Experimental Cell Research, o chá verde possui propriedades que podem ajudar a combater o câncer de mama, reduzindo o crescimento de tumores da doença. Isso ocorre, segundo os pesquisadores, porque essas propriedades inibem o metabolismo celular dos tumores.

5 – Chá verde é bom para a pele

Um estudo publicado na revista Pharmaceutical Development and Technology demonstrou que o chá verde ajuda a proteger a pele contra os efeitos dos raios UV. Além disso, explica Cook, suas propriedades ajudam a prevenir rugas e manter a pele sempre saudável, porque atuam destruindo os radicais livres que dão à pele o aspecto de envelhecimento.

Uma vez que combate os radicais livres, o chá verde também é capaz de prevenir outras doenças diversas causadas por eles, como artrite e diabetes, por exemplo, explica a nutricionista.

6 – Chá verde regula os níveis de açúcar no sangue

Cook diz que o chá verde “ajuda a equilibrar os níveis de açúcar presente no sangue, aumentando o uso de insulina no organismo e evitando picos de açúcar que podem resultar em fadiga, irritabilidade e desejo por alimentos pouco saudáveis”.

7 – Chá verde pode ajudar a prevenir o câncer colorretal e de pulmão

Uma pesquisa divulgada pelo Cancer Prevention Research, o chá verde foi utilizado para reduzir o crescimento das células anômalas em diversos casos de câncer de pulmão. Enquanto isso, um estudo publicado em 2012 pelo Oncology Letters, as propriedades do chá se mostraram eficazes no combate ao câncer colorretal.

Comentários
Dicas relacionadas